2/01/2012

Escudos(1)

Bem legal o livro "Os Distintivos de Futebol Mais Curiosos do Mundo", de Luiz Fernando Bindi e José Renato S. Santiago Jr., lançado pela editora "Panda Books". Além de apresentar e explicar os interessantes e inusitados escudos de times obscuros como o Aldosivi, da Argentina, a obra também fala sobre os símbolos de gigantes como o Flamengo e o Barcelona.
















Abaixo, algumas curiosidades mostradas pelo divertido livro:

- O Avenir Beggen, de Luxemburgo, tem um duende em seu escudo.
















- O Baku, do Azerbaijão, tem em seu escudo a Maiden Tower, maior símbolo do país, que também é conhecida como Torre de Leandro, por causa de um jovem que atravessava a nado um estreito para encontrar sua amada Hero, uma jovem sacerdotisa.

O texto abaixo, sobre a lenda, foi retirado do site "www.templodoconhecimento.com": "Leandro era um jovem de Ábidos, cidade situada na margem asiática do estreito que separa a Ásia da Europa. Na margem oposta do estreito, na cidade de Sestos, vivia a donzela Hero, sacerdotisa de Vênus. Leandro a amava e costuma atravessar o estreito a nado, todas as noites, para gozar a companhia da amante, guiado por uma tocha, que ela acendia na torre, para esse fim.

Mas, numa noite de tempestade, em que o mar se achava muito agitado, o jovem perdeu as forças, e afogou-se. As ondas levaram o corpo à margem européia, onde Hero tomou conhecimento de sua morte e, desesperada, atirou-se da torre ao mar e pereceu."















- O Banyoles, da Espanha, tem um dragão em seu escudo, referência à lenda de um dragão que morava na região onde o clube foi fundado.
















- O Benevento, da Itália, tem uma bruxa em seu distintivo, por causa da lenda de que - no passado - o centro da cidade foi palco de reuniões de bruxas vindas de toda a Europa.

No comments: