7/24/2013

O Homem de Aço

Gostei muito do novo filme do Superman, "O Homem de Aço" ("Man of Steel', 2013, Dur.: 143 min., Dir.: Zack Snyder), que mais uma vez contou a história de origem do herói, mostrando como os pais de Kal-El o enviaram para a Terra ainda bebê para escapar da destruição do planeta Krypton. Esta gênese do Superman foi contada de forma competente, e deu o tom para o resto da produção, que é emocionante do início ao fim.

























A infância de Clark Kent(Henry Cavill) é mostrada em belos flashbacks, enquanto vemos o herói viajando pelo mundo e descobrindo sobre a sua origem depois que uma velha nave exploradora de Krypton é encontrada enterrada no gelo. Ao entrar na nave, Clark acaba acionando um sinal que atrai para o nosso planeta as tropas do General Zod(Michael Shannon), que escaparam da destruição de Krypton por estarem presos na Zona Fantasma após terem organizado um golpe militar.


























Ao chegar na Terra, Zod decide transformar o planeta em um novo Krypton, num processo que acabará matando todos os humanos. Os duelos entre os kryptonianos maléficos e Superman são sensacionais, assim como a batalha final entre Kal-El e Zod, que é de tirar o fôlego. Achei o final ótimo, pois foi legal ver o Superman agindo da forma como agiu para defender as pessoas. A época dos heróis bonzinhos ao extremo já passou faz tempo.



























Henry Cavill ficou ótimo como Superman, e também gostei do novo uniforme, bem mais enxuto(sem a polêmica "cueca por cima da calça" e sem o símbolo na capa) e com um azul mais escuro. Zod também foi bem construído por Shannon, como alguém capaz de tudo(inclusive genocídio) para defender seu povo, os kryptonianos. Um vilão com uma causa legítima é sempre mais legal.



























Falando em vilão, Lex Luthor não aparece no filme, mas a marca "LexCorp" é vista algumas vezes, indicando que o arqui-inimigo do Super em breve dará as caras mais uma vez nos cinemas. Amy Adams não compromete como a nova Lois Lane(aparecendo, como sempre, como a repórter capaz de tudo por uma boa matéria), que não apenas é salva mas ajuda o Superman pra valer.




























Destaque ainda para as boas presenças de Russel Crowe(como Jor-El), Laurence Fishburne(como Perry White, o clássico editor do Planeta Diário), Kevin Costner(como Jonathan Kent) e Diane Lane(como Martha Kent). Esta nova versão do Superman conseguiu combinar cenas de ação avassaladoras com uma história emocionante, superou com sobras a última aparição do herói nas telas e merece uma nota 8,5.

No comments: