9/08/2008

A Noite dos Mortos Vivos

Um dos meus filmes de terror favoritos é "A Noite dos Mortos Vivos", clássico dirigido pelo mestre George Romero em 1968 e refilmado em 1990. Vou comentar agora esta versão mais atual, que tenho em DVD.

Pôster da refilmagem:













O filme de 90 é dirigido por Tom Savini, um mestre dos efeitos especiais que, além de dirigir, também atua como ator em algumas produções, como "Um Drink No Inferno"(foto abaixo).













Patricia Tallman e Tony Todd(da série Candyman) são os protagonistas, vivendo Barbara e Ben, duas pessoas que lutam para sobreviver quando os mortos retornam à vida e estão com fome, trazendo o inferno para a Terra.

A história começa com Barbara e seu irmão Johnny indo para o cemitério visitar o túmulo de sua mãe. Johnny é um idiota, tentando assustar sua irmã, e acaba sendo a primeira vítima do filme, tendo o pescoço quebrado enquanto luta com um morto-vivo.

Muito assustada, Barbara foge do local, sendo seguida por 2 zumbis e acaba chegando à casa onde se desenrola a maior parte do drama. Lá ela encontra Ben, que chega em uma caminhonete já quase sem gasolina, e os dois matam os zumbis que estão dentro e próximos da casa(inclusive o gordo zumbi Rege).

Dentro da casa estão mais 5 pessoas, escondidas no porão: o jovem Tom(sobrinho de Rege) e sua esposa Judy Rose; o casal Harry e Helen Cooper e sua filha Sarah, que está doente após ter sido mordida por um zumbi.

Pôster do filme original:













Ben e Harry logo se desentendem, pois Harry é um perfeito canalha, um personagem criado para ser odiado pela platéia. Harry prefere ficar no porão, enquanto Tom e Judy unem-se à Ben e Barbara na parte de cima da casa, e começam a cobrir as janelas e a procurar as chaves da bomba de gasolina.

Esta é uma das mais assustadoras partes do filme, quando os zumbis começam a cercar a casa e alguns conseguem invadir, enquanto os personagens tentam, de forma desesperada, fechar todas as janelas. A tensão começa a crescer, assim como as brigas entre Harry e Ben pelo controle da situação.

Após vários momentos angustiantes, Barbara abre a porta e os personagens encontram, no cadáver do tio Rege, a chave da bomba de gasolina. Ben, Tom e Judy vão com a caminhonete até a bomba de gasolina e, no caminho, Ben fica para trás.

Chegando na bomba, Tom descobre que carregava as chaves erradas, e tem a "brilhante" idéia de atirar no cadeado. Tom e Judy morrem na explosão, e Ben começa a lutar com vários zumbis para voltar para a casa.

Dentro da casa, Helen vai para o porão e é morta por sua filha Sarah, que transformou-se num zumbi. Ben consegue voltar para a casa e novamente briga com Harry, que se recusa a atirar em sua filha morta-viva, que é derrubada por Barbara. Ben e Harry trocam tiros e ferem um ao outro. Harry se esconde no sótão e Ben vai para o porão, enquanto Barbara decide arriscar-se fora da casa, fugindo por entre os lentos zumbis, como pretendia fazer originalmente.

Ferido e acuado no porão, Ben mata a zumbificada Helen e encontra - tardiamente - a chave da bomba de gasolina pendurada na parede. Barbara consegue fugir e, numa das cenas mais legais(e perturbadoras), mata uma zumbi que carregava uma boneca como se fosse sua filha.








Após encontrar outros sobreviventes, Barbara é levada para um acampamento, onde vê os zumbis serem usados como diversão pelas pessoas. Ela, então, fala a famosa frase:

"Eles são nós. Nós somos eles, e eles são nós."

Barbara retorna à casa com outros sobreviventes e encontra Ben, que transformou-se num zumbi. Harry, por sua vez, ainda estava vivo, mas Barbara o mata com uma bala na cabeça, como vingança por todos os problemas causados por ele.

Os zumbis mostrados no filme são lentos e patéticos, e só podem ser mortos quando seus cérebros são destruídos. Não é dada nenhuma explicação para o surgimento dos zumbis, o que aumenta ainda mais o clima de terror e paranóia pretendido pela história.

As atitudes tomadas pelos vivos acabam sendo tão prejudiciais quanto os ataques dos mortos-vivos, e causam grande parte dos problemas enfrentados pelos personagens.

No making-of que faz parte do DVD, o diretor comenta que a censura acabou impedindo que as cenas mais violentas e com mais sangue fossem utilizadas, o que certamente não prejudicou em nada a qualidade da produção, porque a maquiagem dos mortos-vivos ficou muito bem feita e há algumas cenas bem nojentas, com os zumbis alimentando-se de ratos e de cadáveres.









Gosto muito da versão de 68 e também desta de 1990, que merece uma nota 8,5.

A Noite dos Mortos Vivos (1990)
(Night Of The Living Dead)

Sinopse da capa do DVD:

"É uma nova noite para o terror... e um novo amanhecer para os filmes de horror quando o gênio dos efeitos especiais Tom Savini (criador das espetaculares maquiagens de Sexta-Feira 13 e Creepshow) traz a moderna tecnologia para esta vibrante refilmagem do clássico cult de 1968 de George A. Romero.

Sete estranhos ficam presos em uma isolada casa de fazenda enquanto zumbis canibais - despertados da morte por um teste radioativo no espaço - promovem um incansável ataque, matando (e comendo) qualquer um em seu caminho. Um clássico para os anos 90: visual repulsivo e mais aterrorizante do que nunca!"


Elenco: Tony Todd, Patricia Tallman, Tom Towles, McKee Anderson, William Butler, William Anderson, Katie Finnerman e Heather Mazur.
Direção: Tom Savini
Roteiro: George Romero
Ano de produção: 1990
Duração: 85 min.

No comments: