Bem legal o filme "O Pescador de Ilusões"("The Fisher King", 1991, Dir.: Terry Gilliam, Dur.: 137 min.), que conta a história de Jack Lucas(Jeff Brifges), um famoso e arrogante radialista que entra em crise após um de seus ouvintes, incitado por seus discursos, invadir um bar, matar 7 pessoas e depois cometer suicídio.
Abalado pela tragédia, Jack largou o emprego e vive com pena de si mesmo, pensando em também se matar, enquanto leva um relacionamento sem maiores expectativas com Anne(Mercedes Ruehl), dona de uma locadora de fitas de vídeo(em 91, elas ainda existiam). Após tomar um porre, Jack tenta se matar mas é impedido por uma dupla de arruaceiros, que gosta de espancar mendigos.
Jack é salvo por Parry(Robin Willians), um mendigo que tem sérios problemas com a realidade. Ele acredita que tem uma missão: resgatar o "Santo Graal" da mansão de um bilionário que mora na 5ª Avenida, em Nova York. Além disso, Parry também gasta seus dias seguindo Lydia(Amanda Plummer), uma solitária mulher por quem ele é apaixonado.
Jack acaba descobrindo que Parry está nesta situação porque sua esposa fora assassinada três anos antes por seu ouvinte. Parry e a esposa estavam no bar onde ocorreu a chacina, e a mulher foi alvejada bem na sua frente. Isto fez com que ele enlouquecesse e largasse a sua vida anterior, onde ele era um professor de História.
A partir daí, Jack entra no louco mundo de Parry e, buscando redenção, decide ajudá-lo a conquistar Lydia. As cenas em que Parry e Lydia se conhecem melhor são bem engraçadas, pois os dois são socialmente inadequados(pensando bem, quem é socialmente adequado?) e, portanto, perfeitos um para o outro.
O que Jack não sabia é que o trauma pela morte da esposa era grande demais, e logo após deixar Lydia em casa Parry acabaria tendo um ataque de loucura e, após ser espancado pelos mesmos arruaceiros do começo do filme, fica em um estado catatônico. Sentindo pena do amigo, Jack - mesmo depois de conseguir resgatar a sua carreira - decide ir atrás do "Santo Graal", numa tentativa desesperada de "revivê-lo".
A história do filme é ótima, assim como as atuações dos quatro protagonistas. Merecem destaque as aparições do Cavaleiro Vermelho(que representava a dor de Parry pela morte da esposa), o romance de Jack com Anne, a bela parte em que Parry segue Lydia pela estação de trem e todo o insano mundo que Parry apresenta à Jack. Nota do filme: 8,5.
* O título do filme vem de uma história relacionada à lenda do Rei Arthur. O personagem de Robin Willians conta a história do "Rei Pescador" em um determinado momento do filme. Assim como o Rei, Parry também necessita que um "escolhido"(no caso, Jack) leve até ele o Graal para que suas feridas sejam curadas.
No comments:
Post a Comment