6/30/2023

Quarteto Fantástico & Capitão Marvel 1

 


Regular a edição 1 de "Quarteto Fantástico & Capitão Marvel", que foi lançada pela Panini em agosto de 2002. Na primeira história(de Carlos Pacheco e Rafael Marin) vemos o Quarteto sendo atacado pelos elementais comandados pelo alquimista Diablo. 

A equipe ganha a ajuda da diaconisa Blanca del Hierro para enfrentar o vilão. Antes, vimos Reed e Sue vendendo seu Q.G.(o Píer Quatro) para a Comissão Gideon. A segunda história(de Peter David e Chris Cross) foi estrelada por Genis-Vell, o filho do Capitão Marvel original, que compartilha sua existência - através dos "nega-braceletes" - com Rick Jones.

O herói lutou contra um alienígena da raça Hyssta, que alegou ser o legítimo Capitão Marvel e morreu em combate. 


Vampire


 

6/29/2023

The Flash

 

Bom o filme "The Flash"(2023, Dur.: 144 min., Dir.: Andy Muschietti), que foi levemente inspirado pela HQ "Ponto de Ignição" e mostrou o velocista Barry Allen(Ezra Miller) alterando a realidade após voltar no tempo para salvar sua mãe da morte. 


Ele cria um mundo sem meta-humanos e, portanto, vulnerável à invasão kryptoniana liderada pelo General Zod(Michael Shannon). Para tentar consertar as coisas, o Flash monta um time formado por uma versão mais jovem(e boba) sua, um Batman veterano(interpretado por Michael Keaton) e a Supergirl. 



Um dos principais destaques da película, Kara Zor-El(Sasha Calle) chegou na Terra no lugar de seu primo e passou vários anos aprisionada pelos militares até ser libertada por Allen e companhia. É uma pena que esta foi provavelmente a única vez em que esta boa versão da Supergirl será vista nas telas.



A produção traz boas cenas de ação(como a dos bebês) e diverte, apesar das várias improvisações que foram necessárias ser feitas, já que este filme é um dos últimos da antiga fase da DC nos cinemas. Assim, temos efeitos especiais que deixaram um pouco a desejar(principalmente quando aparece o "multiverso") e uma história que perdeu muito em termos de emoção e profundidade.



O final até que funciona(com o Flash aceitando que não pode salvar a todos, mas conseguindo libertar o pai da prisão), embora dê para notar que ele também foi alterado pela necessidade de que a casa fosse "limpa" para o surgimento de um "novo" universo. Tivemos algumas participações especiais bem interessantes, e ficou a sensação de que o filme entregou tudo o que era possível no momento. Nota: 7,5. 


6/28/2023

Usagi Yojimbo - Livro I: Ronin

 


Muito boa a edição "Usagi Yojimbo - Livro I: Ronin"(Hyperion Comics), de Stan Sakai, que trouxe dez aventuras protagonizadas pelo samurai Miyamoto Usagi. Todos os capítulos foram bem divertidos de ler, com muita violência, intrigas políticas, guerreiros movidos pela honra e algum humor. 

O "coelho guarda-costas" é um grande protagonista e gostei, especialmente, da trama em que ele volta para casa e reencontra sua amada Mariko(que casou e teve um filho com outro coelho).  Recomendo!


6/27/2023

Nem 5 Minutos Guardados

 

Aventureiros - Vol. 1: O Fim... e Além

 


Regular a edição "Aventureiros - Vol. 1: O Fim... e Além"(Hyperion Comics), que mostrou a história do herói "pulp" Aventureiro(cujo grande inimigo é o Barão Bizarro) misturando-se com a de dois de seus maiores fãs: Claire Connell(que administra uma loja de livros) e seu filho Tommy, de 10 anos. 



Os conceitos são legais e gostei da arte de Terry e Rachel Dodson, mas achei a trama arrastada e os personagens - de modo geral - não me cativaram. O roteiro foi escrito por Matt Fraction e a equipe do Aventureiro conta com Fedra Fantasma, uma heroína que pode se desmaterializar e porta armas fantasmas. 



6/26/2023

Grendel, Kentucky

 


Boa a edição "Grendel, Kentucky"(Hyperion Comics), que reuniu as quatro partes da minissérie escrita por Jeff McComsey e desenhada por Tommy Lee Edwards(com cores de Giovanna Niro). Na trama, vemos Marnie Wallace e sua gangue de motoqueiras enfrentando um monstro que, durante anos, foi alimentado com sangue e fez prosperar tudo que era plantado na cidade de Grendel. 




Com o fim do pacto e dos sacrifícios humanos, coube à durona Marnie a missão de voltar para casa e acabar com a criatura que vivia nas minas de carvão. A violenta história é rápida e rasteira e funciona graças aos bons desenhos de Edwards. 


6/25/2023

Eu Odeio Contos de Fadas - Vol. 1: Insanos Para Sempre

 


Boa a edição "Eu Odeio Contos de Fadas - Vol. 1: Insanos Para Sempre"(Hyperion Comics), que trouxe os cinco primeiros números da série escrita e desenhada por Skottie Young. Na trama acompanhamos as aventuras de Gertrude, uma adulta presa no corpo de uma menina de 6 anos, que há 27 anos está presa na Terra das Fadas procurando a chave que a levará para casa.



Acompanhada de seu guia, a mosca Larvoso, Gert está tocando o terror no reino governado pela Rainha Núvia, que faz de tudo para deter a sua agora indesejada convidada. O final deste arco inicial foi ótimo, com Gert derrotando uma competidora(a doce Alegre) e assumindo o comando da Terra das Fadas após não resistir a um impulso e matar a Rainha. 



A HQ apresentou muita ação e humor negro, e a raivosa e insana(com razão) Gert é uma ótima protagonista. A edição lançada pela Hyperion ficou bem legal e merece destaque ainda o divertido prefácio escrito por Marcelo Naranjo, do site Universo HQ. 



6/24/2023

Viajantes - Instinto e Desejo

 


Bom o filme "Viajantes - Instinto e Desejo"("Voyagers", 2021, Dur.: 108 min., Dir.: Neil Burger), que mostrou um grupo de jovens em uma viagem de colonização - planejada para salvar a humanidade da extinção - que entram em rota de colisão após perderem o controle de seus instintos e desejos, como diz o título em Português. 



A produção passa longe de ser original, mas funciona graças às boas cenas de ação e atuações do elenco, que contou com Colin Farrell(que interpretou o mentor da tripulação), Tye Sheridan, Fionn Whitehead e Lily-Rose Depp. Nota: 7. 


6/23/2023

Superman Esmaga a Klan

 



Boa a graphic novel "Superman Esmaga a Klan", que mostrou o super-herói ajudando a família dos irmãos Tommy e Roberta(ou Lan-Shin) Lee a lutar contra os ataques dos supremacistas brancos da organização Klan da Kruz Kandente. 



A história se passa em 1946, quando a família Lee muda-se de Chinatown para Metrópolis e tenta se integrar à nova vizinhança. O Superman mostrado na trama ainda está descobrindo quais são seus poderes e as suas fraquezas, como a kryptonita.



A aventura é interessante(apesar de um pouco extensa demais), foi bem desenhada pela dupla intitulada Gurihiri e baseou-se em uma série de episódios do programa de rádio dos anos 1940 "As Aventuras do Superman". 

O tijolinho trouxe ainda um longo texto em que o autor Gene Luen Yeng fala sobre sua família(que também mudou-se da China para os EUA e passou por desafios como os enfrentados pelos Lee), o surgimento do Superman e os racistas da Ku Klux Klan. 


6/22/2023

Os Livros da Magia

 

Boa a minissérie "Os Livros da Magia", que saiu originalmente entre 1990 e 1991 e foi reunida em um encadernado de luxo lançado pela Panini em 2013. A trama, escrita por Neil Gaiman, mostra o garoto Timothy Hunter - de 12 anos - sendo instruído e protegido por quatro poderosos magos: o Vingador Fantasma, John Constantine, Doutor Oculto e Mister Io. 



Tim está destinado a tornar-se um grande feiticeiro e recebe um "curso relâmpago" de magia de Constantine e companhia. O novato(quase sempre acompanhado de sua coruja(Ioiô)) vai ao começo de tudo, conhece grandes mestres das artes místicas, passeia pelo Reino das Fadas e faz uma perigosa viagem até o fim de tudo. 



A história está repleta de detalhes e referências interessantes, e termina com Tim aceitando trilhar o caminho que o levará a ser um grande feiticeiro. Merecem destaque as participações dos seguintes personagens: Zatanna, Madame Xanadu, Espectro, Doutor Destino, Merlin, Titânia(a Rainha das Fadas), Baba Yaga, Sandman, Morte e Destino. 



As quatro partes da minissérie("O Labirinto Invisível", "O Mundo das Sombras", "A Terra do Crepúsculo de Verão" e "Estrada para o Nada") foram ilustradas por John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson; e a edição contou ainda com uma introdução do autor Roger Zelazny e com os esboços de algumas páginas. 


6/21/2023

Creed III

 


Bom o filme "Creed III"(2023, Dur.: 116 min., Dir.: Michael B. Jordan), que mostrou o agora aposentado Adonis Creed(Jordan) retornando aos ringues para enfrentar Damian(Jonathan Majors), um antigo amigo que voltou para cobrar uma dívida após ficar 18 anos na cadeia. 



A luta entre Adonis e Damian ficou legal, mas a produção vale mesmo pela carisma dos personagens principais. A filhinha de Creed(Amora, vivida por Mila Davis-Kent) demonstrou ter bastante interesse pelo boxe, então talvez no futuro a franquia possa ter pela primeira vez uma mulher como protagonista. Nota: 7. 


6/20/2023

A Sereia da Floresta

 


Muito boa a HQ "A Sereia da Floresta", de Hiro Kawahara, que eu adquiri através do site Catarse. A trama - um conto de fadas sombrio - mostra a conturbada relação entre Brissen, uma sereia vinda de um mundo devastado por uma misteriosa praga, e Kui, uma cientista e feiticeira que vive isolada para fugir dos horrores da Inquisição. 

Combinando romance, terror, magia e alguma ação, a história prendeu a minha atenção desde as páginas iniciais, está repleta de detalhes bizarros e apresentou duas excelentes e fascinantes protagonistas. Recomendo!


6/19/2023

A Mulher Rei

 

Bom o filme "A Mulher Rei"("The Woman King", 2022, Dur.: 135 min., Dir.: Gina Prince-Bythewood), épico que contou a história da General Nanisca(Viola Davis), que comandava as Agojie, um grupo de poderosas guerreiras que protegiam a nação de Dahomey de seus múltiplos invasores.



A trama também focou em Nawi(Thuso Mbedu), uma jovem rebelde que entra para o exército e acaba descobrindo que tem uma importante ligação com sua comandante. Além da óbvia e bem-vinda mensagem anti-racista, a produção contou ainda com ótimas cenas de ação e com uma grande performance do elenco(que trouxe as participações de John Boyega e Lashana Lynch). Nota: 8.



6/18/2023

X-O Manowar 12

 


Boa a edição 12 de "X-O Manowar", que saiu em dezembro de 2016 e foi a última a ser lançada pela HQM Editora. As duas primeiras histórias apresentaram o final do arco "Planeta Morte", com Aric de Dácia recuperando a armadura Shanhara e liderando outras raças escravizadas contra os governantes da Vinha.



No final Manowar vence a guerra, derrota o Conselho da Vinha(sendo assim aceito como "o escolhido" pelo restante dos alienígenas), deixa Loam sob o comando do Sacerdote e volta para a Terra junto com os últimos representantes de seu povo, os visigodos. Gostei bastante de ler esta série estrelada pelo guerreiro Aric. 



Depois vieram duas histórias da série "Archer & Armstrong", com os heróis tentando impedir que o culto "O Nulo" usasse a "Equação do Mundo Nulo" para apagar toda a realidade. Archer é possuído por um agente dos niilistas(o Último Inimigo, uma inteligência artificial antiga), que acabam sendo derrotados pelos poderes da Geomante Kay McHenry. 



Após a batalha Gilad deixa de ver Obadiah como um inimigo e, no final, vemos que os pais de Archer seguem existindo dentro do corpo de sua "filha" Mary-Maria. Tivemos ainda o anúncio de uma série inédita da Valiant(chamada "Quantum and Woody"), mas ela jamais chegou a ser publicada. 


6/17/2023

Universo Valiant 7

 

Boa a edição 7 de "Universo Valiant", que foi lançada em dezembro de 2016, quase um ano depois que o número anterior. Esta última revista da série teve mais páginas e trouxe duas aventuras de Bloodshot, duas de Harbinger e a explosiva conclusão de "Harbinger Wars".


Numa trama com muita ação e algumas mortes, as Guerras Harbinger chegaram ao fim com Toyo Harada levando a melhor sobre seus adversários e conseguindo levar as crianças psiônicas sobreviventes para a Fundação Harbinger. 



Após enfrentar múltiplos adversários e ser levado ao limite de suas capacidades, Bloodshot acabou sendo derrotado por Harada. Apenas dois dos quatro integrantes da H.A.R.D. Corps saíram com vida e os Renegados até que se saíram bem em seu batismo de fogo, já que todo o quinteto sobreviveu para lutar novamente.



Emmanuel Kuretich e seus homens foram vencidos por Bloodshot antes da batalha em Las Vegas, e Kara Murphy ganhou do supersoldado uma maleta cheia de dinheiro para poder recomeçar sua vida. Gostei bastante deste crossover do Universo Valiant e também da série "Harbinger", e é uma pena que a HQM Editora não pôde continuar publicando estas divertidas séries.