8/19/2010

Exorcismo

Postei nesta semana os pôsteres de "O Último Exorcismo", filme que estreia mês que vem aqui no Brasil e, como o próprio nome diz, tem como principal tema o exorcismo. É incrível como fizeram poucos filmes que possam ser levados a sério sobre este ritual até hoje. Só lembro de dois dignos de nota: "O Exorcismo de Emily Rose", que misturou de forma competente o terror com os filmes de tribunal, e "O Exorcista", conhecido filme de 73.















"O Exorcista" teve tanto sucesso e mostrou a possessão de uma forma tão assustadora que acabou transformando (quase) todas as outras produções similares em meras cópias ou tentativas frustradas de alcançar todo o terror gerado pelo filme de William Friedkin. Até mesmo as sequências e o recente prelúdio de "O Exorcista" acabaram sendo inferiores ao filme original.

Adoro filmes de terror em geral, e também filmes com exorcimos, pois ter o corpo tomado por uma entidade maligna é uma das coisas mais horripilantes que poderiam acontecer e, como Regan MacNeil bem sabe, depois que o demônio entra, é muito difícil fazer com que ele saia. E é isso que torna histórias sobre possessões tão interessantes.

Lá em 2006 citei aqui no blog uma matéria da Superinteressante que falava sobre exorcismos, e agora vou postar algumas das principais informações trazidas pelo texto da revista, escrito por Duda Teixeira e Michelle Veronese:















- o exorcismo é a única cura para quando o corpo dos mortais é invadido por seres malignos ou espíritos com má intenção. Estes seres podem controlar os movimentos, a fala e a vontade dos possuídos.

- um dos casos mais bizarros citados pela matéria é o de uma garota de Viena que foi possuída por uma legião de 12652 demônios, criados por sua avó - sob a forma de moscas - em um pote de vidro. A jovem foi exorcizada, e a avó foi morta na fogueira.

- os 4 sinais de possessão reconhecidos pela Igreja atualmente: falar línguas estranhas, conhecer fatos inacessíveis, ter força descomunal e abominar tudo o que é sagrado.

- antigamente, porém, coisas como não conseguir comer carne de cabra por 30 dias, tornar-se cego, não suportar o aroma de rosas ou soltar suspiros lastimosos sem razão legítima já foram considerados como sintomas de possessão demoníaca.

- alguns dos nomes dados ao coisa-ruim: Lúcifer("aquele que carrega a luz", em latim), Satã(do hebraico "shatan", que significa adversário) e diabo(de "diabolos", tradução grega para "shatan", que significa "o acusador").

- o ritual católico do exorcismo começa com aspersão(borrifamento) de água benta, segue com o padre recitando salmos e depois invocando o Espírito Santo e soprando a face do atormentado. O exorcista também mostra a cruz ao possuído e ordena que o Diabo deixe o seu corpo.

- a matéria também destaca que a ciência tem explicações para os sinais de possessão reconhecidos pela Igreja(como visto no filme "O Exorcismo de Emily Rose"), e que só 3% dos casos tidos como possessão demoníaca no passado poderiam ser levados a sério hoje em dia.

Para ler mais:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472625.shtml

"Vade retro, Satanás!"

2 comments:

Kacius said...

Muito ineteressante. valeu este post. Exorcista eu fico imaginando como não excomungaram os profutores. Imagina na época ver no cinema, se hoje em dia ver ou rever causa uma sensação de enorme desconforto. É horrível a tensão que filme faz crescer na gente! Eu assisti uma vez e depois algumas cenas na tv e sempre sinto isso! E a menina descendo a escada? Brrr

Leandro Vargas said...

Valeu!