12/01/2008

Superaventuras(9)

Continuando a falar das histórias clássicas dos X-Men, relembro neste post as aventuras que saíram aqui no Brasil em X-Men 2, da Editora Abril. Originalmente, elas foram publicadas em Uncanny X-Men 177 e 178.

























Nas histórias(escritas por Chris Claremont e desenhadas por John Romita Jr.), os X-Men enfrentam a Irmandade de Mutantes(imagem abaixo), grupo de vilões formado na época por Mística, Blob, Avalanche, Pyro e Sina.











Nas primeiras páginas, vemos Mística treinando contra Robôs X-Men construídos pelo vilão Arcade. Mística mata todos os robôs(até o de Vampira, que Arcade programou para matá-la), mas hesita na hora de matar Noturno e acaba sendo detida por ele.

Ela irá atacar os X-Men pois acredita que o Professor Xavier usou seus poderes telepáticos para forçar Vampira a entrar no grupo e pretende resgatá-la.

Os primeiros X-Men a ser atacados são Colossus e Kitty Pryde, que tinham ido ao teatro junto com Noturno e sua namorada: a feiticeira Amanda Sefton. Colossus é superaquecido por um monstro de fogo criado por Pyro e depois é atingido por Avalanche com caminhões carregados de nitrogênio líquido, ficando preso em sua forma de metal, que começa a rachar.

Assustada com o estado de Peter, Kitty pede ajuda ao Professor Xavier, que manda Tempestade e Wolverine para o local. Ele decide não enviar Vampira para combater o seu antigo grupo.

Kitty lembra-se, então, de ter lido um artigo sobre uma nova invenção de Reed Richards(o líder do Quarteto Fantástico) que pode ajudar Colossus, um aparelho portátil capaz de derreter matéria orgânica sem causar danos, e decide ir ao Edifício Baxter(o QG do Quarteto) para pegá-lo.

Enquanto isso, vemos Callisto, Talho e Masque(3 morlocks) modificando o corpo de uma jovem viciada que morreu em um beco para que ele fique idêntico ao de Kitty Pryde.

A jovem x-man invade o QG do Quarteto, encontra a invenção de Reed Richards e decide sair pelo teto do edifício. Quando preparava-se para andar pelo ar até o prédio do outro lado da rua, ela perde a concentração e aparentemente começa a cair.

No teatro, os X-Men têm mais uma clássica batalha contra a Irmandade e acabam derrotando os vilões, que revelam que o ataque era apenas uma distração, já que o verdadeiro alvo era o Professor Xavier.

Na Mansão dos X-Men, o Professor é ferido por Mística, que conseguiu chegar perto dele tomando a forma de Vampira e usando um aparelho que inibiu seus poderes.

Xavier é salvo da morte pela verdadeira Vampira, que consegue convencer Mística de que ela entrou para os X-Men de livre e espontânea vontade, para que o Professor pudesse ajudá-la a controlar melhor as suas habilidades mutantes.

Mística, a contragosto, respeita a decisão tomada por Vampira e faz uma proposta aos X-Men: a liberdade dos membros da Irmandade pela vida de Xavier.

Na página final, vemos Kitty Pryde morta no chão, após ter caído do topo do Edifício Baxter. Como veremos no próximo post, ela na verdade foi seqüestrada pelos morlocks, e o corpo deixado perto do QG do Quarteto era o da jovem modificada pelos poderes do morlock Masque.

Mais uma vez, 2 histórias foram combinadas em apenas 1, e algumas partes devem ter sido cortadas. Os desenhos de John Romita Jr. são perfeitos em alguns momentos(como no pequeno quadro abaixo) e meio esquisitos em outros. A trama escrita por Claremont é boa e gosto bastante desta edição.













A seguir: o casamento de Kitty e Caliban e uma hilária(de tão ruim) aventura protagonizada pelo vingador Gavião Arqueiro.

No comments: