10/28/2014

+Aliens


Na imagem acima, a capa do livro "Alien: The Archive", que será lançado sexta-feira nos EUA e traz artes e fotografias dos 4 filmes da clássica série de ficção científica e terror protagonizada por Sigourney Weaver. Grande lançamento! Tomara que alguma editora publique por aqui.

***

Aproveitando o lançamento, reposto as minhas notas para os 4 filmes do letal alienígena:

"ALIEN(1979)

Ridley Scott dirigiu esta clássica e inovadora produção de ficção científica/terror, que mostra os 7 integrantes da nave Nostromo lutando contra o bizarro alienígena encontrado no planeta LV 426. Recheado de suspense e de cenas inesquecíveis, o filme apresentou a atriz Sigourney Weaver(no papel de Ellen Ripley, a primeira grande heroína da ficção científica) e é muito bom. Uma curiosidade: o visual do alien foi criado pelo artista plástico suíço H. R. Giger. Nota: 9.


***

ALIENS, O RESGATE(1986)

Deixando o suspense de lado e partindo para a ação, "Aliens" foi dirigido por James Cameron e é o meu filme favorito da série. Aqui, Ripley(a única sobrevivente do filme anterior) enfrenta não apenas um, mas vários aliens, que devastaram uma colônia instituída no planeta visitado pela Nostromo 57 anos antes. O filme tem um ritmo alucinante e, assim como o original, gerou grandes cenas(como o duelo de Ripley(em um exoesqueleto) contra a rainha alien). Entre os coadjuvantes, destaque para Michael Biehn(que havia estrelado o primeiro Exterminador do Futuro) e Carrie Henn(que interpretou Newt, a menininha que sobreviveu sozinha ao ataque dos aliens e vira amiga de Ripley). Nota: 9,5.


***

ALIEN 3(1992)

Dirigida por David Fincher, esta 3ª parte é inferior às anteriores, mas não chega à ser uma produção ruim. Aqui, Ripley - infectada com uma das criaturas - vai parar num sinistro planeta prisão, e mais uma vez tem que lutar pela sua vida contra um alien, bem mais ágil do que as criaturas dos filmes anteriores. No final, Ripley se sacrifica para matar a rainha alien que estava alojada em seu corpo. Nota: 8.


***

ALIEN - A RESSURREIÇÃO(1997)

Este foi o único dos filmes da série que eu assisti no cinema, logo na fria noite de sexta-feira em que ele estreou em Rio Grande. Dirigido por Jean-Pierre Jeunet e com roteiro de Joss Whedon(o criador da série Buffy), o filme mostra uma equipe de cientistas que clonou Ripley e criou uma nova rainha alien. Obviamente, as criaturas conseguem escapar do controle dos cientistas e ficam à solta na nave, que ruma para a Terra. Ripley, então, une-se à um bando de mercenários que invadiu o local, para tentar impedir a chegada das criaturas ao nosso planeta. Gosto do filme, que apresentou uma nova e bizarra criatura e tem alguns bons momentos(como quando Ripley encontra seus clones defeituosos). Entre os pontos negativos, a presença pouco inspirada da atriz Winona Ryder no elenco. Nota: 8,5."



No comments: