7/26/2013

Os Inocentes

Bom o filme "Os Inocentes"("The Innocents", 1961, Dur.: 100 min., Dir.: Jack Clayton), que conta a história de uma governanta(Senhorita Giddens, interpretada por Deborah Kerr) que é contratada para cuidar de 2 crianças em uma mansão no campo e não demora muito para ver os fantasmas de dois antigos empregados que morreram no local. No desenrolar da trama, os jovens Miles(Martin Stephens) e Flora(Pamela Franklin) começam a agir de modo estranho, e a governanta passa a acreditar que eles estão possuídos e decide libertá-los da sinistra influência dos espíritos.





















O filme funciona porque as aparições dos fantasmas ficaram muito bem feitas e assustam, e as atuações dos três protagonistas são ótimas. O modo bizarro como as crianças agem e todo o isolamento vivenciado pela governanta naquela casa enorme e vazia acabam criando uma interessante dúvida: será que a possessão é verdadeira ou tudo não passa de um delírio da inexperiente mulher?























Achei geniais as cenas em que Flora brinca(ou não?) com a mente da Senhorita Giddens. E é incrível que um filme tão antigo tenha uma cena em que uma adulta beije os lábios, ainda que rapidamente, de um garoto. A música que abre o filme e que volta a ser ouvida várias vezes cria um clima bem mórbido e o final não decepciona. Nota: 7,5.


No comments: