3/05/2011

X-Men x Fanático

Nas edições 12 e 13 de "Uncanny X-Men", lançadas em 1965, os X-Men enfrentam pela 1ª vez Cain Marko, o Fanático, irmão adotivo de Charles Xavier que, após entrar em contato com um rubi no templo sagrado de Cyttorak, ganhou força sobrenatural e invulnerabilidade. Os cinco integrantes da formação original dos X-Men(Ciclope, Jean, Fera, Anjo e Homem de Gelo) só conseguiram deter o invejoso Fanático graças à uma providencial ajuda do Tocha Humana, que permitiu que o Anjo retirasse o capacete do vilão, deixando-o indefeso contra os poderes mentais do Professor X.















As 2 histórias(escritas por Stan Lee e desenhadas por Jack Kirby, Alex Toth e Jay Garvin) são boas, e já revelam o que Kitty Pryde descobriria muitos anos depois: o Prof. Xavier é um idiota. Para começar, ele usa sua telepatia para pedir a ajuda do Tocha Humana e, depois que o problema com o Fanático é resolvido, o despacha, apagando todas as lembranças do que havia ocorrido. Pelo visto, a necessidade de se manter o segredo sobre a existência dos X-Men superava, na época, a conhecida camaradagem compartilhada pelos heróis Marvel. Se bem que Xavier merece um certo desconto, por causa de toda a perseguição sofrida pelos mutantes.















Depois, no final da história, 4 dos X-Men estão feridos(e, totalmente machistas, fazem Jean de enfermeira) e Xavier diz que reservou algo para eles assim que se recuperarem. Os alunos pensam que será uma recompensa, mas Xavier dá uma resposta que certamente não os deixa felizes: "Algumas ferramentas e material de construção! Precisamos reformar a escola!". Como dá para notar, o mestre Stan Lee abusava do humor em seu texto, e as histórias que criaram o Universo Marvel não eram tão ingênuas como alguns leitores mais novos poderiam pensar.

No comments: