9/12/2008

Superaventuras

Uma de minhas HQs favoritas é "Superaventuras Marvel 71", que trouxe duas histórias clássicas dos X-Men com roteiros de Chris Claremont e ótimos desenhos de Paul Smith. A revista foi publicada pela Editora Abril em maio de 1988.













Nas 2 aventuras("Liberdade ou Morte" e "Os Filhos Pródigos À Casa Retornam"), os X-Men(com a saudosa formação que tinha Ciclope, Tempestade, Colossus, Noturno, Wolverine e Kitty Pryde) contam com a ajuda de Binária(a heroína Carol Danvers, atualmente atuando ao lado dos Vingadores como Miss Marvel), Lilandra(a líder do Império Shiar) e dos Piratas Siderais para enfrentar a ameaça da Ninhada(uma perigosa raça alienígena que implanta larvas em suas vítimas).

Na 1ª história, os X-Men partem para o tudo ou nada contra os alienígenas, pois - com exceção de Wolverine e Tempestade - estão todos infectados com larvas de rainhas dos inimigos.

Após uma árdua batalha, os mutantes conseguem curar-se da infecção, libertam a raça acanti(uma espécie de baleias espaciais) da escravidão e destroem o mundo da Ninhada.

Os acantis, aliás, são criações geniais, seres pacíficos que perambulam pelo universo em busca de sabedoria e conhecimento que acabam tornando-se escravos da Ninhada. Com a ajuda dos X-Men, a alma do antigo líder acanti(o cantor-profeta) foi transferida para o novo líder, que pôde conduzir seu povo à liberdade.













A história mostra ainda a 1ª aparição do dragão em miniatura Lockheed, o inusitado bicho de estimação da personagem Kitty Pryde. Apesar de seu pequeno tamanho, a raça de Lockheed é temida pela Ninhada.

A dinâmica e divertida narração de Claremont e Smith nesta grande aventura espacial mostra o melhor dos X-Men, explorando muito bem personagens como Wolverine, Tempestade e Ciclope.

Depois de triunfarem contra a Ninhada no espaço, os X-Men voltam à Terra e - na 2ª história da edição - precisam enfrentar seu mentor Charles Xavier, que também estava infectado e acabou se transformando em uma rainha da Ninhada.













No meio da luta, os X-Men encontram pela 1ª vez os Novos Mutantes originais, primeiro dos inúmeros grupos derivados dos X-Men que inundaram as revistas e acabaram fazendo com que a qualidade das histórias decaísse muito, principalmente nos anos 90. Esta formação dos Novos Mutantes contava com Danielle Moonstar(chamada aqui de Psiquê), Míssil, Karma, Mancha Solar(o mutante brasileiro Roberto da Costa) e Lupina.

Os X-Men conseguem derrotar a Rainha, mas infelizmente a transformação de Xavier era irreversível. Graças, porém, à ciência dos Piratas Siderais, sua mente é transplantada em um novo corpo, clonado do original, e livre dos antigos problemas físicos. Com isso, Charles Xavier consegue voltar à andar.

A história termina com Xavier anunciando a decisão de tirar Kitty Pryde dos X-Men e transferí-la para os Novos Mutantes, por causa de sua pouca idade. Falarei da história seguinte em um post futuro.

Bons tempos àqueles, onde dava para ler uma história sem ficar perdido num mar de personagens e em complicadas tramas que se estendem por vários títulos diferentes.

Abaixo, as capas originais das revistas Uncanny X-Men 166 e 167:
























* Pouco antes do grupo se teleportar para o mundo da Ninhada, Kitty soltou uma piada, fazendo referência à série Jornada nas Estrelas:
"Energizar, senhor Scotty! Leve-nos para baixo!"

No comments: