12/13/2014

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos


Bom o filme "O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"("The Hobbit: The Battle of the Five Armies", 2014, Dur.: 144 min.) que fecha a exagerada trilogia baseada no clássico livro de J. R. R. Tolkien. A ganância do estúdio fez com que a adaptação tivesse 3 partes e não 2 como seria mais sensato. Se muitas das intermináveis batalhas e algumas das tramas desnecessárias(como a do romance entre a elfa e o anão) fossem cortadas, Peter Jackson poderia ter resolvido a questão em dois longas e entregado um resultado ainda mais satisfatório e emocionante.


Outra prova de que não eram necessários 3 filmes é o fato de um dos grandes vilões da história(o dragão Smaug) ter sido derrotado em poucos minutos, logo no começo da produção. No resto do filme, vemos os cinco exércitos do título em combate pela posse da montanha anteriormente habitada pelo dragão e, é claro, de todo o ouro lá armazenado. A briga de anões, elfos, humanos e águias contra os orcs ficou bem feita e tem alguns momentos bem legais, mas bem que poderia ter sido um pouco mais enxuta.


No elenco, destaque para as belas atuações de Martin Freeman como o protagonista Bilbo e de Richard Armitage como Thorin Escudo de Carvalho, o rei dos anões. Cegado pelo tesouro da montanha, Thorin realiza ações que levam à guerra dos anões contra elfos e humanos mas depois compensa ao inspirar o esforço final contra os orcs e partir para a briga contra o mais cascudo dos vilões.


Gandalf brilha mais uma vez, assim como o saltitante Legolas, o humano Bard e a elfa Galadriel, que aparece pouco mas tem atuação decisiva no primeiro embate contra Sauron. Este é o primeiro filme que eu assisti no novo cinema da cidade de Rio Grande, que está instalado no shopping Praça Rio Grande e é muito bom. Com a chegada deste novo cinema e sua incrível tecnologia 3D, o simpático Cine Dunas encerrou as suas atividades na cidade mas segue firme e forte no Cassino. Acho que há espaço para as 2 propostas e quanto mais opções tivermos melhor! Nota para o filme: 7,5.

No comments: