7/09/2019

Império Secreto 5


Bom o número 5 de "Império Secreto", que trouxe a conclusão da saga escrita por Nick Spencer. Este novo evento da Marvel teve lá seus altos e baixos, mas no geral deixa um saldo positivo, pois foi muito bem preparado(a ascensão da Hidra foi construída durante meses na revista do "Capitão América") e trouxe um bom final, repleto de ação.


A trama começa mostrando Sam Wilson liderando todos os heróis(inclusive os mutantes) na batalha contra as forças da Hidra, que levam a melhor até que Odinson muda de lado, rompendo seu pacto com Steve Rogers. Ao mesmo tempo, os mercenários Treinador e Formiga Negra também abandonam o barco e soltam os Campeões de sua cela.


Viv Visão, então, liberta seu pai da influência do vírus da Hidra e o Doutor Estranho traz a Thor de volta de seu exílio e exorciza o demônio Chthon do corpo da Feiticeira Escarlate. Já Bucky e o ex-prisioneiro Pantera Negra impedem que Zemo "acorde" os Mestres do Terror, que estavam sendo mantidos em hibernação por motivos de segurança, pois são muito instáveis.


Outra vitória dos "mocinhos" é conquistada por Sharon Carter, que resiste aos poderes mentais do Doutor Faustus, nocauteia-o e derruba dos céus as belonaves da Hidra. Apesar de tudo isso, a Hidra ainda mantém sua vantagem pois Arnim Zola faz com que o Líder Supremo use o cubo cósmico para energizar uma armadura parecida com as de Tony Stark.

O poder do cubo permite que o Líder Supremo derrote os heróis com certa facilidade e também mude a história do mundo, colocando a Hidra no comando realmente de tudo. A glória do Rogers fascista, porém, dura pouco graças à um plano conduzido por Sam Wilson, Homem-Formiga(Scott Lang) e Bucky.


Wilson entrega o último fragmento do cubo para o Líder Supremo, o que permite que seus dois parceiros consigam libertar Kobik e o outro Capitão América(que havia sido revelado como sendo apenas uma recordação da "menina"). Kobik desfaz todas as mudanças realizadas pelo Líder Supremo e traz o Capitão original de volta. Esta passagem da história fez uma bela homenagem à clássica minissérie "Desafio Infinito".


Os dois Rogers lutam ferrenhamente e a briga termina quando o Líder Supremo não consegue erguer Mjolnir e logo em seguida é duramente golpeado pelo Capitão original, que devolve o martelo para a Thor. Neste momento, Kobik presenteia alguns dos heróis(como Sam Wilson, Capitã Marvel e Miles Morales) com uma jornada de descobertas através do ponto de fuga.

O império da Hidra estava oficialmente encerrado, e todos puderam voltar para suas casas, inclusive o inumano Brian McAllister(o Vômito), que estava em um campo de concentração e pôde reencontrar seu irmão Jason. A aventura que fecha a revista mostrou o Capitão original indo visitar sua cópia maligna na isolada prisão conhecida como "O Pilar das Sombras".


Os dois travam um longo e tenso diálogo, que termina com o bom e velho Rogers dizendo que precisará lutar muito para reconquistar a confiança do povo em sua pessoa, que foi duramente arranhada por todos os atos cometidos pelo Líder Supremo. Este, por sua vez, acredita que não cometeu nenhum crime e segue contando com muito apoio, inclusive de um dos guardas da prisão onde ele está(que sussurra "Salve a Hidra" em seu ouvido).

Este capítulo final também mostrou o funeral da Viúva-Negra(embora Bucky acredite que sua antiga namorada ainda está viva) e um irado Justiceiro exterminando soldados da Hidra e dizendo que ter confiado em Steve Rogers foi o maior dos muitos erros que ele já cometeu na vida. As histórias deste volume foram desenhadas por Leinil Francis Yu, Joe Bennett, Steve McNiven e Andrea Sorrentino.

No comments: