3/12/2022

Buffy, a Caça-Vampiros(Sétima Temporada)

 

Boa a sétima(e última) temporada de "Buffy, a Caça-Vampiros", que mostrou a caçadora e seus amigos lutando contra O Primeiro, um mal ancestral que deu origem à todas as criaturas das trevas e age inicialmente manifestando-se através de pessoas que já morreram(o que permitiu um grande números de participações especiais) e depois embutindo sua essência no maligno padre Caleb(Nathan Fillion). 

O ano começou com a reabertura do colégio de Sunnydale e com Buffy trabalhando como orientadora educacional, mas o foco logo voltou-se para o combate ao Primeiro, com Giles levando para a cidade várias Caçadoras em Potencial, que passaram a ser protegidas e treinadas pela equipe. Entre estas novas personagens o principal destaque vai para Kennedy(Iyari Limon), que era uma das melhores guerreiras entre as novatas e tornou-se a nova namorada de Willow. 


Como os ataques iniciais do Primeiro foram apenas no nível mental, atormentando os heróis com aparições de seus entes queridos ou inimigos, tivemos vários episódios mais intimistas e sombrios. Quem mais sofreu neste quesito foi Spike, que precisou lidar ainda com a volta de sua alma e com o chip defeituoso no seu cérebro. Toda esta trajetória do vampiro rendeu alguns momentos repetitivos e chatos mas, no final, ele voltou à velha forma e ajudou bastante Buffy(mesmo quando sua liderança foi questionada). 


Robin Wood.

A turma da Escolhida foi reforçada ainda por Andrew que, manipulado pelo Primeiro, matou Jonathan mas depois conseguiu redimir-se e foi aceito pela gangue; pelo diretor da escola Robin Wood(D.B. Woodside), o filho de uma das caçadoras que Spike matou no passado, que foi treinado pelo Sentinela da mãe; e pela rebelde Faith, que também mudou para o lado do Bem e chegou até a liderar o grupo por um breve período. 


As novas caçadoras.

Esta foi uma bela temporada de despedida, com Willow voltando a ter controle sobre seus poderes(ela passou um tempo recuperando-se na Inglaterra), Anya deixando de ser um demônio, Dawn começando a participar mais das batalhas ao lado da irmã, e Xander passando por um grande revés(ele perdeu um olho durante um dos combates iniciais contra Caleb). Tinha perdido alguns destes episódios e foi bom rever os demais, que há muito tempo eu não assistia. 


Willow e Kennedy. 

A saga de Buffy e companhia continuou nos livros e gibis, onde foram lançadas mais "cinco temporadas" da série e uma versão alternativa para os fatos, que está sendo publicada atualmente nos Estados Unidos. Infelizmente, muito pouco deste material chegou ao Brasil. Apesar das recentes polêmicas envolvendo seu criador(Joss Whedon), Buffy segue sendo uma das grandes heroínas da cultura pop e não canso de elogiar o rico universo de histórias e personagens que se passam em Sunnydale. 


Caleb. 

* Os pontos altos da sétima temporada: 

"Lições" - Dawn volta às aulas e precisa enfrentar, junto com Buffy, alguns fantasmas que atormentam o recém-inaugurado colégio de Sunnydale. 

"Mesma Hora, Mesmo Lugar" - Willow volta para casa mas um feitiço faz com que ela não possa ser vista por Buffy e Xander.

"Caridade" - Anya massacra vários estudantes e Buffy é forçada a confrontar a amiga. 

"Ajuda" - Buffy tenta ajudar Cassie(Azura Skye), uma estudante que teve uma visão e está convencida de que irá morrer em breve. Apesar de todos os esforços da gangue, o capítulo teve um final trágico. 

"Conversando com Gente Morta" - Buffy, Dawn e os amigos passam a noite sendo atormentados pelo Primeiro. 

O Primeiro. 

"Hora do Show" - após a chegada das novas Caçadoras, Buffy arma uma estratégia para conseguir derrotar um poderoso vampiro que saiu do Selo de Danthalzar(que localiza-se no porão do colégio eé o ponto central da Boca do Inferno). 

"O Contador de Histórias" - episódio centrado em Andrew, que está gravando um documentário com os "bastidores" da guerra contra o Primeiro. 

"Meninas Más" - Faith volta para a cidade e surge Caleb, que fere e mata vários integrantes da equipe de Buffy. 

"Tocado", "Fim dos Dias" e "Escolhidos" - os episódios finais da temporada, que mostram o final do combate contra o Primeiro e trazem uma breve participação especial de Angel. 

Buffy usa uma foice especial para matar Caleb, divide seus poderes com todas as Escolhidas(através de um feitiço realizado por Willow, que utilizou a energia da foice) e fecha a Boca do Inferno de vez, destruindo Sunnydale no processo. 

Anya e Spike(que sacrificou-se para matar todos os supervampiros) morreram durante a batalha. Com outras garotas dividindo seu fardo, Buffy finalmente tem a chance de poder levar uma vida normal. 



No comments: