1/01/2010

Lua Nova

Fui ver "Lua Nova"("The Twilight Saga: New Moon", 2009, Dir.: Chris Weitz, Dur.: 130 min.), segunda parte da saga Crepúsculo, e achei este filme melhor do que o primeiro. As cenas de ação(que ainda são poucas) ficaram mais convincentes e o fato de que Edward Cullen(Robert Pattinson) aparece menos ajudou um pouco.

Na história, Edward decide deixar Bella Swan(Kristen Stewart) para protegê-la, após perceber que ela nunca estaria segura convivendo com os membros de sua família. Agora sozinha em Forks, a deprimida Bella não consegue esquecer Edward e percebe que tem visões dele sempre que está prestes a vivenciar momentos perigosos. Para matar a saudade do vampiro, ela começa então a procurar situações que a deixem em perigo.

Ao mesmo tempo, ela acaba envolvendo-se com Jacob Black(Taylor Lautner), o garoto que já tinha aparecido no 1º filme e é apaixonado por ela. Como Bella é um verdadeiro "imã de monstros", não demora muito para ela descobrir que Jacob faz parte de uma gangue de lobisomens, que tem como principal meta caçar e matar qualquer vampiro que encontrar pela frente.

A ocupada Bella tem ainda que conviver com a ameaça dos vampiros inimigos sobreviventes do 1º filme, que aproveitam a ausência dos Cullen para tentar matá-la, mas não contavam com a presença de Jacob e seus amigos lobisomens no local.














Num mal-entendido típico de "Romeu e Julieta", Edward pensa que Bella está morta e decide deixar este mundo também, pois não tem mais motivo para continuar existindo. Para isso, ele recorre aos Volturi, um antigo clã de poderosos vampiros que matam todos aqueles de sua espécie que ameaçam revelar aos humanos a sua existência.

Ao saber das intenções suicidas de Edward, Bella deixa Jacob para trás e vai até o lar dos Volturi para impedir a morte de seu amado. Como dá para perceber, são muitas idas e vindas desnecessárias até que o casal protagonista chegue ao final exatamente do modo como começou o filme: juntos. A perseverante Bella ainda consegue convencer Edward a transformá-la numa vampira, único modo dos dois continuarem a se ver sem que os outros vampiros da família tentem matá-la.

Os destaques positivos do filme são algumas boas cenas de Kristen Stewart(quando ela desafia a morte e encontra os Volturi), as cenas com os lobisomens e a rápida(mas competente) participação de Dakota Fanning como a vampira Jane, que tem o poder de infligir dor aos seus inimigos.

De negativo, temos todo o açúcar que cai da tela quando Jacob e Edward dialogam com Bella, a afetada caracterização dos vampiros e o fato dos lobisomens, quando em sua forma humana, passarem o filme inteiro sem camisa(para alegria das meninas, que encheram a sala com gritinhos histéricos em vários momentos). Nota do filme: 7,5.

***

Piada manjada(mas legal) que circula pela internet:

Crepúsculo - Este devia ser o final do filme:

No comments: