5/13/2017

Alien: Covenant


Achei bom o filme "Alien: Covenant"(2017, Dur.: 123 min., Dir.: Ridley Scott), mas esperava mais da produção, que serve de continuação para "Prometheus" e mostra eventos que aconteceram antes dos fatos mostrados no clássico filme de 1979. Na trama, a nave Covenant - que está levando dois mil colonos para seu novo lar - desvia-se do caminho para investigar uma misteriosa transmissão vinda de um planeta próximo e aparentemente habitável.


Os tripulantes da Covenant logo arrependem-se da decisão de visitar este mundo, pois entram em contato com um patógeno letal e precisam enfrentar criaturas ferozes e sedentas de sangue. Este primeiro confronto dos humanos contra os aliens brancos é ótimo e acaba sendo o ponto alto do filme, que vai perdendo ritmo aos poucos até chegar a um final burocrático, com direito até à uma desnecessária cena de morte no chuveiro.

Se os revezes da turma da Covenant não chegam a empolgar, gostei bastante das revelações feitas à respeito da criação do famoso xenomorfo, que chegou em sua tão conhecida forma após várias experiências genéticas conduzidas por David(Michael Fassbender), o andróide "humano demais" visto em Prometheus.


Estas experiências envolveram também a Dra. Elizabeth Shaw(a única sobrevivente humana da Prometheus), que acabou tornando-se uma vítima dos novos e torpes(do nosso ponto de vista) objetivos de David. Após chegar ao mundo dos "criadores", o andróide liberou sobre a população o patógeno e extinguiu toda a vida animal que lá existia. As cenas que mostram o massacre ficaram legais, assim como os cenários da necrópole e todos os poéticos discursos de David.

O embate entre ele e sua nova versão - Walter(também vivido por Fassbender) - funciona, apesar da resolução não ter sido satisfatória. Enquanto David renega os humanos e esforça-se para tornar-se um criador e por sentir, Walter quer apenas proteger a raça humana e cumprir com o seu dever, seguindo a sua programação. As cenas protagonizadas por ambos são tensas e repletas de significados e foi uma pena que tenham levado a uma reviravolta bem previsível(estava na cara que o desfecho seria aquele...)


Quanto aos principais tripulantes da Covenant, gostei da protagonista Daniels(Katherine Waterston) e de outros personagens como Tennessee e o capitão, mas nenhum deles chega perto do carisma de Ripley ou até mesmo da Dra. Shaw(Noomi Rapace). Esta, pelo menos, teve um desfecho para sua trajetória, ao contrário da saudosa Newt, que foi descartada de forma cruel na terceira parte da série.

O filme podia, então, ter sido melhor mas teve seus momentos e é sempre bom ver o xenomorfo e suas variações na telona. Acho que o próximo episódio(caso ele venha) deveria focar mais no horror e em cenas de ação, até porque as origens da criatura foram muito bem explicadas em "Prometheus" e "Covenant". Como a aguardada "sequência" de "Aliens - O Resgate" não deve sair, já está mais do que na hora da franquia seguir em frente e contar novas histórias da mortal e perfeita espécie alienígena. Nota: 7.

No comments: