5/02/2013

Fora Marin

"Associação de Torcedores lança no Rio a campanha 'Fora, Marin!'
(Fonte: UOL, 02/05/13)

A Frente Nacional dos Torcedores, criada no Rio de Janeiro, promoverá nesta sexta-feira, às 18h30, o lançamento da campanha "Fora Marin! Regulamentação Desportiva Já!".

A associação questiona o histórico de José Maria Marin na época da ditadura, diz que o dirigente não tem competência para comandar a entidade e defende que CBF seja "governada" por órgão público.



"Para a Frente Nacional dos Torcedores, a CBF não pertenceria a um grupo de cartolas, mas, sim, ao Brasil; bem como afirmam o futebol como um bem do povo. Para tanto, o movimento sustenta a tese da regulamentação desportiva para que haja controle de transparência (fiscalização), democracia, moralidade, publicidade, espírito educacional, função social, justiça e popularização na organização do esporte. A regulamentação desportiva está proposta na PEC 202/2011, de autoria do movimento, em trânsito no Congresso Nacional", apresenta o manifesto.

O movimento "Fora Marin" é encabeçado por Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, morto e torturado no período da ditadura militar.

A reunião que marcará o início da campanha ocorrerá na ABI (Associação Brasileira de Imprensa, centro do Rio de Janeiro). Para o encontro, foram convidados opositores à gestão Marin, entre os quais o deputado federal Romário e a viúva de Sócrates, Kátia Bagnarelli.

Confira o manifesto da campanha "Fora, Marin!"

Parece que José Maria Marin, presidente da CBF e do COL-2014 (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014), não terá vida fácil nos próximos meses.

Tudo começou quando o senhor Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, apontou o chefe do futebol brasileiro como mentor da prisão de seu pai, que resultaria em tortura e morte nos porões da ditadura militar. Longe de ser vazia, a denúncia foi contemplada pelo histórico dos discursos do então deputado paulista da Arena (partido de sustentação do regime militar). Assim, Ivo Herzog passou a coletar assinaturas pedindo a saída imediata de José Maria Marin dos cargos máximos do futebol brasileiro e da Copa do Mundo 2014.

Com o avanço das assinaturas, parlamentares, ex-jogadores e personalidades passaram a apoiar essa causa, também, muito em decorrência do desgaste público da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e da lembrança do episódio envolvendo Marin e uma medalha. Paralelamente, com o ingresso da Frente Nacional dos Torcedores, movimento que luta por mudanças no futebol, e que liderou o processo de queda do último presidente da CBF (Ricardo Teixeira), a campanha passou, de fato, a ganhar corpo popular.

A Frente Nacional dos Torcedores, na busca pelo futebol justo, democrático e popular, defende a campanha "Fora Marin! Regulamentação Desportiva JÁ!". Pois, além da particular incompatibilidade entre a democracia e um defensor da ditadura, o movimento entende, igualmente, que a representação de Marin no comando da CBF é ilegítima. Para a Frente Nacional dos Torcedores, a CBF não pertenceria a um grupo de cartolas, mas, sim, ao Brasil; bem como afirmam o futebol como um bem do povo. Para tanto, o movimento sustenta a tese da regulamentação desportiva para que haja controle de transparência (fiscalização), democracia, moralidade, publicidade, espírito educacional, função social, justiça e popularização na organização do esporte. A regulamentação desportiva está proposta na PEC 202/2011, de autoria do movimento, em trânsito no Congresso Nacional.

O ato de lançamento da campanha "FORA MARIN! REGULAMENTAÇÃO DESPORTIVA JÁ!" será dia 03 de maio (sexta) às 18hs 30min na ABI (Associação Brasileira de Imprensa - Rua Araújo Porto Alegre, 71, sétimo andar, centro, Rio de Janeiro). O calendário nacional dos protestos da campanha será apresentado nesse ato político.

A Associação Brasileira de Imprensa defende a campanha, e apoiou a causa com a reserva do espaço gratuitamente."

No comments: