11/30/2022

Argentina e França seguem em frente

Jogos de hoje pela Copa: 

Grupo C:

Argentina (classificada, em primeiro) 2 x 0 Polônia(classificada) - Gols: Mac Allister e J. Alvarez.

México 2 x 1 Arábia Saudita.

Grupo D: 

Tunísia 1 x 0 França (classificada, em primeiro) 

Austrália(classificada) 1 x 0 Dinamarca (uma das grandes decepções do torneio). 

* Nas Oitavas-de-Final, a Argentina enfrentará a Austrália e a França jogará contra a Polônia. 


Stormwatch 2

 

Gostei do segundo volume de "Stormwatch", que trouxe mais sete aventuras escritas por Warren Ellis e desenhadas por Tom Raney, Jim Lee, Pete Woods e Michael Ryan. Tivemos histórias solo de Jack Hawksmoor e do Batalhão (o treinador de equipe do Stormwatch), uma viagem pelo passado de Jenny Sparks e um breve momento de descontração dos membros do grupo. 




Depois acompanhamos o time encarando um bizarro experimento deixado pelos Demonitas na Sérvia e, nas duas histórias finais, um ataque empreendido pelo Superior (John Cumberland) e seus poderosos aliados (Cego, O Doutor, Ritual, Desejo, Fumaça, O Assombração e O Engenheiro). Cumberland pretende fazer do mundo um lugar melhor e, para isso, terá que tirar os comandados do Homem do Tempo do caminho. 




11/29/2022

Definições dos Grupos A e B

 Jogos de hoje pela Copa: 

Grupo A: Holanda (classificada, em primeiro lugar) 2 x 0 Catar; Equador 1 x 2 Senegal(classificada). 

Grupo B: Irã 0 x 1 EUA (classificado) - gol de Pulisic; País de Gales 0 x 3 Inglaterra (classificada, em primeiro lugar) - gols de Rashford(2) e Foden.

Já temos definidos os 2 primeiros jogos das Oitavas-de-Final: Inglaterra x Senegal e Holanda x EUA. 

Stormwatch 1

 

Bom o volume 1 de "Stormwatch", que mostrou o escritor Warren Ellis assumindo o título da equipe e construindo as bases do que viria a ser a série "Authority". O Stormwatch é o supergrupo especial para intervenção de crises das Nações Unidas e, nesta edição, enfrentou grupos terroristas e também o governo norte-americano. 



Liderada pelo Homem do Tempo (Henry Bendix), a equipe é formada por Inverno, Hellstrike, Fuji, Farenheit, Flint, Swift e os recrutas Jack Hawksmoor, Jenny Sparks e Rose Tattoo. As intrincadas e sangrentas tramas de Ellis funcionaram bem e gostei também dos desenhos de Tom Haney. 




11/28/2022

1 x 0

 Em partida disputada nesta segunda-feira o Brasil venceu a Suíça por 1 x 0 e garantiu por antecipação a sua classificação para as Oitavas-de-Final. Foi um jogo bem difícil e quem resolveu foi Casemiro, que acertou um forte chute aos 37 do segundo tempo. Também pelo Grupo G tivemos um empate por 3 x 3 entre Camarões e Sérvia. 

Pelo Grupo H Portugal também se classificou após derrotar Uruguai por 2 a 0, com dois gols de Bruno Fernandes. Na outra partida Gana venceu a Coreia do Sul por 3 a 2. Amanhã começa a terceira e última rodada da primeira fase, com os jogos acontecendo ao meio-dia e às quatro da tarde. 

Desafiador: Retorno à Eternidade

 

Muito bom o encadernado "Desafiador: Retorno à Eternidade", que mostrou Boston Brand enfrentando Jonah, um espírito como ele que possuiu Sensei (o líder da Liga dos Assassinos) e tinha como objetivos principais a destruição de Nanda Parbat e sua criadora, Rama Kushna.
 



A HQ - escrita por Andrew Helfer e desenhada por José Luís García-López - trouxe muita ação, um texto denso e terminou com Brand ajudando Rama a conter os planos malignos de Jonah. A trama apresentou ainda a trágica morte de Cleveland (o irmão de Boston) e contou com uma pequena participação especial do Batman. 


11/27/2022

Deadpool Massacra Deadpool

 

Bom o encadernado "Deadpool Massacra Deadpool", que mostrou o Wade Wilson da Terra 616 enfrentando um Deadpool maligno que queria matar todas as suas encarnações no Multiverso. Despretensiosa e divertida, esta minissérie (escrita por Cullen Bunn e desenhada por Salva Espin) trouxe uma verdadeira guerra entre Deadpools e merecem ser citadas algumas versões bizarras, como o "Pandapool" e o "Galactipool". 





They/Them - O Acampamento

 

Ruim o filme "They/Them - O Acampamento"("They/Them", 2022, Dur.: 104 min., Dir.: John Logan), que mostrou um assassino em ação dentro de um acampamento que administrava a chamada "cura gay" em seus jovens pacientes. 

A pouco inspirada produção trouxe várias cenas apelativas, muitos diálogos chatos, e teve as participações de Kevin Bacon e Anna Chlumsky. Nota: 4. 

Domingo de Copa

 Este domingo de Copa do Mundo foi aberto com a surpreendente vitória da Costa Rica sobre o Japão por 1 a 0, em partida válida pelo Grupo E. Depois, tivemos um bom empate por 1 x 1 entre Espanha (que lidera a chave) e Alemanha (que segue com chances de classificação). Morata abriu o placar para os espanhóis e Füllkrug empatou para o escrete germânico. 

Pelo Grupo F o aplicado Marrocos surpreendeu o sonolento time da Bélgica e venceu por 2 a 0, com gols de Sabiri e Aboukhlal. No outro jogo a Croácia ganhou de virada do Canadá por 4 a 1, com gols marcados por Kramaric(2), Livaja e Majer. 






11/26/2022

Uma Dobra no Tempo

 

Regular a graphic novel "Uma Dobra no Tempo"(Darkside), adaptação feita por Hope Larson para o romance escrito por Madeleine L´Engle. A trama - que envolve viagens pelo tempo e pelo espaço - demora para engrenar e só melhora nas páginas finais. 

Não sei se o livro é bom, mas me decepcionei bastante com o filme e agora não consegui apreciar a versão em quadrinhos, apesar de todo o esforço feito por Larson. Definitivamente, desisti de "Uma Dobra no Tempo" e seus personagens (Meg Murry, Charles Lawrence, Calvin O´Keefe e as três senhoras, que lutam contra a Escuridão). 

A Jaula

 

Bom o filme "A Jaula"(2022, Dur.: 83 min., Dir.: João Wainer), que mostra um ladrão (Chay Suede) tentando roubar um carro de luxo e caindo em uma armadilha criada por um médico (Alexandre Nero) em busca de vingança pelas inúmeras vezes em que foi assaltado ao longo da vida. 

A trama é simples, rápida e funciona, provocando no espectador uma reflexão sobre o atual estado das coisas no mundo. Nota: 6,5.

Sábado de Copa

 O primeiro jogo pela Copa do Mundo neste sábado teve a vitória da Austrália sobre a Tunísia por 1 x 0, com gol de Duke. No outro jogo válido pelo Grupo D a França derrotou a Dinamarca por 2 x 1 e garantiu a classificação para a próxima fase. Os dois gols franceses foram marcados por Mbappé. 

Já pelo Grupo C tivemos a vitória da Argentina sobre o México por 2 x 0. O jogo foi difícil, mas Messi e Enzo Fernández marcaram belos gols e mantiveram as chances de classificação da seleção sul-americana. Na outra partida a Polônia venceu a boa equipe da Arábia Saudita por 2 a 0, com gols de Zielinski e Lewandowski. 








11/25/2022

O Homem-Aranha 135

 

Boa a edição 135 de "O Homem-Aranha", da Abril, que em suas duas primeiras histórias mostrou o Aranha lidando com o vigilante Cardíaco (que estava atacando uma empresa comandada por Justin Hammer) e enfrentando os vilões Rino e Bumerangue. 


Depois, tivemos uma história curta narrada pelo Pesadelo e uma aventura dos Novos Guerreiros, que estavam em missão em solo brasileiro (com exceção de Radical e Silhouette, que tiveram que encarar o Justiceiro). Outro fato que merece ser citado é que, numa das aventuras do Homem-Aranha, vimos Cletus Kasady - o futuro Carnificina - entrar em contato com o simbionte de Eddie Brock, com quem ele dividia a cela na prisão. 



E segue a Copa...

 No primeiro jogo do dia (que eu, é claro, não acordei às 7 da manhã para conferir), o Irã venceu o País de Gales por 2 x 0, marcando os dois gols da vitória nos minutos finais da partida. Também pelo Grupo B tivemos um empate de 0 x 0 entre Inglaterra e EUA. 

Já pelo Grupo A, o Catar foi eliminado após perder por 3 x 1 para Senegal. Na outra partida, muito equilíbrio e um empate por 1 x 1 entre Holanda e Equador. Gakpo abriu o placar para os holandeses e Enner Valencia empatou para o time sul-americano. 




11/24/2022

2 x 0

 O grande destaque da Copa no dia de hoje foi a vitória do Brasil por 2 x 0 sobre a Sérvia em sua partida de estreia na competição. O primeiro tempo foi bem chato, mas na segunda etapa o Brasil foi melhor e conseguiu os 3 pontos com 2 gols marcados por Richarlison(um deles em um belo voleio). Na outra partida do Grupo G a Suíça derrotou a seleção de Camarões por 1 x 0. 

Pelo Grupo H tivemos a vitória de Portugal por 3 x 2 sobre Gana (com Cristiano Ronaldo marcando pela quinta Copa consecutiva) e um empate por 0 x 0 entre Uruguai e Coreia do Sul. Amanhã já começa a segunda rodada, com os jogos dos Grupos A e B. 

X - A Marca da Morte

 

Bom o filme "X - A Marca da Morte"("X", 2022, Dur.: 105 min., Dir.: Ti West), que mostrou a pequena equipe de um filme pornô indo gravar em uma fazenda no Texas e tornando-se alvo dos instintos assassinos (e sexuais) do casal de proprietários.




Não há grandes surpresas ou inovações (as cenas de morte, por exemplo, são pouco criativas), mas a produção vale pela boa trilha sonora e pelas participações das talentosas atrizes Mia Goth(que interpretou Maxine e também a vilã Pearl) e Jenna Ortega (que viveu Lorraine). Nota: 7. 



11/23/2022

Mais uma zebra e um 7 x 0.

 O grande destaque do dia na Copa foi a vitória de virada do Japão sobre a favorita Alemanha por 2 a 1. No outro jogo do Grupo E a Espanha massacrou a Costa Rica com uma goleada de 7 x 0, com gols marcados por Dani Olmo, Asensio, Fernan Torres (2), Gavi, C. Soler e Morata. 

Já pelo Grupo F tivemos um nada empolgante 0 x 0 entre Marrocos e Croácia, e a vitória da Bélgica por 1 x 0 sobre o Canadá. Amanhã acontecerão as estreias do Brasil, de Portugal e do Uruguai. 

O Enigma de Outro Mundo

 


Bom o livro "O Enigma de Outro Mundo"(Ed. Diário Macabro), de John W. Campbell, que trouxe a história que serviu de inspiração para o clássico filme de mesmo nome, que foi dirigido por John Carpenter e lançado em 1982. 

Na trama, uma equipe de pesquisadores encontra uma criatura alienígena capaz de imitar qualquer ser vivo e precisa lutar para impedir que ela saia da Antártica e coloque todo o planeta em risco. A narrativa flui com perfeição, traz muito suspense e momentos bem tensos(quando a equipe passa a questionar quem é monstro e quem ainda é humano). 

Esta edição trouxe ainda um bom texto que falou sobre a origem e a importância das publicações "pulp"(onde a história de Campbell apareceu pela primeira vez) e também uma pequena galeria com ilustrações dos personagens. 


11/22/2022

Erasmo Carlos

 Morre Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, aos 81 anos

***

Fica aqui a homenagem do blog, com cinco dos inúmeros sucessos de Erasmo










O Muro

 


Muito boa a graphic novel "O Muro"(Ed. Nemo), que conta a história da jovem belga Rosie, de 13 anos, que tenta buscar conforto e escapar da solidão depois que a mãe abandona a casa e o pai ausenta-se constantemente por causa do trabalho. 

Após afastar-se também de Nath (uma amiga de infância) e começar a beber, Rosie finalmente se encontra ao lado do rebelde Jô (Joiakim), que apresenta para a garota um mundo novo, embalado pelo rock e o punk do final dos anos 1980. 

A trama tem um texto com passagens belíssimas e um desfecho triste, mas que serviu para completar todo o processo de amadurecimento vivido por Rosie. Este álbum foi escrito por Céline Fraipont e ilustrado (muito bem) por Pierre Bailly. Recomendo!


Surge a zebra!

 Estamos no terceiro dia da Copa e já apareceu a primeira grande zebra da competição: a favorita Argentina perdeu de virada para a Arábia Saudita por 2 a 1 na manhã desta terça-feira. Messi abriu o placar para os argentinos, mas a surpreendente Arábia virou com Al-Shehri e Salem Al-Dawsari. Na outra partida do Grupo C, México e Polônia não saíram do 0 x 0. 

Grupo D

Na rodada de abertura do Grupo D tivemos a França vencendo a Austrália por 4 a 1, com gols de Rabiot, Giroud(2) e Mbappé. No outro jogo, Dinamarca e Tunísia também ficaram no 0 x 0. 






11/21/2022

Segundo dia da Copa

Não vi nenhuma das partidas, mas a goleada de 6 x 2 da Inglaterra sobre o Irã merece ser registrada. No outro jogo do grupo B, EUA e País de Gales empataram por 1 x 1. Já pelo Grupo A tivemos a vitória da Holanda sobre o Senegal por 2 x 0. Destaque amanhã para as estreias de Argentina, Dinamarca e França. 

Arlequina e as Aves de Rapina - Antologia

 


Boa a edição "Arlequina e as Aves de Rapina - Antologia", que foi lançada aproveitando a onda do filme "Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa" e trouxe histórias estreladas por algumas de suas protagonistas.


Na primeira delas, vemos Canário Negro e a Oráculo em uma missão para deter os esquemas de um empresário desonesto, que tinha a assassina Lince em sua folha de pagamento. Depois, veio uma minissérie que mostrou a Caçadora (Helena Bertinelli) lidando com o Batman e os mafiosos de Gotham e fazendo uma importante descoberta sobre seu passado. 




Esta aventura contou ainda com as participações do Questão e do Asa Noturna. Fechando o encadernado tivemos uma história apenas regular que mostrou a Arlequina invadindo o Asilo Arkham para libertar sua amada Hera Venenosa. Estas tramas bem aleatórias foram escritas por Greg Rucka, Chuck Dixon, Amanda Conner e Jimmy Palmiotti e desenhadas por Rick Burchett, Gary Frank e John Timms. 




+Bobagens

 





11/20/2022

A Louca do Sagrado Coração

 

Bom o álbum "A Louca do Sagrado Coração"(Veneta), que foi produzido por Alejandro Jodorowsky e Moebius e apresenta uma longa e insana jornada mística vivida pelo professor de filosofia Alain Mangel e uma de suas alunas, a fanática religiosa Élizabeth. 

A trama tem de tudo: erotismo, complicadas sequências de ação, muito humor e ironia, escatologia e, claro, muitas críticas e referências à religião católica. Tudo isto embalado pela bela e envolvente arte de Moebius. Recomendo!