11/19/2008

Gotham Central(1)

Muito interessante a série "Gotham Central"(Gotham City Contra o Crime), que teve seus 40 números publicados nas edições 5, 8, 11, 13, 14 e 16(ver as capas dos últimos 3 números no post anterior) da revista DC Especial(Panini).

"Gotham Central" conta as histórias dos detetives da Unidade de Crimes Hediondos da Polícia de Gotham City, que têm que viver à sombra do Batman e precisam lidar com os atos insanos cometidos por vilões como o Coringa e o Duas Caras.













Além do morcego e de seus vilões, a série contou com a participação de heróis como o Robin, a Caçadora, a Mulher-Gato e também dos Novos Titãs(uma das cenas mais engraçadas mostra todo mundo "babando" quando a bela heroína Estelar entra no prédio).

Meus personagens preferidos são a secretária Stacy(a responsável por acionar o bat-sinal que fica no telhado da delegacia, e que sonha em ter um romance com o Batman) e os detetives Crispus Allen e Renee Montoya.













Montoya e Allen são os protagonistas dos excelente arcos "Meia Vida", "Corrigan" e "Corrigan II". Em "Meia Vida", Renee Montoya tem a sua vida virada do avesso, quando é perseguida por um suspeito, acusada injustamente de assassinato e todos os seus colegas e familiares descobrem que ela é lésbica.

Em "Corrigan" e "Corrigan II"(o arco final), Montoya e Allen precisam enfrentar os crimes do corrupto Jim Corrigan, um perito da Unidade de Cena de Crime. A forma como Renne lida com Corrigan em ambas as histórias é espetacular.













Os 2 personagens são tão carismáticos que continuaram a ser aproveitados com destaque pela DC após o final de "Gotham Central": Allen virou o novo Espectro e Montoya assumiu a identidade do Questão.

"Gotham Central" teve roteiros dos competentes Ed Brubaker e Greg Rucka e desenhos dos seguintes artistas: Michael Lark, Stefano Gaudiano, Steve Lieber, Kano, Brian Hurtt, Greg Scott e Jason Alexander.

No comments: