3/31/2025

Super/Man - A História de Christopher Reeve

 

Bom o documentário "Super/Man - A História de Christopher Reeve"("Super/Man: The Christopher Reeve Story", 2024, Dur.: 104 min., Dir.: Ian Bonhôte e Peter Ettedgui), que contou a rica trajetória do ator Christopher Reeve, que viveu uma versão icônica do Superman nos cinemas e, anos mais tarde, sofreu um acidente enquanto cavalgava e ficou paralisado do pescoço para baixo. 

A produção trouxe vários momentos emocionantes, apresentou relatos de parentes e amigos de Reeve, e mostrou como o ator foi importante para melhorar as condições de outras pessoas que ficaram paralisadas nos Estados Unidos. Merecem destaque as falas dos filhos e da primeira esposa do astro e o papel importante que o também ator Robin Williams teve em sua trajetória. Nota: 8. 


+Bobagens

 





3/30/2025

Miles Morales: Homem-Aranha 4

 


Bom o quarto volume de "Miles Morales: Homem-Aranha", que trouxe seis aventuras escritas por Saladin Ahmed e ilustradas por Cory Smith, Carmen Carnero e Marcelo Ferreira. Na primeira história acompanhamos Miles cuidando de sua irmãzinha Billie e resgatando um homem que ficou preso no esgoto. 



Depois, o jovem e seus colegas de escola são atacados pelos agentes da F.R.A.L.D.A.(Fiscalização da Ronda Adolescente e Localização do Desacato à Autoridade), que querem garantir o cumprimento da Lei Kamala, que proibiu o vigilantismo independente para pessoas menores de 21 anos. O veterano Dum Dum Dugan estava entre os agentes que tentaram prender Miles. 



Na sequência Morales teve que encarar o ataque de um clone descartável(que usava um uniforme idêntico ao seu) e ficou frente a frente com o Ultimatum, que revela ser o Miles Morales da Terra-616. O vilão - que também tinha capturado o Gatuno - planejava mandar Miles e seus familiares de volta para sua dimensão natal. 



Após conseguirem fugir, Miles e o tio Aaron uniram-se ao Capitão América(que já havia ajudado na liberação de Ganke e companhia pela F.R.A.L.D.A.), Granada, Canora e Jefferson Davis em um grande combate contra o Duende Verde, um exército de duendes e o próprio Ultimatum nas ruas do Brooklyn. 



O Miles do mal e o Duende Verde foram detidos por um sacrifício do Gatuno, que sobrecarregou seu traje para detonar a máquina que mandaria o Homem-Aranha para outra dimensão. Apesar da vitória, Miles ficou muito mal com o desaparecimento(e possível morte) do tio e terminou este arco sendo consolado pelos pais. 




3/29/2025

Ainda Estou Aqui

 


Muito bom o filme "Ainda Estou Aqui"(2024, Dur.: 136 min., Dir.: Walter Salles), que contou a história de Eunice(Fernanda Torres), que viu sua vida mudar e precisou cuidar sozinha dos 5 filhos após seu marido - o engenheiro Rubens Paiva(Selton Mello) - ser levado pelos agentes da ditadura militar e nunca mais retornar para casa. 



A produção conta com grandes atuações de todo o elenco e consegue ser ao mesmo tempo suave(quando mostra o cotidiano da família) e incisiva(quando critica as ações do governo intolerante e passa a mensagem de que tais abusos nunca mais podem acontecer). 

Mais um grande exemplar do cinema nacional, que merece a ótima bilheteria que vem recebendo e todos os  prêmios que levou. Nota: 9. 

3/28/2025

Coleção Clássica Marvel 10

 


Gostei do número 10 da "Coleção Clássica Marvel", que trouxe mais cinco aventuras do início da carreira do Homem-Aranha. Estas histórias foram escritas por Stan Lee e ilustradas por Steve Ditko e Jack Kirby. 



A primeira história mostrou o Aranha enfrentando o Lagarto na Flórida. O herói conseguiu curar o Dr. Curtis Connors de sua transformação em um réptil gigante e virou um grande amigo da família do cientista. Depois tivemos o segundo duelo do aracnídeo contra o Abutre, que fugiu da cadeia e modernizou seu traje, mas mais uma vez acabou sendo derrotado. 



A trama seguinte mostrou o Homem-Aranha tendo que lidar com o Cérebro Vivo(uma poderosa I.A. que descontrola-se graças à uma dupla de ladrões desastrados) e lutando boxe contra o valentão Flash Thompson. Depois, em uma aventura curta, o "Cavaleiro das Teias" teve um breve encontro com o Tocha Humana e o Quarteto Fantástico. 



Os inimigos que deram a cara na sequência foram o poderoso Electro(Max Dillon) e os Executores(Danny Pomposo, Touro e Montana). Os esquisitos capangas trabalhavam para o gângster Maioral, que na verdade era Frederick Foswell, um simples funcionário do Clarim Diário. 



Esta fase inicial produzida por Lee e Ditko era bem interessante, com Peter Parker tendo que lidar com a falta de dinheiro e com a saúde frágil da Tia May. O herói já começava a perder a paciência com o bullying constante de Thompson e companhia e namorava Betty Brant, a secretária de J. Jonah Jameson. 


3/27/2025

Alice

 


Regular o filme "Alice"("Subservience", 2024, Dur.: 106 min., Dir.: S. K. Dale), que contou a história de Nick(Michele Morrone), um homem que compra uma poderosa IA(a Alice do título, vivida por Megan Fox) para cuidar dos filhos enquanto a esposa passa por um transplante de coração. 

A relação entre eles evolui de forma perigosa e acaba levando à um inevitável conflito depois que Maggie(Madeline Zima) volta para casa. Temos algumas poucas cenas de ação, um momento bem quente com Fox e vários clichês numa trama que está muito longe de ser original. Nota: 5,5.  


3/26/2025

Coleção Clássica Marvel 9

 


Boa a edição 9 da "Coleção Clássica Marvel", que apresentou as nove primeiras aventuras estreladas por Thor, o Deus do Trovão. Estas histórias - que saíram na revista "Journey Into Mystery" - foram escritas por Stan Lee e Larry Lieber e desenhadas por Jack Kirby, Al Hartley e Joe Sinnott. 



A história inicial apresentou o Dr. Don Blake encontrando um cajado mágico de madeira em uma caverna na Noruega. Após golpeá-lo, Blake transformou-se em Thor e usou suas novas e vastas habilidades para deter uma invasão dos Homens de Pedra de Saturno. 



A trama seguinte marcou a estreia da enfermeira Jane Foster e mostrou Thor lutando contra o "Executor", um guerrilheiro comunista da nação sul-americana de San Diablo. Foi em sua terceira aventura que o Deus do Trovão enfrentou pela primeira vez seu arqui-inimigo Loki, o Deus da Trapaça. 



Depois tivemos a primeira aparição de Odin, em uma história marcada pelo confronto de Thor contra Zarrko, o Homem do Amanhã. O vilão era um brilhante cientista do futuro que voltou no tempo para roubar uma arma e assim conseguir governar a sua época. 



As outras histórias trouxeram Thor lutando contra comunistas(que haviam sequestrado cientistas norte-americanos), encarando a vingança de Loki, lidando com o gângster Thatcher Trambiqueiro, impedindo mais uma invasão extraterrestre(desta vez dos alienígenas metamorfos do planeta Xarta, que eram comandados por Ugarth e seu filho Zano), e vencendo Sandu, o mestre do sobrenatural. 



Sandu era um telepata que teve seus poderes mentais ampliados significativamente por Loki, que estava preso em Asgard por seu pai Odin. Estas aventuras iniciais de Thor foram marcadas por muita ação, pelo romance platônico entre Don Blake e Jane Foster, e por algumas bizarrices nos roteiros(com Thor usando mão do ventriloquismo e apagando a mente de uma mulher que era apaixonada por um bandido). 



3/25/2025

Harold e o Lápis Mágico

 


Fraco o filme "Harold e o Lápis Mágico"("Harold and the Purple Crayon", 2024, Dur.: 92 min., Dir.: Carlos Saldanha), que mostrou o personagem de livro infantil Harold(Zachary Levi) viajando para o mundo real junto com os amigos Alce e Porco-Espinho para conhecer seu criador. 



Durante a busca eles fazem amizade com um menino e sua mãe e vivem várias aventuras, que nunca levam a lugar nenhum, apesar da ideia do lápis ser bem interessante. A trama(que desperdiça todo seu potencial) é monótona, a maioria dos personagens são chatos e o final também não ajudou. Nota: 4,5. 


3/24/2025

Coleção Clássica Marvel 8












Gostei da edição 8 da "Coleção Clássica Marvel", que apresentou as oito primeiras aventuras estreladas pelo Homem de Ferro. Estas histórias - lançadas em 1963 na revista "Tales of Suspense" - foram roteirizadas por Stan Lee, Larry Lieber e Robert Bernstein e desenhadas por Don Heck e Jack Kirby. 



A primeira história mostrou como o brilhante Anthony Stark criou uma armadura para salvar sua vida e derrotar o guerrilheiro vietnamita Wong-Chu. Esta primeira versão da armadura era cinza, e Tony Stark construiu-a com a ajuda do cientista chinês Yinsen. 



Depois acompanhamos o Homem de Ferro - já usando uma armadura dourada - derrotando o robô Gigantus, que fora enviado à Terra por invasores alienígenas(um dos grandes clichês da época) e dominou a cidade de Granville. A ameaça seguinte foi o Dr. Estranho, que não era o mago atual da Marvel e sim um cientista maligno, que controla o Homem de Ferro para escapar da prisão e depois usa seus conhecimentos para tentar dominar a Terra.



Na sequência vemos o "Vingador Dourado" enfrentando o general comunista Bárbaro Vermelho; o espião e mestre dos disfarces Ator; Kala, a Rainha do Mundo Subterrâneo; e o Rei Hatap, o Faraó Louco. Durante a batalha contra Hatap o Homem de Ferro viajou para o passado e conheceu pessoalmente a Rainha Cleópatra. 



A penúltima história da revista trouxe as estreias do ex-boxeador e motorista Harry "Happy" Hogan e da secretária "Pepper" Potts, dois dos principais coadjuvantes das aventuras do Homem de Ferro. O inimigo da vez foi Jack Frost(o Professor Gregor Shapanka), um cientista que criou um traje que lhe deu poderes "congelantes".



E, fechando o gibi, temos o primeiro duelo do Homem de Ferro contra o Dínamo Escarlate(o Professor Ivan "Anton" Vanko), que usou seu domínio sobre a eletricidade para sabotar várias fábricas de Stark. No final Tony engana o russo, que dá as costas para a sua nação e passa a trabalhar nas Indústrias Stark.


 


+Bobagens

 





3/23/2025

The Walking Dead: Daryl Dixon(Segunda Temporada)

 


Muito boa a segunda temporada de "The Walking Dead: Daryl Dixon", que mostrou Daryl(Norman Reedus) e Carol(Melissa McBride) reencontrando-se na França e lutando para proteger o menino Laurent de um grupo de fanáticos religiosos. 



Foram seis episódios que entregaram ação de qualidade, bons diálogos e muitos momentos violentos. A química entre os protagonistas segue forte e a falha Carol foi a grande estrela desta leva de capítulos. 



O roteiro soube explorar a falta que a veterana de "The Walking Dead" sente da filha Sophia e apresentou uma personagem que é capaz de tudo para alcançar seus objetivos. O final não deixou a desejar e fica a torcida para que o terceiro ano mantenha a qualidade vista aqui. Recomendo!