4/30/2011

Thor

E chegou aos cinemas nesta sexta-feira o filme do Thor(com direção de Kenneth Branagh, Chris Hemsworth no papel principal e Natalie Portman e Anthony Hopkins no elenco), sem dúvida um dos mais aguardados pelos fãs de HQs. E o mais legal é que, em breve, teremos também um longa-metragem com os Vingadores, que reunirá o Deus do Trovão, o Homem de Ferro, o Capitão América(que também terá seu filme estreando em 2011) e outros grandes heróis numa mesma história. Com a qualidade dos filmes solo dos personagens até agora e com a Marvel tomando conta da sua "propriedade", é bem provável que esta será uma produção inesquecível.















Thor foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela 1ª vez na revista "Journey Into Mystery" 83, de 1962. Filho de Odin e detentor do martelo Mjolnir, Thor é um dos mais poderosos heróis do Universo Marvel, e atravessa uma boa fase nas HQs(nas mãos de roteiristas como J. Michael Straczynski e desenhistas como Olivier Coipel). Como já falei aqui no blog, uma de suas melhores fases foi escrita por Walt Simonson nos anos 80. Aproveitando a deixa do filme, a Panini já anunciou o lançamento de mais um encadernado com estas clássicas histórias.

Vários dos bons momentos do personagem aconteceram quando ele combateu ameaças diversas ao lado dos Vingadores. Em "Avengers" 22(no Brasil, "Homem-Aranha Premium" 13), por exemplo, o Deus do Trovão viu seu grupo ser cercado por inúmeras cópias do robô Ultron mas não esmoreceu e, para inspirar os cansados colegas, soltou as sensacionais palavras abaixo:


"Pela Humanidade! Por Midgard! Lutai, Vingadores... Retroceder, nunca! Render-se, jamais! Que eles venham aos milhares! Que venham aos milhões! Nós havemos de prevalecer!"

















Fico, então, na esperança de que o filme não demore muito para chegar neste longínquo rincão de Midgard que é Rio Grande.

***

"Thor" cruza cultura pop, mitologia nórdica e 3D

4/29/2011

Poema

Mais um poema de minha autoria:

"As Palavras Más

Mantenhas as palavras más
Longe da mente
E do coração e
Tudo ficará bem

Tantas mentiras florescem
E espalham dor
E tristeza por este
Nosso frágil mundo

Elas chegam e corrompem
Tudo que há de belo
E puro, queimam nossos olhos,
Amarram nossas mãos

Por isso, deixe as palavras
Más do lado de fora,
Distantes de nós, de nossos
Sonhos e desejos

Só assim tudo ficará bem
E seguiremos cegos
E felizes pelos insanos
E inconcebíveis caminhos da vida."

4/28/2011

Além do Horizonte

O Flamengo venceu ontem o Horizonte por 3 a 0, e classificou-se para as Quartas-de-Final da Copa do Brasil, onde enfrentará o Ceará. Além de espantar a zebra cearense(que conseguiu um empate em 1 a 1 na partida de ida), o Flamengo manteve sua série invicta, ganhou moral para a Final da Taça Rio e teve um golaço do meia Willians, no melhor estilo do craque Messi(que acabou com o Real Madrid no jogo de ida das Semi-Finais da Liga dos Campeões da Europa).














Os outros gols do Fla foram marcados por Galhardo e Deivid. E, como não poderia deixar de ser, foram inevitáveis as referências à música "Além do Horizonte", de Roberto Carlos, durante a transmissão da partida pelo Sportv e em toda a cobertura da "imaginativa" imprensa esportiva sobre a partida.

***

E não é que já surgiram os "Willians facts"? Aqui estão alguns deles:

“Cientistas estudam a possibilidade de alterar Anos Luz para Anos Willians, já que Willians tem duas vezes a velocidade da Luz”

“A diferença entre Messi e Willians é que Messi não sabe Marcar”

“Vou ver o filme Duro de Marcar com Bruce Willians…”

“Willians nunca se molha na chuva, ele desvia dos pingos!”

"Patrícia Amorim informa: A partir de hoje o nome de sua camisa será ‘Humillians’."

"O campeonato Cearense acabou hoje. O Willians roubou todas as bolas do Estado."

“O Willians é tão rápido que criaram uma equipe de Fórmula 1 em sua homenagem!”

“Existem 3 velocidades: a velocidade do som, a velocidade da luz e a velocidade do Willians…”

“Um dia Willians e Garrincha disputaram uma bola. É, vocês sabem o que aconteceu”

“Fui procurar ‘Messi’ no google e apareceu ‘Você quis dizer Willians?’”

“Não concordo que o Willians seja melhor que Messi, ele só é mais completo”

"O apocalipse vai ser no dia em que o Willians souber que a terra é uma bola."

“Willians o novo Messi?! NÃO, Messi não driblou o goleiro”

"Se um dia a estátua do Bellini no Maracanã aparecer sem a bola, já sabem quem a roubou."

"O Willians é tão bom que parece até ser dois… por isso o nome dele já veio no plural."

"Quando o The Flash está correndo, em sua frente ele só vê as costas do Willians"

"Contra o Vasco não precisa de R10, Renato e T. Neves. Coloca só o Willians no meio q tá bom. Esquema: 4-Willians-2 EU APOIO!"

4/27/2011

Poema

Mais um soneto de Pablo Neruda:

"Pensei morrer, senti de perto o frio,
e de quanto vivi só a ti deixava:
tua boca eram meu dia e minha noite terrestres
e tua pele a república fundada por meus beijos.

Nesse instante terminaram os livros,
a amizade, os tesouros sem trégua acumulados,
a casa transparente que tu e eu construímos:
tudo deixou de ser, menos teus olhos.

Porque o amor, enquanto a vida nos acossa,
é simplesmente uma onda alta sobre as ondas
mas quando a morte vem tocar a porta

há teu olhar apenas para tanto vazio,
só tua claridade para não seguir sendo,
só teu amor para fechar a sombra."

4/26/2011

O Cerco 2

Muito boa a 2ª parte da mini-série "O Cerco", com a dupla Brian Michael Bendis e Olivier Coipel criando ótimas sequências de ação. O ataque à Asgard pelas forças de Osborn continua, com os deuses fazendo de tudo para proteger sua cidade. Ares confronta Balder, e graças à Heimdall(aquele que tudo vê e fala apenas a verdade) descobre que tudo que o Patriota de Ferro lhe disse é mentira e volta-se contra seu chefe.

Enquanto isso, Thor é resgatado da linha de fogo por uma ousada ação de Maria Hill, que cada vez mais redime-se de seus arrogantes tempos como comandante da SHIELD. Longe dali, Steve Rogers prapara-se para entrar na guerra ao lado dos verdadeiros Vingadores(Luke Cage, Aranha e cia.), dos Jovens Vingadores e dos Guerreiros Secretos de Nick Fury.
















De volta à Asgard, Ares ataca Osborn e acaba entrando em um sensacional combate contra o Sentinela, que não termina nada bem para o Deus da Guerra. Daken vai atrás de Thor e Hill, e é "fritado" por um dos raios do herói, que em mais um de seus inspiradores discursos diz que não se esconderá de Osborn e de seus lacaios.

Osborn manda o Sentinela confrontar o Deus do Trovão, mas logo em seguida é interrompido pela chegada dos Vingadores no local. A última página ficou bem legal, com o escudo do Capitão América aproximando-se pouco a pouco da máscara do Patriota de Ferro. A terceira parte promete ser ainda mais eletrizante.

A segunda história da edição, com Ben Urich e Volstagg indo para Oklahoma e enfrentando as tropas do MARTELO no caminho, tenta(mas não consegue) ser engraçada e é bem inferior à história principal.

4/24/2011

Fla perto do título...

Os desnecessariamente longos campeonatos estaduais começam a entrar em suas fases decisivas e realmente interessantes. Em São Paulo, os 4 grandes passaram para as Semi-Finais(São Paulo contra Santos e Palmeiras contra Corínthians); no Rio Grande do Sul, Grêmio(de Renato Gaúcho) e Inter(de Falcão) vão decidir o 2º turno, com a equipe tricolor podendo ser campeã por antecipação, mesma situação do Flamengo no RJ. Em Minas, os grandes Cruzeiro e Atlético também devem chegar à decisão e o Coritiba, que está fazendo uma temporada espetacular, já faturou o título no PR.

Neste domingo, o Flamengo conseguiu uma grande vitória sobre o Fluminense e decidirá o título da Taça Rio contra o Vasco. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal(Thiago Neves marcou o gol rubro-negro), o Fla venceu por 5 a 4 nos penâltis, com 2 belas defesas do goleiro Felipe. O Flamengo(que mesmo com atuações irregulares ainda não perdeu em 2011) tem tudo para ser campeão carioca no próximo domingo e deve eliminar o Horizonte(Ceará) na 4ª feira e seguir em frente na Copa do Brasil. Dá-lhe Mengo!!!

Time After Time

4/23/2011

The Defenders

Vi apenas 3 episódios até agora, mas gostei da série "The Defenders", comédia sobre 2 advogados que defendem seus clientes em casos complicados na cidade de Las Vegas. Nada de muito original, mas vale conferir pela presença de James Belushi como um dos protagonistas(o outro é Jerry O´Connell, outro ator de Hollywood que tenta a sorte na TV).
















James Belushi tem no seu vasto currículo filmes como "Um Diretor Contra Todos"(revi estes dias, meio exagerado, mas legal), "Inferno Vermelho"(boa comédia policial, com Arnold Schwarzenegger) e o mil vezes repetido "k-9 - Um Policial Bom Pra Cachorro". Nos anos 2000, foi o protagonista da regular comédia familiar "According to Jim".

Jerry O´Connel estreou no cinema como Vern, um dos garotos do clássico "Conta Comigo", e depois fez carreira em comédias legais como "Joe e as Baratas" e outras bem ruins como "Canguru Jack". Na TV, esteve na interessante série "Sliders"(que mostrava um grupo de pessoas viajando por várias dimensões paralelas) e também em "Crossing Jordan".

"The Defenders" está sendo exibida pelo canal "Sony", nas terças, às onze da noite.

4/22/2011

Poema

"Sexta-Feira Santa
(Cruz e Sousa)

Lua absíntica, verde, feiticeira,
Pasmada como um vício monstruoso...
Um cão estranho fuça na esterqueira,
Uivando para o espaço fabuloso.

É esta a negra e santa Sexta-Feira!
Cristo está morto, como um vil leproso,
Chagado e frio, na feroz cegueira
Da Morte, o sangue roxo e tenebroso.

A serpente do mal e do pecado
Um sinistro veneno esverdeado
Verte do Morto na mudez serena.

Mas da sagrada Redenção do Cristo,
Em vez do grande Amor, puro, imprevisto,
Brotam fosforescências de gangrena!"

4/21/2011

A Maldição da Libélula

Assisti ao filme "A Maldição da Libélula"("Open Graves", 2009, Dur.: 88 min. , Dir.: Álvaro de Armiñán) sem esperar muita coisa, e esta previsão acabou se confirmando. A história, uma espécie de "Jumanji" do mal, mostra um grupo de amigos que começam a morrer após disputarem uma partida de um jogo feito com o sangue, a pele e os ossos de uma bruxa assassinada pela Inquisição espanhola. O vencedor do jogo tem direito à realização de um desejo, mas antes ainda corre o risco de ter sua pele arrancada.
















O filme tem algumas boas cenas de morte, conta com a bela Eliza Dushku no elenco e a história chega a empolgar em alguns (poucos) momentos. Mas estes lampejos de qualidade são sufocados pelos inúmeros clichês e pelo final sem sal. Quanto ao título em Português, podiam ter caprichado mais, porque a tal da libélula até aparece, mas deveriam ter focado no jogo mortal, e não no inseto. Vai entender... Nota do filme: 5.

4/20/2011

O retorno de Kitty

Sairá mês que vem, na revista X-Men 113, a história que mostra o retorno de Kitty Pryde à Terra após os eventos mostrados na sensacional série "Surpreendentes X-Men", quando a heroína salvou o planeta da destruição mas acabou ficando à deriva no espaço, presa em uma "bala gigante". O responsável pelo resgate é Magneto, que uniu-se aos X-Men, e pretende usar esta boa ação para provar aos colegas que realmente deixou de lado os atos vilanescos de seu passado. Já no aguardo, então, desta aventura, lançada originalmente em "Uncanny X-Men" 522.

4/19/2011

Community

Uma de minhas séries favoritas no momento é "Community", que já elogiei num outro post. A série já está chegando ao final de sua segunda temporada e segue cada vez melhor. Destaque para as inúmeras referências à filmes e HQs e para os ótimos(e politicamente incorretos) personagens Pierce Hawthorne(Chevy Chase) e Señor Chang(Ken Jeong). O protagonista é Joel McHale, que interpreta Jeff Winger, um advogado que é obrigado à voltar para a faculdade depois que seu diploma é revogado.












Matriculado na questionável faculdade de Greendale, onde acontecem todo tipo de eventos(que sempre acabam saindo do controle) e acontecimentos incomuns(como ataques de zumbis), ele acaba formando um inusitado grupo de estudos com pessoas das quais nunca seria amigo em sua vida anterior. Nas imagens abaixo estão as atrizes Gillian Jacobs e Alison Brie, as musas da série:






























***

Para saber mais sobre "Community", visite o site abaixo:
http://br.canalsony.com/shows/community

4/17/2011

Poema

Poema escrito por Charles Chaplin:

"Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz"

4/15/2011

A gata e a morcega(2)

Complementando o post de ontem, falo um pouco sobre a Mulher-Gato, personagem criada em 1940, que fez sua estreia na edição 1 da revista do Batman. Selina Kyle é uma das personagens mais sensuais dos quadrinhos, e sempre transitou entre o bem e o mal, sendo uma ladra que tem uma "queda" pelo Batman. A relação entre Selina e o Homem-Morcego, aliás, lembra bastante a do Homem-Aranha com a Gata Negra. São a Marvel e a DC constantemente "copiando" o que a concorrência tem de bom.
















Assim como a Batgirl, a Mulher-Gato sempre marca presença nas animações do Batman e também já ganhou vida nas séries live-action do morcego e foi personificada(muito bem) por Michelle Pfeiffer no filme "Batman - O Retorno", de 1992. Abaixo, as imagens das principais beldades que já interpretaram Selina Kyle na TV e no cinema.

Julie Newmar(linda, foi a 1ª atriz à interpretar a Mulher-Gato na série do Batman da década de 60):
















Lee Meiwether(interpretou a Mulher-Gato em um filme do Batman lançado em 1966):
















Michelle Pfeiffer(como a Mulher-Gato no filme de Tim Burton):
















Atualmente, a personagem divide uma série(que pende para o lado cômico) com 2 conhecidas vilãs de Gotham: a Hera Venenosa e a Arlequina.

4/14/2011

A gata e a morcega

Uma das histórias mais legais que li recentemente foi "A Gata e a Morcega", arco em 5 partes publicado nas revistas "A Sombra do Batman" 4 e 5. Com roteiro de Fabian Nicieza e arte de Kevin Maguire, a aventura mostra um divertido encontro entre a Batgirl(Barbara Gordon) e a Mulher-Gato.















As 2 personagens passam a maior parte da história num jogo de "gata e morcega" pelos telhados de Gotham, até que se unem para enfrentar mafiosos russos, com uma pequena ajuda de Batman. As coisas se complicam para a Batgirl quando o Charada entra em cena, e ela tem que enfrentar sozinha vários dos inimigos do Batman dentro do Asilo Arkham.

Mas o grande destaque do arco é a parte em que a Mulher-Gato leva o confronto com a Batgirl para dentro de um clube de nudistas. Só com a sua máscara, Barbara Gordon precisa deixar a vergonha de lado para não ser passada para trás por Selina Kyle. Mesmo sem mostrar nada, a dupla Nicieza e Maguire criou uma hilária sequência, narrada pelo ponto de vista da constrangida Batgirl.
















Em tempos em que a cronologia de alguns heróis está tão enrolada que fica difícil de engolir, é bom ler histórias como essa, descomplicadas, engraçadas e que exploram bem as características das personagens. Um texto publicado pela Panini na edição 5 de "A Sombra do Batman" lembra ainda que a passagem pelo clube de nudismo causou um certo alvoroço nos EUA quando crianças desavisadas pegaram o gibi em uma biblioteca pública.

***

Barbara Gordon, a Batgirl mais famosa, foi criada em 1967, e teve um de seus principais momentos na história "A Piada Mortal", de Alan Moore, onde sofre um covarde ataque do Coringa e acaba ficando paralisada da cintura para baixo. Graças à esse incidente, ela abandonou a identidade de Batgirl e passou a operar como a Oráculo, usando seus conhecimentos em computadores para dar apoio técnico às atividades dos outros heróis.

É fundadora do grupo "Aves de Rapina"(que tem entre seus vários operativos a Caçadora e a Canário Negro) e atualmente serve de mentora para Stephanie Brown(que aparece na imagem que fecha o post), a nova Batgirl, além de atuar junto à Liga da Justiça e aos demais heróis de Gotham City. A personagem teve bastante destaque em todas as animações do Batman, inclusive em "Batman do Futuro", onde seguiu os passos de seu pai, James, e virou a comissária de polícia da cidade.

4/12/2011

Os Heróis do Amanhã

Boa a animação "Os Heróis do Amanhã"("Next Avengers: Heroes of Tomorrow", 2008, Dur.: 78 min., Dir.: Jay Oliva), que mostra um futuro onde o robô Ultron dominou a Terra, após derrotar todos os heróis. Cabe então aos filhos dos Vingadores, que foram protegidos por Tony Stark(o Homem de Ferro), confrontar o poderoso vilão e acabar com o seu controle sobre o planeta.
















A história foi bem construída e os jovens personagens mantiveram as principais características dos heróis originais, com destaque para Torunn(a filha de Thor), Hawkeye(o filho do Gavião Arqueiro) e James(filho do Capitão América). Os outros "novos" vingadores são Azari(filho do Pantera Negro) e Pym(filho de Hank e Janet Pym). Quem também aparece e, para variar, rouba a cena é o Hulk, que tem uma essencial participação na batalha final contra Ultron. Nota do filme: 7.

No espaço

Há 50 anos, homem chegava ao espaço pela primeira vez

4/10/2011

Poema

Mais um poema de minha autoria:

"Egoísta

Dê-me um pedacinho de tua alma
Preciso me aquecer
Preciso me lembrar
De quem eu devia ser

Só um pequeno pedaço
Já serve, vamos,
basta apenas um passo e
Nunca irás me esquecer

Parte de ti será sempre minha
Como você tantas vezes sonhou
Um laço eterno
Basta somente um pequeno passo..."

4/09/2011

O Cerco

Gostei do 1º número da mini-série "O Cerco", que mostra o ataque das forças comandadas por Norman Osborn à Asgard. Com texto de Brian Michael Bendis e bons desenhos de Olivier Coipel, esta primeira parte da história mostra como Osborn e o maquiavélico Loki criaram uma armadilha para Volstagg, que acaba causando uma grande tragédia em uma partida de futebol americano em Chicago. Este incidente serve como desculpa para o ataque - não autorizado pelo governo - dos Vingadores Sombrios, Iniciativa, Thunderbolts e soldados do MARTELO contra Asgard.
















O 1º herói a intervir é - obviamente - Thor, que após ser cercado por vários inimigos acaba sendo derrotado. A história termina com Steve Rogers(que será um dos líderes da resistência contra a investida de Osborn) assistindo à queda do Deus do Trovão pela TV. Na 2ª história("O Cerco Integrado"), vemos os jornalistas Ben Urich e Will Stern partindo para Asgard para tentar expor as armações de Osborn. Eles acabam unindo-se à Volstagg, que está voltando para a cidade dourada para encarar o julgamento por suas ações em Chicago.

A mini-série tem apenas 4 partes, e tem tudo para ser uma boa aventura, que acabará com o Reinado Sombrio de Norman Osborn e colocará personagens como o Capitão América e o Homem de Ferro de volta ao comando das ações no Universo Marvel.

4/07/2011

A Bruxa de Blair 2

Já falei aqui no blog sobre o filme "A Bruxa de Blair"("Book of Shadows: Blair Witch 2", Dir.: Joe Berlinger, Dur.: 90 min.), e neste post comento sobre a continuação, "A Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras", lançada em 2000. Com um formato convencional, bem diferente do utilizado no original, esta 2ª parte volta à Floresta de Burktsville, acompanhando uma visita de fãs do mito da Bruxa de Blair pelo local. As coisas acabam dando errando e os 5 integrantes deste tour começam à sofrer diversas provações, tanto físicas quanto mentais.
















O filme tem alguns bons momentos e a ideia até que era boa, pena que foi mal executada, principalmente em termos de edição e de elenco(bem fraco). O final deixa muito a desejar, e poderia ter sido bem chocante se os responsáveis tivessem conduzido a história de uma forma mais competente. Merecem destaque as cenas que mostram o grupo possuído(numa gravação "escondida" que, de certa forma, lembra o 1º filme) e algumas das alucinações, que ficaram bem assustadoras.

Vale pela curiosidade para quem - como eu - gostou do primeiro filme, mas assistam sem maiores expectativas. Nota do filme: 5.

4/06/2011

Poema

Mais um poema de Augusto dos Anjos:

"Súplica num túmulo

Maria, eis-me a teus pés. Eu venho arrependido,
Implorar-te o perdão do imenso crime meu!
Eis-me, pois, a teus pés, perdoa o teu vencido,
Açucena de Deus, lírio morto do Céu!

Perdão! e a minha voz estertora um gemido,
E o lábio meu p´ra sempre apartado do teu
Não há de beijar mais o teu lábio querido!
Ah! quando tu morreste, o meu Sonho morreu!

Perdão, pátria da Aurora exilada do Sonho!
- Irei agora, assim, pelo mundo, para onde
Me levar o Destino abatido e tristonho…

Perdão! e este silêncio e esta tumba que cala!
Insânia, insânia, insânia, ah! ninguém me responde…
Perdão! e este sepulcro imenso que não fala!"

4/05/2011

Havoc

Não gostei do filme "Garotas Sem Rumo" ("Havoc", 2004, Dir.:Barbara Kopple, Dur.: 85 min.), que mostra 2 garotas ricas que acabam envolvendo-se com uma gangue de traficantes e sentindo na pele as consequências de suas escolhas. A história não empolga em nenhum momento, e o final é morno, mas destaco o filme aqui pelas cenas (um pouco) ousadas com Anne Hathaway(que viverá a Mulher-Gato no novo filme do Batman) e Bijou Phillips(uma das vítimas de "O Albergue 2"). Nota do filme: 5,5.















***

"Havoc"(destruição, devastação, estrago em Inglês), título do filme, é também o nome original do mutante "Destrutor", x-man criado em 1969 que é capaz de disparar poderosas rajadas energéticas. Destrutor fez parte dos X-Men durante a fase australiana, da 2ª formação do X-Factor e atualmente está no espaço, lutando contra seu irmão Vulcano.

4/03/2011

Do You Realize?

Cemitérios

Mais um poema clássico de Florbela Espanca:

"Cemitérios

Cemitério da minha terra,
Paredes a branquejar;
Que bom será lá dormir
Um bom sonho sem sonhar!...

De manhã, muito cedinho
Dormir de leve, embalada
P´las canções das raparigas
Que gentis passam na ´strada.

Cantem mais devagarinho,
Mais baixinho, camponesas,
Que os vossos cantos pareçam
Tristes preces, doces rezas...

À noitinha, ao sol posto
Ouvindo as Ave-Marias!
Meu Deus, que suavidade!
Que paz de todos os dias!

Os murmúrios dos ciprestes
São doces canções aladas
Serenatas de paixão
Às almas enamoradas!

O luar imaculado
Em noites puras, serenas,
É um rio, que vai fazendo
Florir as açuçenas...

Canta triste o rouxinol
Beijam-se lindos uns goivos,
E no fundo duma campa
Dormem felizes uns noivos...

Dum túmulo a outro se fala:
"Porque morreste tão nova?
Porque tão cedo vieste
Dormir numa fria cova?"

"Eu era infeliz na terra,
Ninguém me compreendia,
Quando a minh ´alma chorava
Todos pensavam que eu ria..."

"E tu tão triste e tão linda
Com olhos de quem chorou?"
"Eu tive um amor na vida
Que por outra me deixou!"

"E tu?" "Sozinha no mundo
Nunca tive o que outros têm:
Pai, mãe ou um namorado...
Morri por não ter ninguém!..."

Uma diz: "Chorava um filho
Que é uma dor sem piedade",
Outra diz num vago enleio:
"Eu cá, morri de saudade!"

De todas as campas sai
Um choro que é um mistério
É então que os vivos sentem
As vozes do cemitério...

... Vão-se calando os soluços...
E as pobres mortas de dor
Vão dormindo, acalentando
Uns sonhos brancos d´amor...

Invejo estes doces sonhos
Neste terreno funéreo.
Ai quem me dera dormir
No meu lindo cemitério!"

4/02/2011

X-Men Gigante 2

"X-Men Gigante" 2 foi lançada pela Abril em julho de 1996, reunindo aventuras dos X-Men, X-Factor, X-Force e Excalibur na saga intitulada "Atrações Fatais", e é bem melhor que a revista anterior. As histórias mostram um grande confronto dos X-Men contra Magneto, que durante a batalha decisiva acaba retirando o adamantium que revestia o esqueleto de Wolverine, que quase é morto no processo. Os argumentistas foram Scott Lobdell, Joe Quesada, J. M. DeMatteis, Fabian Nicieza e Larry Hama, e entre os inúmeros desenhistas destaque para John Romita Jr., Jae Lee, Paul Smith, Andy Kubert e Adam Kubert.
















As 2 primeiras histórias são apenas regulares, e trazem o X-Factor enfrentando os Acólitos(mutantes seguidores do Mestre do Magnetismo) e Cable evitando que os jovens da X-Force sejam recrutados por Magneto. A coisa começa à ficar boa na terceira história(publicada originalmente em "Uncanny X-Men" 304), que mostra todas as equipes inspiradas pelo sonho de Xavier reunidas para chorar a morte de Illyana Rasputin, uma vítima do vírus Legado.

A história começa apelando para a nostalgia, com Kitty Pryde(então uma integrante do Excalibur) lembrando dos velhos tempos ao lado de Tempestade e de um triste Colossus, totalmente abatido e desiludido por causa da morte da irmã. Durante o funeral, os X-Men são atacados por Magneto, que quer começar uma guerra contra os humanos e oferece aos mutantes abrigos em Ávalon, sua nova base espacial.

No meio de muitos discursos sobre qual ideologia é a melhor, a de Magneto ou a de Xavier, os X-Men(que estavam paralisados por Magnus, que manipulou os átomos de ferro no sangue de seus inimigos) contra-atacam graças às habilidades de Bishop. No meio da feroz batalha, Colossus decide mudar de lado e unir-se à Magneto. A história - que contou com os belos desenhos de John Romita Jr. - encerra com Xavier usando seus poderes mentais para expulsar Magneto e sua base da Terra.
















Na história seguinte, os governos de todos os países decidem ativar um escudo que impede Magneto de usar seus poderes na atmosfera do planeta. Como represália, o vilão provoca uma explosão eletromagnética que inutiliza todos os recursos mecânicos e tecnológicos da Terra. Os X-Men conseguem continuar operando normalmente graças à tecnologia shiar em seu QG, e Xavier decide liderar um ataque à Ávalon para deter Magneto de uma vez por todas. A equipe formada pelo Professor X contou com Jean Grey, Wolverine, Gambit, Vampira e Mercúrio.

Graças à uma providencial ajuda de Colossus, a equipe consegue se infiltrar em Ávalon, tomar o controle da base e teleportar para fora do lugar todos os Acólitos. Começa então um confronto direto de Magneto contra os X-Men, com Xavier e Jean Grey empreendendo um poderoso ataque mental contra Magnus.

Num momento crucial da batalha, Wolverine fere Magneto com suas garras e o vilão responde retirando todo o adamantium do corpo de Logan, que só não morre graças à interferência de Jean Grey. Xavier decide então por um último e definitivo ataque, e apaga a mente de Magneto, num ato que seu antigo inimigo pensava que o líder dos X-Men jamais teria coragem para realizar. Magneto permanece em Ávalon sob os cuidados de Colossus, e os X-Men voltam para a Terra, com Logan às portas da morte.

















Xavier e Jean entram na mente de Logan para ajudá-lo a superar o trauma psíquico causado pelo ataque de Magneto, enquanto o fator de cura do carcaju age para curá-lo dos ferimentos físicos. O retorno dos X-Men ao planeta em um Pássaro Negro modificado é bastante acidentado, e o grupo sofre bastante para manter a nave inteira. Wolverine fica perto de desistir de lutar por sua vida, mas um grito de Jean Grey por ajuda o faz voltar à consciência. Sem o adamantium nos ossos e com o fator de cura fragilizado, Logan decide deixar o grupo para aprender a lidar com sua nova situação.

Na última história da edição, Xavier, Ciclope e Jean Grey vão até a Ilha Muir pedir ajuda ao Excalibur em uma importante missão: convencer Colossus a deixar os Acólitos e retornar aos X-Men. Atraído por um pedido de Kitty Pryde, Peter Rasputin é aprisionado pelos X-Men, que curam seus ferimentos físicos(sofridos em histórias fora desta saga), mas não conseguem fazer com que o mutante russo mude de ideia em relação à Magneto. Sentindo-se culpado pela morte de Illyana e desiludido com o sonho de Xavier, Colossus decide voltar à Ávalon, mas antes perdoa Kitty por sua traição.

















Apesar de alguns desenhos fracos e das histórias não muito boas que abriram a edição, esta "X-Men Gigante" é uma boa pedida para os fãs dos mutantes da Marvel, pois apresenta um interessante confronto da equipe de Xavier contra Magneto e explora bem as ações e emoções de Colossus, um dos personagens mais importantes dos X-Men. As mudanças sofridas por Wolverine foram apenas temporárias, mas até que geraram algumas boas histórias com o invocado canadense. E Kitty Pryde também marca presença nesta revista que, só por isso, não pode ser considerada ruim.

4/01/2011

Poema

Mais um poema de minha autoria:

"Ao Menos Uma Vez

Como o dia está belo hoje
Deu até para esquecer
De tudo que está quebrado
Em nossas almas

Tantas cores passam por nós
Como em um sonho
Há décadas programado
Para nos satisfazer

Sinta o vento, viva o sol
Abra os olhos
Tente se importar
Ao menos uma vez

Como o dia está belo hoje
Abra os olhos
Para todas as cores
Deste cenário perfeito

Pois tudo acaba
Mas, mesmo assim,
Tente se importar
O que mais podemos fazer?"