1/28/2013

Dias de um Futuro Esquecido

Falo neste post sobre a clássica história "Dias de Um Futuro Esquecido", que servirá de base para o próximo filme dos X-Men.















- A saga foi escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por Byrne. Este foi o último trabalho de Byrne com os X-Men por um bom tempo. Ele discordava de Claremont quanto aos rumos tomados pelo grupo mutante e saiu para dedicar-se à outras séries, como o Quarteto Fantástico e a Tropa Alfa.

- Publicada originalmente nas revistas "Uncanny X-Men" 141 e 142, a história saiu aqui no Brasil em "Superaventuras Marvel" 45 e 46(Abril) e depois em "X-Men Especial" 2(Abril), em "Marvel 40 Anos No Brasil"(Panini) e na edição 3 da coleção "X-Men - Edição Histórica", da Mythos.















- A aventura mostra um futuro apocalíptico onde a maioria dos X-Men, dos super-heróis e dos vilões foram mortos pelos Sentinelas, robôs que - para acabar com os mutantes - decidiram tomar todos os EUA. Na saga é possível ver as lápides dos membros do Quarteto Fantástico e de alguns X-Men como o Anjo, Charles Xavier, Noturno e Ciclope.

- Os poucos X-Men que sobreviveram ao ataque dos Sentinelas estão presos em um campo de concentração, onde usam colares que inibem o uso de seus poderes. Neste futuro os mutantes são caçados por "farejadores" psíquicos e os Sentinelas estão preparando-se para expandir seu controle para o resto do mundo, o que certamente acabará causando um confronto que poderá causar o fim do planeta.

- O núcleo da resistência anti-Sentinelas é formado por Magneto(em uma cadeira de rodas), Wolverine, Kitty, Tempestade, Colossus, Franklin Richards e Rachel(em sua 1ª aparição). Em um plano desesperado, o grupo consegue desmontar os inibidores e Rachel usa seus poderes mentais para projetar a mente da Kitty adulta em seu corpo 30 anos mais jovem. Kitty era, então, totalmente inexperiente e recém tinha passado por sua 1ª sessão de treinamentos na Sala de Perigo.

- A Kitty do futuro foi catalogada pelos Sentinelas como a "mutante 187".

- Para mudar seu sombrio futuro, Kitty avisa os X-Men que a nova Irmandade de Mutantes irá assassinar o senador e candidato à presidência Robert Kelly, numa conferência que discutia o "problema mutante". A morte de Kelly causou um forte sentimento anti-mutante, que resultou na criação da Lei de Controle Mutante e da chegada dos Sentinelas ao poder.

- Os X-Men, então, partem para Washington e enfrentam a Irmandade para salvar Kelly. Esta foi também a 1ª aparição desta nova formação da Irmandade, formada por Mística(a líder), Avalanche, Sina, Pyro e o veterano Blob. Os X-Men e a Irmandade somam vários confrontos emocionantes, e esta primeira batalha foi muito bem escrita e desenhada por Claremont e Byrne.











- No futuro, os membros da resistência tentam acabar com a operação dos Sentinelas e atacam sua base(localizada no Edifício Baxter). Um a um eles vão sendo exterminados, em cenas chocantes para os fãs na época, que ainda não estavam acostumados com histórias desse tipo e com as constantes mortes e ressurreições dos heróis. A única que sobrevive é Rachel, que ficou para trás protegendo o corpo de Kitty(que abrigava a mente do passado da heroína).

- Os X-Men acabam derrotando os membros da Irmandade e todos, com exceção de Mística, acabam presos. Kelly seria assassinado pelas mãos de Sina, mas é salvo por Kitty, que por ser uma anomalia temporal não é detectada pelos poderes premonitórios da vilã. Assim que Sina é detida, as mentes das duas "Kittys" retornaram para suas devidos lugares, e a única coisa que restou aos X-Men foi questionar se seus atos foram capazes de alterar aquele sinistro futuro.











- Um epílogo da história, que foi omitido de várias das versões publicadas no Brasil, mostra que Kelly decidiu prosseguir com a reconstrução dos Sentinelas, para poder coibir ataques de mutantes malignos como a Irmandade.

- Mais de 30 anos depois de sua publicação, esta história segue sendo uma das melhores da longa trajetória dos X-Men. Como já escrevi antes, agora é torcer para que o filme baseado neste material faça jus à qualidade do original.

- Este é um post que o blog(que já detalhou inúmeras histórias dos X-Men) estava devendo, mas agora não mais! Excelsior!


No comments: