7/09/2015

O Exterminador do Futuro: Gênesis

“É da natureza dos humanos destruir um ao outro.”


Bom o filme "O Exterminador do Futuro - Gênesis"("Terminator Genisys", 2015, Dur.: 125 min., Dir.: Alan Taylor), que reinventa a saga de Sarah Connor e cia. homenageando os 2 primeiros filmes da franquia e ignorando os outros dois. Nesta nova versão, quando Kyle Reese é enviado ao passado por John Connor para proteger sua mãe - Sarah - de um robô assassino enviado pela Skynet, encontra não uma garçonete indefesa, mas uma guerreira, treinada por um robô que a acompanha desde os 9 anos de idade.


Assim, Sarah, Reese e o T-800 "do bem" enfrentam duas máquinas exterminadoras(o T-800 original(do primeiro filme) e o robô de metal líquido(do segundo filme)) antes de realizarem uma outra viagem temporal que tem como objetivo impedir que a Skynet seja ativada, dizime grande parte da humanidade e domine o mundo. Nesta nova empreitada, o grande inimigo do trio acaba sendo John Connor que - lá no futuro - foi modificado pelas máquinas e tornou-se um novo e invencível exterminador.


Apesar de toda esta salada proporcionada pelas diversas viagens temporais e a criação de linhas temporais alternativas, o filme não foge da ação ininterrupta característica da série e consegue divertir, graças ao bom entrosamento dos protagonistas Arnold Schwarzenegger(T-800), Emilia Clarke(Sarah) e Jai Courtney(Reese). O filme tem poucas mas bem colocadas piadas e só não gostei muito de terem colocado o John Connor(Jason Clarke) como vilão.


No final, Sarah celebra o fato de ter escapado de seu destino e poder fazer escolhas novamente, mas os fãs da franquia sabem que esta felicidade não deve durar muito. Nota: 7.

***

Como de praxe ultimamente(com tantas refilmagens e sequências chegando às telas), seguem as notas dos demais filmes da franquia:

"O Exterminador do Futuro"(1984, Dir.: James Cameron) - clássico meio "trash", mostra Sarah Connor(Linda Hamilton) tendo que escapar de um robô assassino(Arnold Schwarzenegger) que foi enviado do futuro para matá-la, pois ela será a mãe do líder da resistência humana contra a tirania das máquinas.Também vindo do futuro, Kyle Reese(Michael Biehn) é o responsável por protegê-la e acaba tornando-se o pai de John Connor. Nota: 7,5.


"O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final"(1991, Dir.: James Cameron) - disparado o melhor filme da série! Com efeitos especiais inovadores e muita(mas muita mesmo) ação, a produção mostra Sarah Connor e seu filho John(Edward Furlong) tendo que lutar contra um novo e avançado robô(Robert Patrick) e sendo protegidos por uma versão reprogramada do matador do primeiro filme. Com cenas e falas emblemáticas, uma grande trilha sonora e uma história muito bem elaborada, este é - com justiça- um dos filmes mais queridos de todos os tempos. Nota: 9.


"O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas"(2003, Dir.: Jonathan Mostow) - o filme até tem seus acertos, como o clima melancólico do final, algumas boas cenas de ação e uma robô exterminadora(Kristanna Loken) como a vilã. Mas apesar de Arnold Schwarzenegger também ter retornado, a produção não agradou por contar com protagonistas pouco carismáticos(Claire Danes e Nick Stahl, como o pior John Connor de todos os tempos!). Nota: 6.


"O Exterminador do Futuro: A Salvação"(2009, Dir.: McG) - desta vez, a ação toda passa-se no futuro e mostra os esforços da resistência de John Connor(Christian Bale) contra as máquinas em um mundo já conquistado pela Skynet. A história apresenta um novo herói(Marcus(Sam Worthington) - um humano transformado em máquina) e aposta - acertadamente - em um clima mais soturno. Só o final que deixa um pouco a desejar. Nota: 7.


1 comment:

Ozymandias_Realista said...

Gostei bastante do texto, quando eu faço um post, também gosto de citar tudo que veio antes para contextualizar melhor. Vou correr o quanto antes para ver esse no cinema. Sendo sincero, só gostei mesmo do 2. E eu não sabia que o primeiro era do James Cameron, pensei que ele só tinha feito o 2.