9/28/2015

Capitão América - Morre Uma Lenda


O encadernado "Capitão América - Morre Uma Lenda", da Salvat, reuniu a história que mostrou o suposto assassinato de Steve Rogers e a minissérie em 5 partes "Fallen Son", que mostrou os heróis da Marvel lidando com a perda do Sentinela da Liberdade.


Cada uma das partes da "mini" representou um dos 5 estágios do luto: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação.

Abaixo, uma explicação sobre estes estágios, retirada do seguinte link:

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/tcc_perda_luto.htm


"Primeira fase: negação - a pessoa nega a existência do problema ou situação. Pode não acreditar na informação que está recebendo, tentar esquecê-la, não pensar nela ou ainda buscar provas ou argumentos de que ela não é a realidade.

Segunda fase: raiva - a pessoa expressa raiva por aquilo que ocorre. É comum o aparecimento de emoções como revolta, inveja e ressentimento. Geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo; percebendo o mundo, os outros, Deus, etc. como causadores de seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê situação como uma injustiça.

Terceira Fase: negociação(ou barganha) - Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para à religiosidade. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo.

Quarta fase: depressão - Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento e que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento.

Quinta fase: aceitação - Nessa fase percebe-se e vivencia-se uma aceitação do rumo das coisas. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações."


Voltando a comentar sobre o gibi, "Fallen Son" mostra a repercussão da "morte" do Capitão logo depois dos eventos mostrados na saga "Guerra Civil". A história foi escrita por Jeph Loeb(aproveitando uma ideia de J. Michael Straczynski) e desenhada por vários artistas. Apenas alguns meses antes, Loeb perdera o filho - Sam, de 17 anos - para um câncer.


A primeira parte(estrelada por Wolverine e Demolidor, que buscam uma confirmação para a morte de Rogers) é bem legal, já a segunda(que mostra as 2 equipes de Vingadores, que na época eram inimigas, em ação) é totalmente descartável. Na sequência, Tony Stark tenta - em vão - convencer o Gavião Arqueiro a assumir o uniforme do Capitão.


A quarta parte é pura "sofrência", com o Homem-Aranha relembrando todas as suas perdas e lamentando a morte do amigo. O número 5 conta com os belos desenhos de John Cassaday e mostra os dois funerais de Rogers: um público(que conta com um belo discurso do Falcão) e um secreto(que teve a presença apenas do Homem de Ferro, Vespa, Hank Pym e Namor).


Como todos já sabem o Capitão voltou à ativa alguns anos depois, mas esta edição serve como uma boa homenagem ao herói, traz 5 boas histórias(contra apenas 1 ruim) e por isso é mais uma dessa coleção que merece ser recomendada.

No comments: