1/31/2026

Sting: Aranha Assassina

 


Bom o filme "Sting: Aranha Assassina"("Sting", 2024, Dur.: 92 min., Dir.: Kiah Roache-Turner), que mostra uma aranha alienígena caindo em um velho prédio de Nova York e sendo adotada por Charlotte(Alyla Browne), uma menina que é fã de HQs e enfrenta problemas na relação com o padrasto Ethan(Ryan Corr). 



Sting, a aranha, começa a crescer rapidamente e em apenas quatro dias vira uma grande ameaça para todos os moradores. Temos boas cenas de suspense, o humor irônico típico dos filmes de terror e um final que deixa em aberto uma possível volta da criatura. 



A produção está longe de ser um clássico mas consegue divertir e contou com boas atuações de Browne e do restante do elenco, com destaque para a hilária avó da menina(Helga, vivida por Noni Hazlehurst), que conseguiu passar ilesa pelos ataques da "aranhinha". Nota: 7. 


Tira

 

1/30/2026

Liga da Justiça e Batman 1

 


Boa a edição 1 do gibi "Liga da Justiça e Batman", que iniciou mostrando um ataque da Gangue das Espadas(ou "


Gangue Royal Flush
") a um parque de diversões na Flórida que acaba causando a volta da Liga da Justiça, que na época havia sido desfeita. A imagem abaixo mostra alguns dos heróis envolvidos com este retorno: 


As duas aventuras seguintes mostraram Batman e Robin enfrentando o Máscara Negra(Roman Sionis), que declarou guerra contra Bruce Wayne e seus negócios. Sionis comanda a Sociedade da Face Falsa - junto com o bandido Tatuagem - e conseguiu escapar após seu primeiro confronto contra o Homem-Morcego. 





Tira

 

1/29/2026

Vitória

 


Bom o filme "Vitória"(2025, Dur.: 112 min., Dir.: Andrucha Waddington), que contou a história - baseada em fatos reais - da idosa Nina(Fernanda Montenegro), que cansou-se dos constantes tiroteios em frente ao seu prédio, começou a filmar a rotina dos traficantes e deu início a uma investigação que resultou na prisão de vários bandidos e policiais. 

A produção acertou ao mostrar a rotina da massagista em meio ao caos e dar destaque às pequenas coisas, como a xícara quebrada e o toca-discos. Montenegro entregou mais uma grande atuação e merece destaque ainda a participação de Alan Rocha como o jornalista Flávio Godoy, que auxiliou Nina em sua perigosa empreitada. Nota: 7,5. 

Tira

 

A tira está de volta, desta vez feita com ajuda da inteligência artificial. Não dá para negar que a Dana ficou bem mais estilosa. 

1/28/2026

Magneto dos X-Men

 


Não gostei do gibi "Magneto dos X-Men", que mostrou Joseph - o clone de Magneto que surgiu nos anos 1990 e atuou ao lado dos X-Men por um tempo - enfrentando Exodus e lidando com as chatices de sempre dos Acólitos(as manipulações de Fabian Cortez, as dúvidas de Amélia Voght, etc.)

No final, Joseph conseguiu derrotar seu adversário e também impediu que um ataque do governo destruísse a nova base dos fiéis seguidores de Erik Magnus Lehnsherr. Esta minissérie foi escrita por Peter Milligan e Jorge Gonzalez e contou com desenhos(às vezes bem ruins) de Kelley Jones.


Sal Buscema

 


Faleceu no último sábado(24/01), aos 89 anos, o grande desenhista Sal Buscema, que marcou época na Marvel(com Hulk, X-Men, Novos Mutantes e vários outros personagens) e também trabalhou pela DC. Fica aqui a singela homenagem do blog ao quadrinista. 


1/27/2026

Um Filme Minecraft

 


Não gostei de "Um Filme Minecraft"("A Minecraft Movie", 2025, Dur.: 101 min., Dir.: Jared Hess), produção que adaptou o popular videogame. A história mostra quatro pessoas transportando-se para o Mundo Superior, uma dimensão onde tudo pode ser construído com a força da imaginação. 



Lá, eles unem-se a Steve(Jack Black) e precisam impedir que o lugar seja destruído por uma feiticeira maligna e seus lacaios. Até entendo todo o sucesso que o filme fez, mas ele simplesmente não foi feito para mim, que nunca joguei e fiquei totalmente por fora de todas as referências. 

Tirando isso, este "Minecraft" acaba sendo apenas uma aventura genérica e bem-humorada, que agradará aos jovens que buscam por um entretenimento mais raso. O elenco teve as participações de Jason Momoa, Emma Myers, Sebastian Hansen e Danielle Brooks. Nota: 5,5. 


1/26/2026

Tempestade dos X-Men

 


Regular o gibi "Tempestade dos X-Men", que mostrou Ororo Munroe indo parar em outra dimensão, onde enfrenta e derrota Mikhail Rasputin e o grupo terrorista Nação Gene(que é formado por descendentes dos Morlocks que cresceram nesta nova dimensão). 



Temos participações especiais de vários dos X-Men e de Forge e Callisto, que estão sempre presentes em aventuras relacionadas com Ororo. Na época ela estava triste por ter matado Medula - uma das integrantes da Nação Gene - que no final da aventura aparece bem viva. 



Uma cortesia da sempre confusa cronologia mutante, que chegou ao auge de sua loucura nos anos 1990. Esta minissérie, lançada pela Abril em 1998, foi escrita por Warren Ellis e desenhada por Terry Dodson. 


+Bobagens

 





1/25/2026

Cuckoo

 



Bom o filme "Cuckoo"(2024, Dur.: 102 min., Dir.: Tilman Singer), que mostrou uma adolescente(Gretchen, vivida por Hunter Schafer) indo morar com a família nos Alpes Germânicos e envolvendo-se em uma experiência envolvendo um empresário local e criaturas com poderes sônicos que usam os humanos como hospedeiros para procriar. 




Schafer entrega uma heroína falha, o elenco(que contou com Jan Bluthardt, Jessica Henwick, Dan Stevens e Mila Lieu) apresenta uma boa performance, e temos uma trama cheia de suspense e com alguma ação na reta final. Nota: 7. 



1/24/2026

Bosque Profundo

 


Muito bom o encadernado "Bosque Profundo", que reuniu uma minissérie em 6 partes escrita por Carmen Maria Machado e desenhada por Dani. A trama se passa na cidade de Shudder-To-Think e mostra as melhores amigas El(Eldora) e Octavia acordando no cinema sem qualquer lembrança das últimas duas horas. 




Este fato estranho uniu-se à vários outros que assombram o lugar, como uma criatura-cervo, uma legião de homens sem pele, mulheres com buracos em seus corpos e mortes misteriosas. As descobertas das garotas vão aos poucos clareando a situação e levam à um ótimo final, que traz um impressionante relato de uma bruxa e uma corrida para salvar a bela Jessica, a namorada de Octavia. 



O roteiro conseguiu mesclar muito bem um tema mundano e infelizmente comum(os vários tipos de abusos que os homens cometem contra as mulheres) com toda uma narrativa sobrenatural, bebendo de fontes como a bruxaria e as lendas da Grécia antiga. Os desenhos de Dani são bem bonitos e não há como não simpatizar com a sólida amizade que une El e Octavia. Recomendo!



1/23/2026

1978

 


Bom o filme "1978"(2024, Dur.: 76 min., Dir.: Luciano Onetti e Nicolás Onetti), que mostrou um grupo de torturadores, no auge da ditadura militar da Argentina, capturando os membros de um culto satânico e mergulhando em um horror ainda maior que aquele visto em seus porões.

A produção tem uma história bem simples, mas que capricha nos detalhes bizarros e na violência, mantendo um alto nível de tensão desde o começo. O final não decepciona, o que é sempre um mérito quando falamos em filmes de terror. 

Merece ser citado, ainda, o fato da final da Copa do Mundo de 1978 ser usada como um pano de fundo para todas as maldades cometidas pelos torturadores no início da trama. Foi bem catártico ver tais agentes serem massacrados pelos seguidores do diabo. Nota: 7. 


1/22/2026

Stranger Things: O Outro Lado

 


Regular a edição encadernada "Stranger Things: O Outro Lado", que reuniu uma minissérie em quatro partes que mostrou as aventuras de Will Byers no Mundo Invertido durante a primeira temporada da série da Netflix, que foi exibida em 2016. 



A história - escrita por Jody Houser - não revela nada de realmente novo, servindo apenas como um complemento da trama para os fãs mais radicais do seriado. Gostei dos desenhos de Stefano Martino e lamento o fato de ter demorado tanto para ler o material, o que certamente prejudicou minha experiência. 



1/21/2026

Extermínio: A Evolução

 

Bom o filme "Extermínio: A Evolução"("28 Years Later", 2025, Dur.: 115 min., Dir.: Danny Boyle), que acompanhou os passos de Spike(Alfie Williams), um garoto de 12 anos que deixa pela primeira vez a segurança da ilha onde mora para explorar o mundo dominado pelos infectados, tem um desentendimento com o pai(Jamie, vivido por Aaron Taylor-Johnson) e resolve aventurar-se novamente para levar a mãe doente até um médico. 





Vinte e oito anos se passaram desde o início da epidemia e temos agora novos tipos de monstros, como os lentos "rastejantes" e os "alfas", que são maiores e mais inteligentes que as criaturas vistas anteriormente. Outra novidade foi o nascimento de uma menina que aparentemente estava segura dentro do ventre de sua mãe infectada. 



Spike consegue localizar o misterioso Doutor Kelson(Ralph Fiennes), que detecta que sua mãe(Isla, interpretada por Jodie Comer) está com câncer e usa seus conhecimentos para aliviar o sofrimento da mulher, em cenas que contaram com muita emoção. Ele leva a menina para a ilha mas resolve continuar vivendo no continente, onde conhece o estranho Jimmy(Jack O´Connell) e seus seguidores, que fazem uso de artes marciais e outras estripulias para acabar com os infectados. 



Gostei bastante das cenas de ação e o nível de tensão foi o mesmo do primeiro "Extermínio", com os habituais momentos de delírio dos protagonistas, muita loucura em um mundo cada vez mais selvagem e ótimas atuações do elenco. 




Teremos ainda mais dois filmes, que têm tudo para serem muito bons após o excelente cenário construído neste exemplar, que mostrou que as Ilhas Britânicas seguem em quarentena e os moradores sobreviventes foram totalmente abandonados pelo resto do planeta. Nota: 8.