3/10/2020

Superalmanaque DC 2


Muito boa a edição 2 de "Superalmanaque DC", que foi lançada pela Abril em junho de 1991 e trouxe a saga "Conspiração Janus", que mostrou as agências secretas meta-humanas sendo manipuladas pelo vilão Kobra(o Lorde Naga-Naga) e entrando em guerra umas contra as outras.


As duas partes finais mostram os heróis descobrindo sobre a conspiração e contra-atacando o inimigo, que planejava atingir a Terra com um canhão de pulso eletromagnético, que danificaria as máquinas, computadores e também os cérebros humanos.


A trama(escrita por Paul Kupperberg, John Ostrander e Kim Yale e desenhada por Steve Erwin, John K. Snyder III, Rick Hoberg, Doug Rice e Tom Mandrake) teve bastante ação, caprichou nos jogos de espionagem e manteve meu interesse durante todas as 10 partes.


Além do Esquadrão Suicida(que tinha em sua formação personagens como Víxen, Conde Vertigo, Capitão Bumerangue, Dr. Luz e Tigre de Bronze) e do Xeque-Mate(equipes integrantes da Força-Tarefa X e lideradas pela sempre atuante Amanda Waller), a saga contou com as participações do Capitão Átomo, Nuclear, Caçador(e seu uniforme bizarro), Pacificador, Águia Flamejante, Parasita e dos Víboras Negras(os ninjas capangas do Kobra).


Janus(ou Jano) é um Deus de duas caras, que era cultuado pelos Romanos, representa a dualidade e cujo nome tem tudo a ver com as constantes mudanças de lealdade e objetivos de organizações como a Força-Tarefa X e pessoas como a manipuladora Waller.

1 comment:

Cássius Rodrigues said...

Tive uma vez nos anos 90, mas não consegui ler todo, achei chato.