4/25/2008

Fome Animal

Vou relembrar neste post o filme "Fome Animal", verdadeiro clássico do cinema de terror.

Abaixo, um resumo do filme, retirado da capa do DVD:

"Lionel é um garoto tímido e psicologicamente dominado pela mãe. Numa noite, após saber que ele tem um encontro marcado com uma garota no zoológico da cidade, ela o segue. Acidentalmente atacada por uma espécie rara de macaco, ela morre, mas volta como uma morta-viva sedenta de sangue. Lionel tenta escondê-la dos amigos e principalmente da garota, mas a praga se alastra rapidamente culminando com uma multidão de zumbis batendo à sua porta.

Primeiro grande filme de Peter Jackson, que se consagrou ao produzir e dirigir a trilogia "O Senhor dos Anéis". Repleto de cenas violentíssimas e muito humor negro, Fome Animal é considerado um novo clássico do gênero."


O filme começa na Ilha de Sumatra, com um explorador capturando o macaco-rato da Sumatra(simian raticus) e o enviando para o zoológico da cidade onde Lionel mora.

Segundo a lenda citada no filme, o macaco-rato surgiu quando ratos enormes vindos dos navios de escravos violentaram as macaquinhas da ilha.

Após ter seu braço mordido, a chata mãe de Lionel mata o macaco-rato, esmagando sua cabeça.

Infectada pela mordida e transformando-se em um zumbi, a mãe de Lionel(Vera) começa a agir de forma doentia. Durante um almoço, numa das passagens memoráveis do filme,ela come a própria orelha, que havia caído no prato de creme à sua frente.

Depois, ela devora o cachorro de Paquita, a namorada de Lionel, gerando o impagável diálogo abaixo:
Paquita: - A sua mãe comeu o meu cachorro!
Lionel: - Mas não todo ele.

A transformação de Vera em zumbi torna-se completa e ela começa a espalhar a infecção, matando uma enfermeira, o padre da cidade(que tem uma longa luta com alguns zumbis e cujo lema é: "Eu dou porrada em nome do Senhor") e alguns encrenqueiros.

Lionel usa tranqüilizantes para conter os zumbis em sua casa, mas acaba criando ainda mais problemas, pois afasta-se de Paquita e acaba tendo de lidar com seu interesseiro tio Les e com um hilário bebê zumbi, filho do padre com a enfermeira(as cenas do bebê no parque são bem engraçadas).

Les descobre sobre os zumbis e chantageia Lionel: em troca de seu silêncio sobre a situação quer ficar com a casa e toda a herança de Vera. Para celebrar seu sucesso, Les resolve promover uma festa, enchendo a casa com potenciais zumbis.

Durante esta festa, Paquita toma conhecimento do horror que Lionel vem enfrentando e o convence a destruir as criaturas, inclusive a sua mãe. Eles injetam veneno e depois enterram os corpos, mas Lionel depois descobre que a substância era um estimulante animal, que faz com que os zumbis fiquem mais fortes e saiam matando todos que estão na casa.

A partir daí, "Fome Animal" vira um festival bizarro de sangue, tripas e nojeiras como eu nunca vi em nenhum outro filme. Há mortes dos mais variados tipos, enquanto Lionel e Paquita lutam por suas vidas contra os asquerosos mortos-vivos.

Antes do anunciado beijo final entre os dois, o casal tem que lutar contra uma versão gigante e diabólica de Vera, que antes de virar um zumbi já era uma assassina, fato descoberto por Lionel durante a sua luta contra os zumbis.

O filme mistura muito bem terror e humor e é uma ótima diversão para quem não se impressiona com cenas nojentas e situações absurdas. Este foi o filme que revelou o diretor Peter Jackson, que na seqüência filmou o também clássico "Almas Gêmeas".

Abaixo, um trailer e a ficha técnica do filme:



FOME ANIMAL(1992)
Título Original: Braindead/Dead Alive
Tempo de Duração: 97 minutos
Diretor: Peter Jackson
Roteiro: Stephen Sinclair, Frances Walsh e Peter Jackson, baseado em história de Stephen Sinclair

Elenco
Timothy Balme (Lionel Cosgrove)
Diana Peñalver (Paquita Maria Sanchez)
Elizabeth Moody (Vera Cosgrove)
Ian Watkin (Tio Les)
Brenda Kendall (Enfermeira McTavish)
Elizabeth Brimilcombe (Mãe do Zombie)
Stuart Devenie (Padre McGruder)
Jed Brophy (Void)
Stephen Papps (Zombie McGruder)
Peter Jackson
Frances Walsh

No comments: