3/01/2012

Capitão América

Gostei do filme do Capitão América ("Captain America: The First Avenger", 2011, Dir.: Joe Johnston, Dur.: 124 min.), boa adaptação do personagem das HQs da Marvel criado por Joe Simon e Jack Kirby. A história mostra como o franzino(mas corajoso) Steve Rogers vira voluntário de uma experiência do exército que tem como objetivo criar supersoldados para ajudar os EUA a vencerem a 2ª Guerra Mundial. Depois de tomar um soro desenvolvido pelo cientista Abraham Erskine(Stanley Tucci), Rogers ganha habilidades sobrehumanas e vira o Capitão América.
















Com a morte de Erskine - vítima de um espião nazista - logo depois da experiência que o transformou, Rogers torna-se o único supersoldado norte-americano e, no começo, é usado como propaganda para aumentar os alistamentos e a obtenção de recursos para a guerra. Insatisfeito com este papel, o Capitão não demora muito para entrar no confronto e tornar-se uma inspiração de verdade para os demais soldados.

Evans está muito bem como o Capitão América, e mostrou ser um ator melhor do que suas participações nos filmes do Quarteto Fantástico(onde viveu o Tocha Humana) deixavam transparecer.
















O principal oponente do Capitão na história é o Caveira Vermelha(Hugo Weaving), seu maior inimigo também nos gibis. No filme, o Caveira é um cientista que comanda a Hidra, uma organização que não é leal nem mesmo à Hitler e tem como maior meta a dominação do mundo. Johann Schmidt foi o 1º a tomar o soro desenvolvido por Erskine, mas como a fórmula ainda não estava perfeita não só o deixou mais forte, como também totalmente desfigurado.

Depois de encontrar o dispositivo conhecido pelos fãs da Marvel como Cubo Cósmico, o Caveira consegue criar armas poderosas o bastante para não apenas vencer a Guerra, mas devastar o mundo inteiro. O filme tem boas cenas de ação, poucas(mas eficientes) piadas e um clímax convincente.

Personagens recorrentes das histórias do Capitão foram bem representados, como Peggy Carter(Hayley Atwell), o vilão Arnim Zola e James "Bucky" Barnes, que não é um garoto como nas HQs mas cumpre bem seu papel de principal aliado de Rogers. Destaque também para a presença de Tommy Lee Jones(que interpretou o Coronel Chester Phillips) e suas falas "matadoras".















O filme mostra como o Capitão ficou congelado e ressurgiu no futuro para ser recrutado por Nick Fury(Samuel L. Jackson) para a equipe dos Vingadores, cujo filme chegará às telas em maio de 2012. Referências à equipe também aparecem nas origens do Cubo(Odin - o pai de Thor - é citado quando o Caveira o encontra) e na presença de Howard Stark(o pai de Tony Stark, o Homem de Ferro) como um dos colaboradores do exército na luta contra os nazistas.

A Marvel Studios acertou mais uma vez com o Capitão. Tomara que a reunião dele com Thor e Homem de Ferro(personagens que também tiveram bons filmes) nos Vingadores não deixe a desejar. Nota do filme: 8,5.

No comments: