7/31/2024

X-Men 19

 

Boa a edição 19 de "X-Men", que em suas duas primeiras histórias trouxe a conclusão da minissérie "Impéryo: X-Men". Os telepatas entram em ação em Genosha, enquanto o Fera e Opal(uma das integrantes da Hordicultura) desenvolvem uma bioarma capaz de afetar os cotatis. O soro é levado até a zona de combate por Noturno. 



Illyana rastreia a origem dos mortos-vivos mutantes e acaba sendo parcialmente corrompida pelo feitiço usado por Wanda Maximoff. Na segunda história vemos os X-Men enfrentando um gigantesco Encouraçado Cotati(que foi infectado pelos zumbis), que acaba sendo contido com a ajuda do Garoto-Explosão(uma das vítimas do massacre de Genosha, que pôde conversar com sua versão ressuscitada em Krakoa). 



Quanto aos demais zumbis, eles já haviam sido contidos pelo Doutor Estranho, que conseguiu reverter o feitiço lançado pela Feiticeira Escarlate. Assim, a magia lançada por Wanda se dissiparia num prazo de 30 dias, que chegou logo após o monstro cotati ser vencido pelos mutantes. 



Depois, tivemos uma história estrelada pelo X-Factor, que recebe um pacote misterioso e vai até o Mojoverso investigar o assassinato de um mutante desconhecido. Na sequência vemos Wolverine usando um portal secreto para ir ate um lugar isolado, onde ele enfrenta humanos que odeiam mutantes e fica frente a frente com o Ômega Vermelho e seu novo mestre, Drácula. 



Fechando o gibi tivemos mais uma história relacionada com a saga "Impéryo". Nela, vemos Magneto liderando seus companheiros na batalha contra os cotatis que ousaram invadir a nação de Krakoa. 







Bronze

 O Brasil conquistou ontem, na Ginástica Artística, a sua quarta medalha em Paris 2024. Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Julia Soares, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade levaram o bronze na final por equipes. Com exceção de Julia todas as demais atletas são do Flamengo, que já deixa assim a sua marca na campanha brasileira nestas Olímpiadas!




7/30/2024

Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes

 


Bom o filme "Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes"("Rebel Moon - Part Two: The Scargiver", 2024, Dur.: 122 min., Dir.: Zack Snyder), que mostrou Kora(Sofia Boutella) e seus aliados tendo que proteger o povo de Veldt do brutal contra-ataque das forças do Mundo-Mãe.




A produção apresenta mais um pouco do passado dos personagens mas foca mesmo na ação, com boas cenas de luta e de guerra. No final, as forças do Imperium são derrotadas e os heróis decidem reunir-se em torno de uma nova missão. Nota: 7. 



7/29/2024

X-Men 18

 

Boa a edição 18 de "X-Men", que começou trazendo duas histórias de Cable que - junto com Esme - enfrenta os Cavaleiros do Espaço que tentavam recuperar a espada "Luz de Gálador". Estas aventuras contaram ainda com uma participação especial de Deadpool e, no final, Cable conseguiu enganar e derrotar os alienígenas. 



Na sequência, acompanhamos o instável Vulcano encontrando e destruindo toda uma tropa dos cotatis que estava agindo na área azul da Lua. Esta história foi estrelada também por Petra e Reprise, que passaram quase todo o tempo bebendo e discutindo amenidades.



E, fechando a revista, tivemos as duas primeiras partes da minissérie "Impéryo: X-Men". Os cotatis invadem Genosha e são atacados pelos inúmeros zumbis mutantes que habitam o local. As criaturas foram criadas acidentalmente pela Feiticeira Escarlate enquanto ela buscava redenção por ter quase acabado com todos os mutantes alguns anos antes. 



O portal de Krakoa na ilha é afetado pela situação e um pequeno time - formado por Magia, Monet, Anjo e Homem Múltiplo - é enviado para investigar. Lá eles acabam lidando também com a presença das senhoras da Hordicultura, que estavam empenhadas em conseguir amostras das plantas alienígenas.



O caos toma conta de Genosha e os zumbis quase conseguem atravessar o portal e invadir Krakoa. Black Tom Cassidy também envolve-se no problema e, no fim, Illyana convoca a ajuda de todos os telepatas disponíveis na nova nação mutante(uma vez que metade do seu time ficou preso numa vagem gigante e resistente à telepatia). 




Medalhas

 Saíram neste domingo as primeiras medalhas brasileiras nas Olímpiadas de Paris. Duas delas vieram no judô, com Willian Lima(prata na categoria até 66 kg) e Larissa Pimenta(bronze na categoria até 52 kg). A terceira foi conquistada por Rayssa Leal, que segue fazendo história(com 16 anos já faturou duas medalhas olímpicas) e levou o bronze no Skate Street. 




7/28/2024

O Lado Obscuro da TV Infantil

 

Bom o documentário "O Lado Obscuro da TV Infantil", que explorou - em cinco episódios - o clima de assédio, abuso e desconforto que foi criado nos bastidores das populares séries lançadas pelo canal Nickelodeon nos anos 1990 e 2000. 

Este ambiente hostil foi criado por Dan Schneider(criador de programas populares como "iCarly" e "Kenan & Kel") e atingia o elenco(geralmente formado por crianças e adolescentes) e toda a equipe por trás das câmeras, com as mulheres sendo os principais alvos. 

O programa focou ainda no bizarro fato de que três pedófilos trabalharam nas séries do canal e que um deles, um famoso produtor de Hollywood, cometeu fortes abusos contra o ator e cantor Drake Bell. O episódio 3 trouxe todo o relato de Bell sobre o caso, que é bem difícil de assistir. 

Assisti e gosto bastante de "iCarly", e é sempre difícil separar uma obra da vida pessoal de seu criador caso ele seja um canalha como Schneider. De qualquer modo, fica a torcida para que o documentário ajude a mudar as coisas em Hollywood e não deixe mais que os jovens artistas fiquem expostos a predadores como os que foram aqui apresentados.

7/27/2024

A Saga dos X-Men 2

 



Boa a edição 2 de "A Saga dos X-Men", que trouxe cinco histórias escritas por Chris Claremont e desenhadas por Paul Smith, John Romita Jr., Michael Golden, Bob McLeod e Bret Blevins. Abaixo, seguem os resumos de cada uma delas:

Romances - típica história de "bastidores", que mostrou os personagens lidando com os fatos acontecidos nas edições anteriores(com destaque para Wolverine, que devolve um importante presente que lhe foi dado por Mariko). Kitty aparece lendo um gibi de "Star Wars" e divide um momento romântico com Colossus. Scott confronta Madelyne sobre ela ser a reencarnação de Jean Grey e é atacado pela Fênix Negra. 



Fênix! - história que saiu por aqui pela primeira vez numa minissérie da Abril e celebrou os 20 anos da equipe. Os X-Men lutam contra a Fênix Negra, na conclusão de um grande plano conduzido por Jason Wyngarde, o Mestre Mental. Ciclope descobre a presença do vilão, o derrota e - no final - casa com Madelyne Pryor. Este é, sem dúvidas, um dos grandes momentos da trajetória de Scott Summers dentro da equipe. 



Caça ao Tesouro - os X-Men visitam todo o Universo Marvel(e também a redação da editora) perseguindo o irritante Homem Impossível. História repleta de referências e participações especiais, que só perde pontos graças aos irregulares desenhos de Golden e Blevins. 



Eu sou Kitty Pryde - história lançada em 2014 que mostrou esta clássica formação dos X-Men lutando contra os sentinelas na China. Kitty narra a aventura, que também sofreu com uma arte pouco inspirada.



Renascimento - esta história curta saiu em 2003 e revisitou a parceria entre Tempestade e Yukio. Após salvar a amiga(mais uma vez) da morte certa, Ororo raspa o cabelo e adota seu clássico visual punk dos anos 1980. 


7/26/2024

Grandes Hits

 


Bom o filme "Grandes Hits"("The Greatest Hits", 2024, Dur.: 94 min., Dir.: Ned Benson), que conta a história de Harriet(Lucy Boynton), uma jovem que viaja para o passado sempre que escuta uma música que foi importante para a relação com o falecido namorado Max(David Corenswet). 

Ela ficou dois anos presa neste cenário, até conhecer David(Justin H. Min) na terapia de luto e encontrar uma razão para romper o vínculo com Max. A trama tem lá seus furos, mas contou com boas atuações do elenco, trouxe uma tonelada de referências musicais e teve um final interessante. Nota: 6,5.


7/25/2024

Deadpool e Wolverine

 


Contém (poucos) spoilers!

Muito bom o filme "Deadpool e Wolverine"("Deadpool & Wolverine", 2024, Dur.: 127 min., Dir.: Shawn Levy), que mostrou Wade Wilson(Ryan Reynolds) recrutando Logan(Hugh Jackman) para salvar seu universo e enfrentar os planos malignos de um agente corrupto da AVT e da vilã Cassandra Nova(Emma Corrin), que reinava no vácuo e aproveita o surgimento dos heróis no local para escapar e tentar destruir todas as realidades.



A produção traz ótimas e violentas cenas de ação(há sangue para todo lado em vários momentos), tem humor na medida certa e inúmeras participações especiais(são tantas que nem vai dar para enumerar aqui), com destaque - é claro - para a emocionante presença da X-23(Dafne Keen), que mais uma vez arrasa no combate contra os inimigos e tem um crucial diálogo com Wolverine. 



O final não decepciona e entrega várias cenas épicas estreladas pela dupla de protagonistas e pela vilã, que foi muito bem interpretada por Corrin. Este é o exemplar mais legal da trilogia, e as cenas pós-créditos mostraram uma bela homenagem ao bagunçado universo Fox e uma boa piada no melhor estilo do Mercenário Tagarela. 




Este é um filme indispensável para fãs dos X-Men, da Marvel e de super-heróis em geral. Vá assistir e divirta-se com esta grande reunião de personagens que foi promovida por Reynolds, Jackman, Kevin Feige e companhia. Nota: 9.



Clássicos do Cinema: Paródias Literárias

 


Boa a edição "Clássicos do Cinema: Paródias Literárias", que trouxe três aventuras bem divertidas estreladas pelos integrantes da Turma da Mônica. Na primeira, Cebolinha/Piter Pan enfrentou o Comandante Gancho para salvar seus pais, que foram sequestrados pelo vilão. 

Na segunda, Magalice foi até o País das Melancias para desfrutar de uma super refeição e acabou tendo uma grande surpresa. E, finalmente, acompanhamos Mônica da Neve entrando em guerra contra a Madrasta Malvada, numa trama que rendeu pelo menos duas grandes gargalhadas. 


7/24/2024

Invencível(Segunda Temporada)

 


Boa a segunda temporada de "Invencível", que teve oito episódios e - de forma geral - manteve a excelência do primeiro ano, com muito humor, drama e uma sangrenta pancadaria super-heróica. De ruim mesmo só o enorme hiato, que separou em quase quatro meses os primeiros quatro capítulos dos episódios finais. 



O final da temporada foi bem legal e mostrou Mark Grayson viajando pelo Multiverso e encontrando versões genériacas do Homem-Aranha e outros personagens famosos. Apesar dos problemas logísticos, "Invencível" segue sendo uma das melhores animações da atualidade e mal posso esperar pelo terceiro ano. 


7/23/2024

X-Men: Gênese Mutante 2.0

 


Boa a edição "X-Men: Gênese Mutante 2.0", que trouxe as primeiras sete edições da segunda série dos X-Men, que marcou o fim da longa passagem do roteirista Chris Claremont pelos títulos da equipe. 




Lançadas em 1991, estas revistas foram sucesso de público(o número 1 vendeu mais de 8 milhões de unidades) e abriram caminho para a também bem-sucedida série animada do time. As tramas focaram na ação e mostraram os X-Men enfrentando - entre outros - Magneto e seus Acólitos, o Ômega Vermelho e Dentes-de-Sabre. 



São histórias divertidas e bem desenhadas por Lee(que também contribuiu nos roteiros, escritos por John Byrne e Scot Lobdell nas edições 4 à 7), mas que não entram na minha lista de melhores momentos dos X-Men. 


7/22/2024

Alien: Romulus

 Mais um pôster de "Alien: Romulus", com a personagem vivida por Cailee Spaeny encarando uma criatura: