7/16/2008

Fábulas - 1001 Noites(1)

Iniciando agora uma série de três posts, onde falarei sobre a HQ Fábulas(Fables, no original), criada por Bill Willingham para o selo Vertigo, da DC. Comentarei(com spoilers, como sempre aqui no blog), mais especificamente, o especial 1001 Noites, publicado aqui no Brasil em 3 volumes pela Editora Pixel Media. Conheci a revista graças às publicações da Pixel, e mesmo sem ler as primeiras partes da saga, gostei muito do universo criado por Willingham.



Em Fábulas, os seres das histórias e contos de fadas vivem exilados em uma colônia secreta em Nova York,após seu mundo mágico ter sido dominado pelas tropas de um perigoso(e poderoso) inimigo conhecido como o Adversário.

Esta colônia é chamada de Cidade das Fábulas, e é comandada por personagens conhecidos como a Branca de Neve e o Lobo Mau(que agora tem forma humana e atua como policial).

Abaixo, Branca de Neve no lindo traço de John Bolton:












Na história de 1001 Noites, Branca de Neve viaja para o Oriente, para alertar as fábulas locais sobre o Adversário e tentar formar uma aliança contra seu inimigo.

Lá, ela acaba ficando noiva do Sultão, que tem o sanguinário hábito de matar todas as suas mulheres ao amanhecer, tradição que já persiste por 3 anos, desde que o Sultão decobriu sua esposa traindo-o com um escravo.

Para escapar do triste destino das outras mulheres, Branca de Neve decide contar uma história para distrair o Sultão e manter-se viva por mais um dia. A seguir, um resumo da história contada por Branca no Volume 1, que foi ilustrado por Charles Vess e John Bolton.

AS LIÇÕES DE ESGRIMA - história desenhada com perfeição por John Bolton, mostra Branca de Neve tendo aulas de esgrima(em segredo) com seu marido, o Princípe Encantado, no intuito de vingar-se dos anões que a estupraram na floresta(numa versão bem mais obscura da história dos 7 anões).

Na história contada por Willingham, a Terra era dividida em 2 reinos: o dos homens(que viviam na superfície) e o dos anões(que viviam no subsolo). Os 2 reinos mantinham relações comerciais, mas não se misturavam. Alguns anões, no entanto, vinham à superfície para abusar das mulheres que encontrassem sozinhas na floresta(o que aconteceu com Branca de Neve).



A paz entre os 2 reinos começa a ser ameaçada quando alguns anões começam a ser brutalmente assassinados na floresta. O Princípe acaba deduzindo que Branca é a responsável pelos crimes, e encobre os atos de sua esposa, entregando o pior dos criminosos presos nos calabouços aos anões, para evitar uma guerra entre os 2 reinos.

Branca conseguiu se vingar de seus 7 agressores, mas acabou comprometendo seu casamento com o Princípe Encantado, que nunca mais confiaria totalmente nela e depois a trairia com sua irmã.

Muito boa esta história, que dá um caráter monstruoso aos anões e também mostra uma faceta mais sinistra da Branca de Neve, que planejou e executou friamente sua vingança contra os seres do reino do subsolo. Outro especto interessante da história é o fato de que os atos vis dos anões na superfície eram ignorados pelas autoridades para que os interesses financeiros dos 2 reinos não fossem prejudicados.

No link abaixo, um resumo da história de Sherazade, que inspirou este especial de Fábulas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Mil_e_uma_Noites

Semana que vem comentarei o volume 2 desta sensacional obra.

No comments: