9/26/2008

Superaventuras(3)

Em Uncanny X-Men 169(por aqui Superaventuras Marvel 72), os X-Men encontram pela 1ª vez os morlocks, mutantes que são tão feios que decidiram morar nos túneis subterrâneos de Nova York para fugir do preconceito e da perseguição dos humanos.













Os morlocks retiraram seu nome de um livro de H.G. Wells(que escreveu sucessos como A Máquina do Tempo(onde aparecem os morlocks, canibais que vivem no futuro), O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos).

Na história - intitulada "Catacumba" - da dupla Chris Claremont e Paul Smith, o Anjo(um dos X-Men originais) é raptado e levado para os túneis do metrô de Nova York. Os X-Men(Tempestade, Noturno, Colossus e Kitty Pryde) vão resgatá-lo, e acabam enfrentando o grupo de párias liderados por Callisto, que seqüestrou o Anjo porque quer se casar com ele.

Os X-Men, em menor número, acabam sendo derrotados pelos morlocks. A única que não é capturada é Kitty, que foi afetada pelo "efeito doença" da morlock Podre e é resgatada por Caliban(mutante que já havia aparecido em uma história mais antiga do grupo).













Caliban é apaixonado por Kitty e, após não conseguir curá-la, decide desafiar Callisto para tentar salvar a vida de sua amada. Outros morlocks conhecidos que aparecem nesta história são Talho(um feio e superforte gigante) e Masque(que pode alterar a aparência das pessoas).

Comentarei num próximo post as edições 170 e 171.

No comments: