12/14/2012

Lunar

Muito bom o filme "Lunar"("Moon", 2009, Dur.: 97 min., Dir.: Duncan Jones), que mostra um astronauta que - num futuro não muito distante - é responsável por uma estação que produz energia limpa para a Terra e fica localizada na Lua. Perto de completar um contrato de 3 anos e voltar para sua família, Sam Bell(Sam Rockwell) sofre com a solidão de seu trabalho e acaba fazendo uma descoberta que mudará sua vida para sempre.














A história é ótima, e o talento de Rockwell faz com que ela funcione de forma adequada. Mesmo sem ser inovador, o belo roteiro consegue extrair o melhor de conceitos como a paranóia causada por um longo isolamento(que também é mostrado na HQ "Magnetar", que comentei recentemente aqui no blog), o uso de uma inteligência artificial como companheira dos humanos(a voz do computador Gerty(um personagem essencial para a trama) ficou a cargo de Kevin Spacey) e o questionamento de nossa própria existência.

Não vou contar qual é a grande reviravolta do filme, mas ela gerou cenas belíssimas e momentos tristes e chocantes. Felizmente, "Lunar" não caiu no erro de outras produções similares, que querem complicar o que já é complicado por natureza e acabam perdendo-se e estragando o que poderia ser uma história inesquecível. Nota: 8.

No comments: