8/24/2010

Dogville

Muito bom o filme "Dogville"("Dogville", 2003, Dir.: Lars Von Trier, Dur.: 171 min.), que conta a história de Grace(Nicole Kidman) que, fugindo de mafiosos e da polícia, acaba indo parar na pequena cidade de Dogville. Lá, ela conhece o aspirante à escritor Tom(Paul Bettany), que convence os demais moradores à escondê-la no local, em troca de pequenos trabalhos e tarefas domésticas.

A parceria entre Grace e Dogville parece perfeita no começo mas, aos poucos, a situação vai mudando e a fugitiva acaba ficando presa numa rotina de humilhações e abusos físicos. O roteiro é espetacular, e todos os atores do elenco têm atuações inspiradas, principalmente a protagonista Nicole Kidman, perfeita na pele da sofredora Grace.

Achei meio estranho o cenário minimalista, mas depois que me acostumei com a forma como Lars Von Trier montou seu espetáculo cinematográfico não pude deixar de apreciar toda a profundidade da história, uma competente análise sobre a forma como as pessoas lidam com o poder e com o perdão. O final ficou ótimo, com destaque para os diálogos de Grace com o chefe dos mafiosos. É, realmente, um filmaço! Nota do filme: 9.

No comments: