3/10/2025

Capitão América: A Verdade - Vermelho, Branco e Negro

 


Gostei do encadernado "Capitão América: A Verdade - Vermelho, Branco e Negro", que reuniu a minissérie em 7 partes escrita por Robert Morales e desenhada por Kyle Baker. Na trama vemos Steve Rogers conhecendo a sofrida história de Isaiah Bradley, o primeiro Capitão afro-americano. 



Bradley fez parte de um projeto secreto que usou soldados negros como cobaias para o soro do Supersoldado. Ele foi o único a sobreviver e, após ser enviado a uma missão suicida durante a Segunda Guerra Mundial, foi abandonado pelo Exército e condenado a prisão perpétua por ter roubado o uniforme do Capitão. 



Rogers fica chocado com o relato sobre a vida de Bradley e o mesmo efeito é sentido pelo leitor, principalmente após as fortes cenas apresentadas na parte 5 da "mini". Temos ainda muitas referências a fatos históricos envolvendo a população negra e a luta contra o racismo. 



Estamos em 2025 e recentemente tivemos um Capitão América negro como titular do gibi do personagem(Sam Wilson, que ainda ocupa o cargo no cinema), mas a luta contra o racismo ainda continua e está longe de chegar ao fim tanto nos EUA quanto aqui no Brasil. Neste cenário, uma obra como esta "A Verdade" mostra-se essencial e a Marvel está de parabéns por tê-la lançado. 


No comments: