1/03/2008

Domínio Público

""Divina Comédia" lidera em site literário
(Fonte: BOL)

Engana-se quem pensa que é Machado de Assis, Shakespeare, Fernando Pessoa ou qualquer outro livro da lista dos obrigatórios para o vestibular o mais procurado dos que estão em domínio público. A obra com mais downloads no portal do governo que pretende reunir os livros disponíveis gratuitamente --ou, pelo menos, os mais importantes-- é do século 14, foi escrita em toscano e teve seus versos traduzidos para o português do século 19 por José Pedro Xavier Pinheiro, um baiano que morreu em 1882.

Os números são do portal Domínio Público, mantido pelo Ministério da Educação: "A Divina Comédia", do florentino Dante Alighieri (1265-1321), deixa para trás, e por muito, clássicos como "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Dom Casmurro", de Machado --168 mil acessos contra 41 mil e 39 mil, respectivamente.

São obras de domínio público as escritas por autor morto há mais de 70 anos; o site também abriga aquelas cujos autores ou as famílias concedem uma licença. Foi o caso de "Grande Sertão:Veredas" --um link do Domínio Público deu acesso à íntegra do livro durante as comemorações de 50 anos da obra de Guimarães Rosa; depois, a editora Nova Fronteira a retirou da rede. A ação foi considerada "promocional" por funcionários do ministério.

Comédia

"A Comédia dos Erros", de Shakespeare, aparece em quarto lugar na lista das mais baixadas no site --a coincidência do nome com a primeira colocada dá corda para uma piada corrente no MEC, segundo a qual o internauta mais desavisado estaria baixando as duas obras pensando fazerem elas parte do gênero cômico.

Já Maria Teresa Arrigoni, professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e especialista em Dante, associa o fenômeno a uma reaparição da obra do autor em manifestações artísticas atuais, como o suspense best-seller "Os Crimes do Mosaico" (Planeta do Brasil, 2006), de Giulio Leoni, que tem o próprio Dante como detetive.

Até mesmo a novela "Sete Pecados", da Globo, entraria nessa retomada dos temas da "Divina Comédia", dos pecados à própria noção de paraíso, inferno e purgatório. A noção de purgatório, aliás, era recente quando a obra foi escrita, aponta Arrigoni. Estudos do historiador francês Jacques Le Goff mostram que ela surgiu por volta do século 13.

O professor de teoria literária da Unicamp Carlos Berriel, por sua vez, aponta a coincidência -- não casual-- da ascensão de Dante com o que chama de crise da arte contemporânea --''uma crise que antecede o desaparecimento".

"A agonia da Bienal de São Paulo é um lado da mesma moeda do interesse em Dante", diz. "Certas manifestações do moderno estão esgotadas, e a Bienal, que é a expressão máxima do moderno, não diz mais nada a mais ninguém."

Na opinião de Berriel, Dante organiza o mundo. "Ele torna o além algo totalmente hierarquizado. Mostra que, por princípio, todo mundo pode organizar o seu inferno, céu e purgatório. Dante é antípoda da nossa época de ausência de hierarquia, de valores, com uma cultura descentrada."

O coordenador do Domínio Público, Marco Antonio Rodrigues, por sua vez, apresenta outras hipóteses para o sucesso de Dante. Primeiro: "A Divina Comédia" foi uma das primeiras obras a serem cadastradas no portal. Segundo: diferente de "Dom Casmurro", por exemplo, só tem uma versão na página. E, por fim, após o alto número de acessos, foi criado um link específico para a obra no menu do Domínio Público.

A própria lista das obras mais acessadas, aponta, é uma alavanca para que as primeiras colocadas permaneçam no rol --ela motiva os internautas a conhecer os "hits".Essa seria uma explicação também para outros "fenômenos" do portal, como os infantis "A Borboleta Azul" e "O Peixinho e o Gato", da professora baiana Lenira Almeida Heck, hoje moradora de Lajeado (RS), que ficam em segundo e terceiro lugar no ranking --para se ter uma idéia, "Dom Casmurro" ocupa só a 11ª posição.

Lenira assina, ao lado de seu nome verdadeiro, como "Júlia Vehuiah", que junta o apelido da mãe, que se chamava Julieta, com o nome de seu anjo. O codinome foi criado na época da composição do hino de Lajeado; seguiu com a autora e, hoje, serve para o que ela chama de despreocupação com o fato de sua obra estar disponível gratuitamente na internet --embora ela não dê permissão para o internauta imprimi-la.

"Sou professora, não dependo só dos meus livros para viver. E, se sou inspirada por Júlia e Vehuiah, a obra não me pertence." Ainda assim, ela já cuida da memória de seu nome e vislumbra um futuro de sucesso.

"Guardo todas as minhas crônicas e tudo o que sai sobre mim. No dia em que eu não estiver mais aqui, vai haver muito material para falar de Lenira Almeida Heck.""

Link para pesquisar as obras do site:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

No comments: