7/22/2015

Homem-Formiga


Bom o filme do "Homem-Formiga"("Ant-Man", 2015, Dur.: 117 min., Dir.: Peyton Reed), que conta a história de Scott Lang(Paul Rudd), um ex-presidiário com dificuldades para pagar a pensão da filha Cassie(Abby Ryder Fortson) que ganha a chance de mudar de vida quando é escolhido pelo cientista Hank Pym(Michael Douglas) para usar suas habilidades como ladrão para cumprir uma importante missão.


Anos atrás, Pym criou as partículas Pym e desenvolveu um traje especial que permite que quem o use possa diminuir de tamanho. Após perder a esposa(que atuava como a heroína Vespa) em ação e ser afastado da própria companhia pela filha Hope van Dyne(Evangeline Lilly) e pelo antigo auxiliar Darren Cross(Corey Stoll), Pym volta à cena para impedir que Cross venda para organizações criminosas uma tecnologia similar à sua, que mergulharia o mundo no caos.


É aí que entra Lang, que é treinado por Hank e Hope para atuar como o novo Homem-Formiga e destruir a estilosa armadura do Jaqueta Amarela. O filme é bem divertido, não se leva a sério em nenhum momento(nem mesmo na batalha final) e as cenas que mostram o herói em ação junto com as formigas ficaram muito legais.


Rudd tem uma boa atuação como Scott Lang, Evangeline Lilly está ótima como Hope(que - como não poderia deixar de ser - ganhará um traje nos próximos filmes) e Michael Douglas funcionou bem como o mentor do novo Homem-Formiga. Só não gostei do vilão(muito caricato) e dos amigos do herói(que exageraram no quesito "alívio cômico" e deram ao filme uma cara total de "Sessão da Tarde").


A história da produção é bem simples, mas encaixa-se com perfeição no Universo Marvel do cinema, com citações à Shield, Tony Stark e aos Vingadores(com direito à uma participação especial do Falcão(Anthony Mackie)). Merece destaque também o ótimo visual das cenas que mostram Lang perdido no nível subatômico. Nota: 7,5.

***

Já passamos dos dez filmes lançados pelo "Marvel Studios" e é incrível que ainda não tenha passado aquela sensação de deslumbramento que senti ao ver os heróis em ação pela primeira vez, quando vi os filmes originais dos X-Men e do Homem-Aranha. Como comentei lá em cima, as cenas em que o Homem-Formiga encolhe e cavalga nas formigas ficaram incríveis, e até mesmo a batalha do herói com o Falcão fez eu me ajeitar na poltrona para não perder nenhum detalhe.

Sabendo o que vem pela frente, tanto da Marvel quanto da DC, já dá para afirmar que essa sensação não passará tão cedo. Em breve, veremos pela primeira vez a magia do Doutor Estranho em "live action", a agilidade do Pantera Negra, a batalha entre Homem de Ferro e Capitão América e a guerra dos Vingadores contra Thanos. E, pelo lado da DC, teremos todos os heróis da Liga da Justiça em cena e vários outros personagens conhecidos aparecendo nas telonas a partir do ano que vem.

A febre dos super-heróis segue forte, para deleite dos verdadeiros fãs, que não ficam insistindo na tola disputa entre Marvel e DC e querem apenas curtir este momento em que seus personagens favoritos deixam as páginas dos gibis e invadem o cinema, a TV e a internet.


No comments: