1/11/2008

A morte é o caminho para o sublime












Quais são os maiores medos que podemos ter? Medo da morte? Medo de perder uma pessoa amada? As respostas certamente vão mudar de pessoa para pessoa, mas muitas delas devem compartilhar dos receios citados acima.

O filme "A Fonte da Vida", dirigido por Darren Aronofsky, trata destes 2 temas de forma brilhante. Além de explorar muitas outras facetas de nossa existência. A história é bem complexa e faz pensar, o que já a destaca em relação à várias outras abordadas em outras produções recentes.

A principal mensagem passada, pelo menos para mim, é de que a morte deve ser encarada como algo necessário(natural), pois faz parte do ciclo da vida. A morte não deve ser temida, e que para isso seja possível, devemos aproveitar a vida de forma plena, sem lamentações.

O filme conta 3 histórias, em períodos distintos do tempo. A principal, no presente, mostra o médico Tommy(Hugh Jackman) tentando achar a cura para o câncer no cérebro da esposa, Izzi(Rachel Weisz). ´

Tommy mostra-se obcecado para tentar salvar a mulher, e acaba muitas vezes deixando-a sozinha, quando o mais importante seria passar os últimos momentos com ela, escutar seus desejos.

A 2ª, no passado, contada em um livro escrito por Izzi, apresenta um conquistador espanhol(Jackman) que tenta encontrar a árvore da vida(quem beber de sua seiva, terá vida eterna) para preservar o trono da Rainha(Weisz).

Na 3ª, Jackman vive um homem que viaja pelo espaço junto com a árvore, e que já viveu vários anos graças à ela. Ele tenta completar o ciclo da vida, para poder renascer. Seu apego excessivo à vida lhe foi prejudicial, pois as memórias do que foi(ou do que poderia ter sido), não o deixaram aproveitar o dom da imortalidade.

O filme tem imagens belíssimas, grande atuações dos protagonistas e é aberto à várias interpretações. Resumindo: é imperdível!!!

(Vou voltar à falar do filme em breve).

Ficha técnica:
http://www.adorocinema.com/filmes/fonte-da-vida/fonte-da-vida.asp

Filmes que eu recomendo da atriz inglesa Rachel Weisz:
2006 - Fonte da vida
2005 - O jardineiro fiel (este, na verdade, eu ainda quero ver)
2005 - Constantine
2002 - Um grande garoto
2001 - O retorno da múmia
2001 - Círculo de fogo(muito bom)
2000 - Divinas criaturas
1999 - A múmia
1996 - Reação em cadeia
1996 - Beleza roubada

Filmes que eu recomendo do australiano Hugh Jackman:
2006 - X-Men - O confronto final
2006 - Fonte da vida
2004 - Van Helsing - O caçador de monstros (não é lá essas coisas, mas tudo bem)
2003 - X-Men 2
2001 - A senha: Swordfish
2000 - X-Men - O Filme
1998 - Paperback hero
Ainda quero ver estes 3, todos de 2006: Scoop - O grande furo; O grande truque e Happy Feet - O pinguim.

1 comment:

BriiiithsW said...

Excelente suas palavras. A melhor descrição desse filme que vi até agora.