12/05/2025

Marvel-Verse: O Espetacular Homem-Aranha

 


Boa a simpática edição "Marvel-Verse: O Espetacular Homem-Aranha", que reuniu seis edições clássicas que mostraram o Aranha tendo problemas com sua identidade secreta e/ou sendo desmascarado. 



Na primeira delas um adoentado aracnídeo teve a máscara retirada pelo Dr. Octopus, que não acreditou que aquele jovem fraco e indefeso pudesse ser o herói. Na segunda, Parker sofreu com uma grave gripe, começou a perder os poderes e revelou sua identidade para Gwen Stacy e outros amigos. 



Ele reverteu esta situação graças à uma ajuda de Hobie Brown, o Gatuno. Na história seguinte o Aranha lutou contra um robô Esmaga-Aranha pilotado por J. Jonah Jameson e criado pelo Professor Spencer Smythe, que conseguiu vê-lo sem a máscara através de uma das inúmeras câmeras espiãs da polícia que haviam sido espalhadas por toda a cidade. 



Na sequência o Aranha faz mais um de seus truques e consegue enganar Smythe, que o ataca pilotando uma versão ainda maior do Esmaga-Aranha. Depois, vemos J. Jonah Jameson confrontando Peter Parker e acusando-o de ser o herói aracnídeo. Parker já estava preparado para este cenário e convence Jonah de que não é o Aranha. No final da história, vemos o Amigão da Vizinhança conhecendo o vilão Doutor Faustus. 



A história que fechou o gibi mostrou o Aranha tirando sua máscara para Timothy Harrison, um garoto de nove anos que colecionava artigos de jornais e todo tipo de coisas relacionadas ao herói. Esta trama bem curta virou um clássico e ainda consegue emocionar, principalmente por causa da chocante página final. 




12/04/2025

A Noite do Fim dos Tempos

 


Bom o filme "A Noite do fim dos tempos"("The Spine of Night", 2021, Dur.: 93 min., Dir.: Philip Gelatt e Morgan Galen King), animação que mostrou uma grande fonte de poder sendo disputada de forma ferrenha por vários candidatos. 

Temos muita violência, magia, sangue e tripas brotando na tela e merece destaque a bruxa Tzod, que foi dublada por Lucy Lawless(a intérprete de Xena, a Princesa Guerreira). Nota: 7. 


12/03/2025

Flamengo - Campeão Brasileiro de 2025

 O Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0 no Maracanã nesta quarta-feira - com gol de Samuel Lino - e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2025. É o nono título do "Malvadão", que agora disputará a Copa Intercontinental no Catar.




A Espetacular Mary Jane

 


Regular a edição "A Espetacular Mary Jane", que foi desnecessariamente lançada em capa dura e reuniu uma minissérie em 5 partes escrita por Leah Williams e desenhada por Carlos Gómez e Lucas Werneck. Na trama, Mary Jane Watson vai para Hollywood e ajuda Quentin Beck - que se fez passar pelo famoso diretor Cage McKnight - a filmar uma biografia de Mystério. 




MJ brilha como sempre, mas a história não empolga em nenhum momento, nem mesmo quando ela encara sozinha os vilões do Sexteto Selvagem(grupo formado por Abutre, Rino, Tarântula, Stegron, Rei Cobra e Escorpião). Este material podia muito bem ter saído na revista mensal do Aranha, que fez pequenas aparições ao longo da mini. 





12/02/2025

Mickey 17

 

Bom o filme "Mickey 17"(2025, Dur.: 137 min., Dir.: Bong Joon Ho), que contou a história de Mickey(Robert Pattinson), um homem que concordou em tornar-se um "Descartável" em uma missão espacial e passou a ser utilizado em situações que sempre resultavam em sua morte. 



Após ser "impresso" dezessete vezes, sua trajetória começou a mudar quando ele sobreviveu à uma ameaça que parecia extrema e passou a compartilhar o mundo com sua décima oitava versão. 


Este rico caldo de ficção científica que foi montado explorou vários assuntos importantes, como a existência da alma, os limites éticos que a ciência deve respeitar e a aceitação do que é diferente. 



Falando nisso, gostei bastante do visual dos "rastejadores"(a espécie nativa do planeta Niflheim, que estava sendo colonizado pelos humanos) e o final não decepcionou e jogou um pouco de luz no cenário de sombras que foi criado no início da produção. 



Pattinson entregou uma grande atuação e o elenco contou ainda com as presenças de Steven Yeun, Naomi Ackie, Anamaria Vartolomei, Toni Collette e Mark Ruffalo(estes dois últimos muito bem como os grandes vilões do filme). Nota: 8. 


12/01/2025

Homem-Aranha: História de Vida

 


Bom o encadernado "Homem-Aranha: História de Vida", que reuniu uma minissérie em seis partes que mostrou Peter Parker envelhecendo ao longo das décadas como se fosse uma pessoa normal. A trama funciona melhor sem spoilers, mas todos os grandes momentos da trajetória do Aranha estão lá, assim como as principais relações que Parker estabeleceu ao longo da vida com seus amigos e inimigos. 

A história foi escrita por Chip Zdarsky, desenhada por Mark Bagley, e merece ser conferida pelos fãs do personagem e de boas histórias em quadrinhos. Recomendo!

+Bobagens

 





11/30/2025

Lilo & Stitch

 


Bom o filme "Lilo & Stitch"(2025, Dur.: 108 min., Dir.: Dean Fleischer Camp), versão em live action do desenho clássico da Disney que foi lançado em 2002. Na trama acompanhamos o surgimento da amizade entre a pequena Lilo(Maia Kealoha), uma menina havaiana de 6 anos, e o alienígena Stitch, que foi criado para ser uma arma letal e vem parar na Terra de forma acidental. 



A produção é leve, simpática e funcionou perfeitamente nesta nova forma, com destaque para as boas cenas de ação e para a excelente dupla que é construída pelos dois protagonistas. A escolha do elenco humano acertou em cheio, pois a atriz que faz Lilo é adorável e gostei bastante também de Sydney Agudong, a intérprete de Nani, a irmã mais velha da heroína mirim. 

"Lilo & Stitch" entra para a lista dos melhores "live action" da empresa do Mickey e será apreciado tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Nota: 8.


11/29/2025

Tetra!






 É tetra!

O Flamengo voltou à Lima e conquistou hoje seu quarto título da Libertadores. 

É o clube brasileiro que mais vezes foi campeão. 

Danilo - de cabeça -  aos 22 do segundo tempo, marcou o gol da vitória. 

Não deu para o Palmeiras. Flamengo 1 x 0. 

O Flamengo de De Arrascaeta, Bruno Henrique, Rossi, Leo Ortiz, Pedro, Filipe Luís e tantos outros. 

O Flamengo da maior torcida do Brasil.

É tetra!

X-Men: Operação Tolerância Zero

 


Bom o encadernado "X-Men: Operação Tolerância Zero", que reuniu - em mais de 400 páginas - toda a saga que mostrou os X-Men enfrentando Bastion e sua Operação Tolerância Zero(OTZ), uma força-tarefa internacional anti-mutante que contava com a força dos poderosos Suprassentinelas. Entre os criadores envolvidos nesta trama estavam os seguintes nomes: Scott Lobdell, Joe Kelly, Larry Hama, James Robinson, Chris Bachalo, Carlos Pacheco, Pasqual Ferry e Leinil Francis Yu. 



Nas duas primeiras aventuras acompanhamos Bastion(que já havia encarcerado Charles Xavier após a saga "Massacre") capturando Jubileu e tentando tirar dela alguns dos segredos dos X-Men. Depois, os X-Men(Ciclope, Tempestade, Wolverine, Jean Grey e Míssil) são atacados pela OTZ e o estreante Larval(Japheth) salva a freira Maria de la Joya da investida de um suprassentinela. 



Ciclope, Fênix e companhia levam a pior contra os Suprassentinelas e Bastion invade o Instituto Xavier. Enquanto isso, em Nova York, Medula e Callisto atacam Henry Peter Gyrich em uma confusão que também envolveu o Homem-Aranha e mais alguns dos avançados sentinelas da OTZ. Bastion tentou, em vão, conseguir o apoio de J. Jonah Jameson para a sua causa. 



A Dra. Cecília Reyes(uma mutante capaz de gerar um campo de força) é atacada por Suprassentinelas e acaba sendo salva pelo Homem de Gelo. Ciclope e seus colegas são levados até a antiga base Caça-Hulk no Novo México para serem contidos indefinidamente. Os burros capangas da OTZ, entretanto, subestimaram Wolverine e permitiram que a equipe conseguisse escapar(com uma essencial ajuda da ainda cativa Jubileu). 




As três histórias seguintes foram estreladas por Cable, que invadiu o Instituto Xavier, resgatou Caliban, enfrentou Bastion e conseguiu impedir que o vilão colocasse as mãos nos valiosos arquivos dos X-Men. Na sequência vimos que o grupo que fugiu da base da OTZ fez um inusitado amigo no deserto(o ex-piloto Mustang) e descobriu como estão sendo criados os novos Suprassentinelas. Ao mesmo tempo, o Senador Kelly decidiu desativar a OTZ e Jubileu conseguiu escapar de seu cativeiro graças à jovem sentinela conhecida como Daria. 



Sabra(Ruth Bath-Seraph) é atacada por um sentinela em Israel e viaja para os EUA para investigar a ameaça representada pelos ciborgues. Medula junta forças com Homem de Gelo e Cecília Reyes e o trio vê-se cercado por um grande número de operativos da OTZ. No Novo México, os X-Men enfrentam alguns Suprassentinelas e depois descobrem que a clínica que os produzia foi desativada. Wolverine encontra Jubileu e Mustang é transformado em um ciborgue caçador de mutantes.



Sabra salva Bobby Drake e companhia e todo o grupo parte para confrontar Bastion que, no momento decisivo, é contido e detido pelas tropas da SHIELD. Enquanto isso, Wolverine e Jubileu conseguem conter Mustang e os X-Men descobrem que Bastion colocou uma bomba nanotecnológica no corpo de Ciclope. 



Na aventura final do "tijolo" vemos os X-Men reunindo-se na mansão(que foi totalmente esvaziada pela OTZ), tendo que lidar com um inconveniente Fanático, e salvando Scott Summers da armadilha deixada por Bastion. Como muitas vezes já aconteceu na história do grupo, esta mediana saga serviu mais para introduzir novos integrantes no time(os questionáveis Medula, Reyes e Larval) do que para qualquer outra coisa.





11/28/2025

Wicked

 

Bom o filme "Wicked"("Wicked: Part I", 2024, Dur.: 160 min., Dir.: Jon M. Chu), que contou o início da amizade entre Glinda(Ariana Grande) e Elphaba(Cynthia Erivo), que mais tarde tornaria-se a Bruxa Má do Oeste. As duas se conhecem na escola e depois viajam para conhecer o Mágico de Oz(Jeff Goldblum), que pretendia usar as habilidades naturais de Elphaba para aumentar seu controle sobre o reino. 




A trama - que terá uma continuação - até que flui bem, apesar da longa duração, e conta com boas atuações das duas protagonistas(merece ser citada ainda a presença de Michelle Yeoh, como a vilã Madame Morrible). A reta final entregou algumas cenas emocionantes e também gostei das músicas(o que não é uma surpresa, já que o roteiro adapta um famoso musical da Broadway). Nota: 7.