9/29/2008

Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13(Friday the 13th), lançado em 1980, é o primeiro dos dez(!) filmes da famosa franquia de terror estrelada pelo imortal Jason Voorhees. Os primeiros filmes da série são bem assustadores, mas depois da 4ª parte ficou difícil de levar a ameaça de Jason à sério.













Abaixo, a lista completa de continuações da sangrenta série:

Sexta-Feira 13 - Parte II (1981)
Sexta-Feira 13 - Parte III (1982)
Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)
Sexta-Feira 13 - Parte V: Um Novo Recomeço (1985)
Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive (1986)
Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua (1988)
Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989)
Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira (1993)
Jason X (2002)

Além de espalhar o terror em Crystal Lake, Jason já foi até Nova York, ao espaço, ao inferno e enfrentou Freddy Krueger(da série "A Hora do Pesadelo") no esquecível filme Freddy x Jason, de 2003.

O filme original merece uma nota 7, principalmente pelos momentos de suspense e pela simplicidade que acaba funcionando. É o típico caso das coisas que são tão toscas que acabam sendo boas.

O personagem mais famoso da série - Jason - aparece muito pouco, já que sua mãe(interpretada por Betsy Palmer) é a responsável pelas mortes em Crystal Lake.













Ela ficou louca após o deformado Jason se afogar no lago e, um ano depois(em 1958), matou um casal de monitores do acampamento. Segundo ela, seu filho morreu por falta de atenção dos monitores responsáveis, que estavam fazendo sexo em vez de cuidar da criança. Daí vem uma das regras da série: "se você fizer sexo, você morre".

Esta nova série de mortes tem como objetivo impedir a reabertura do acampamento. Assim, um por um, todos os monitores e o dono do lugar são assassinados pela senhora Voorhees.

Até que chega a vez de Alice(Adrienne King), que consegue enfrentar a assassina, num duelo bem interessante que preenche os minutos finais do filme. A senhora Voorhees acaba tendo sua cabeça cortada por Alice, que passa o resto da noite em uma canoa dentro do lago.

Quando o dia amanhece, Jason ressurge do lago e a puxa para o fundo. Alice acaba sobrevivendo, e acorda no hospital, onde descobre que nenhum de seus amigos escapou do massacre e que ninguém sabe de Jason, que(caso ela não tenha sonhado) ainda está à solta em Crystal Lake.

Para encerrar duas curiosidades:

- Kevin Bacon é o nome mais conhecido do elenco. Ele interpretou Jack, num dos primeiros papéis de sua carreira no cinema.

- Tom Savini(o diretor de "A Noite dos Mortos-Vivos") foi o responsável pelos efeitos especiais deste filme.

Ficha Técnica:
Título Original: Friday the 13th(1980)
Duração: 95 minutos
Direção: Sean S. Cunningham
Roteiro: Victor Miller
Elenco:
Betsy Palmer (Mrs. Voorhess)
Adrienne King (Alice)
Jeannine Taylor (Marcie)
Robbi Morgan (Annie)
Kevin Bacon (Jack)
Harry Crosby (Bill)
Laurie Bartram (Brenda)
Mark Nelson (Ned)
Peter Brouwer (Steve Christy)
Rex Everhart (Motorista do caminhão)
Ronn Carroll (Sargento Tierney)
Ari Lehman (Jason Voorhess)

2 comments:

Anonymous said...

É desse filme a clássica frase: "Mata ela, mamãe, mata ela, mamãe!"?

Leandro Vargas said...

É sim, quando a senhora Voorhees persegue a Alice, ela fala, primeiro com voz de criança: "mata ela, mamãe, mata ela, não deixa ela escapar, não deixa ela viver" e depois responde: "eu não deixarei, Jason, eu não deixarei". Totalmente maluca, hehehe.