7/29/2014

X-Men 100


A histórica centésima edição de "X-Men" em formatinho trouxe a primeira parte da saga "Aliança Falange"(The Phalanx Covenant"), que mostrou a raça tecnorgânica Falange entrando em guerra contra os X-Men e as demais equipes mutantes. A Falange surgiu da união dos despojos tecnorgânicos de Warlock com o ódio de Steven Lang contra a raça mutante.


Com roteiros de Scott Lobdell e Fabian Nicieza e desenhos de Joe Madureira e Adam Kubert, as quatro histórias do gibi são boas. Na primeira delas, Banshee descobre que a Escola do Professor Xavier foi comprometida e está infestada pelos membros da Falange, que querem copiar os dados de Xavier sobre os mutantes e também o programa Cérebro. Com a ajuda de Emma Frost, Jubileu e Dentes-de-Sabre(que na época era prisioneiro dos X-Men), Banshee impede a Falange de alcançar seus objetivos e descobre que as criaturas estão atrás da Nova Geração dos X-Men.


O grupo consegue impedir que Everett Thomas seja capturado, e Dentes-de-Sabre aproveita a confusão durante o combate contra os vilões para fugir do controle de Banshee(que podia detonar explosivos colocados nas algemas e na focinheira que continham Creed). Usando seus poderes e recursos, Sean Cassidy e Emma Frost conseguem rastrear o lugar onde os jovens mutantes estão sendo mantidos. Esta nova geração é formada por Monet St. Croix, Paige Guthrie, Ângelo Espinosa e Clarice Ferguson.


Monet assume a liderança do grupo e organiza uma fuga, que é impedida pelo vilão Colheita e pelo local do cativeiro: um navio desativado. Banshee e os outros atacam, e Dentes-de-Sabre(sedento por uma briga) também participa do confronto. A Falange estava usando os mutantes novatos para tentar ser capaz de infectar mutantes com o vírus transmodal. Paige é infectada, mas usa seu poder de "trocar de pele" para se salvar.


A batalha contra o poderoso Colheita continua e não vai nada bem para os mutantes, até que a jovem Clarice decide sacrificar-se para acabar com o vilão. Ela usa seu poder de teleporte para matar Colheita e morre no processo, apesar de todos os esforços de Banshee para resgatá-la. Outra versão de Clarice(já utilizando seu codinome "Blink") ficaria famosa um pouco mais tarde, durante a "Era do Apocalipse".

Estas aventuras acabaram gerando a revista "Generation X", que mostrava Banshee e Emma como professores dos jovens mutantes aqui apresentados(reforçados pela "veterana" Jubileu), que por sua vez resultou no fraco filme de mesmo nome que de vez em quando(infelizmente) passa na TV. As histórias da Geração X até que eram boas, mas poucas delas foram publicadas aqui(na revista "Fator X"), pois as chatas aventuras de Cable, X-Man e companhia ocupavam todo o espaço.

No comments: