12/18/2012

Código de Conduta

Após ver sua esposa e filha serem assassinadas, Clyde Shelton(Gerard Butler) fica indignado quando o promotor Nick Rice(Jamie Foxx) faz um acordo que condena um dos bandidos à morte mas libera o outro(justamente quem matou a família de Clyde) de uma pena mais grave. Dez anos mais tarde, Shelton mata o bandido e inicia uma bem-planejada vingança contra todo o sistema que permitiu o acordo feito pelo promotor, que é o principal alvo de sua ira.














Esta é a trama de "Código de Conduta" ("Law Abiding Citizen", Dur.: 108 min., 2009, Dir.: F. Gary Gray), filme que vai bem enquanto desenrolam-se os atos de vingança de Shelton contra todos os envolvidos no caso da morte de seus familiares. Mas uma revelação sobre Clyde "tirada da cartola" já na parte final da produção fez o filme perder grande parte da graça para mim. São as mágicas coincidências hollywoodianas, que muitas vezes acabam por estragar boas histórias.

Salvam-se, então, o bom começo, algumas das mortes causadas por Shelton e o fato do filme não ter um herói e um vilão claramente definidos. Tanto Shelton quanto Rice têm culpa no cartório e, em determinados momentos de seus caminhos, fizeram inocentes sofrerem com seus atos. Nota: 6.

No comments: