
Regular a edição 1 de "X-Men: O Fim - Sonhadores e Demônios", que trouxe os dois primeiros números de uma minissérie lançada originalmente em 2004 nos EUA. Produzida por Chris Claremont e Sean Chen, a história imaginava um possível final para a longa trajetória da equipe mutante criada por Charles Xavier.
A primeira parte mostrou Aliyah Bishop(filha de Bishop com a shiar Rapina) envolvida em um ataque conjunto dos krees, skrulls bélicos e da Ninhada contra um planeta shiar. O alvo dos alienígenas era um casulo que continha Jean Grey, que acaba libertando-se no meio da confusão.

Aliyah conseguiu escapar graças à nave Pirata Estelar(cujos sistemas carregam a essência de Binária) e à Jean, que convocou Noturno para ajudar por causa da presença de Nocturna, que estava sendo usada - junto com outros X-Men, como o Homem Múltiplo e Syrin - como uma farejadora pelos alienígenas e foi resgatada pela telepata.
A segunda história trouxe Ciclope(que é casado e tem filhos com Emma Frost) falando com vários dos X-Men sobre o ressurgimento de Jean e da Fênix. Ficamos sabendo aí que Kitty Pryde candidatou-se à prefeitura de Chicago e está sendo auxiliada por Rachel Summers na campanha.
Descobrimos ainda que o Senhor Sinistro tem conexões com a Liga de Escravagistas, organização que também está bastante interessada em capturar Jean. Nas páginas finais, Lilandra fica sabendo sobre o retorno da Fênix e ordena que ela seja destruída. A imperatriz não sabe, entretanto, que o Lorde Chanceler faz parte da conspiração que deseja usar os poderes de Jean como uma arma contra seus inimigos.