10/01/2019

Vingadores: A Saga de Korvac


Comento neste post a edição "Vingadores: A Saga de Korvac", que faz parte da coleção de clássicos em capa preta da Salvat. Produzida por grandes nomes das HQs nos anos 1970, esta história é considerada uma das melhores da longa carreira dos Vingadores. Seguem abaixo pequenos resumos de todas as aventuras aqui reunidas:

"Thor Annual 6"(Roteiro: Len Wein e Roger Stern; Arte: Sal Buscema e Klaus Janson) - O Deus do Trovão viaja no tempo e no espaço e une-se aos Guardiões da Galáxia no século 31 para impedir que o vilão Korvac, um computador vivo que conseguiu suas habilidades junto aos badoons, realize seus planos malignos de conquistar toda a galáxia.


Esta era a versão clássica dos Guardiões, que viajava na nave "Dama da Liberdade" e tinha os seguintes integrantes: Charlie-27, Martinex, Nikki, Yondu, Major Vance Astro e Águia Estelar("Aquele que Sabe"). Após encontrarem Thor congelado no espaço, os Guardiões derrotam os asseclas de Korvac e impedem que o vilão drene a energia do Sol e destrua a Terra no processo.

"Avengers" 167(Roteiro: Jim Shooter - Desenhos: George Pérez) - os Vingadores(Homem de Ferro, Fera, Capitão América, Magnum, Visão, Feiticeira Escarlate e Thor) vão ao espaço investigar uma gigantesca estrutura que surgiu na órbita da Terra e ameaça destruir uma estação espacial da SHIELD.


Após um breve(e clássico) desentendimento, eles descobrem que a estrutura pertence aos Guardiões da Galáxia, que viajaram no tempo seguindo o rastro de Korvac. Eles temem que o vilão mate a versão jovem de Vance Astro, o que impediria a criação dos Guardiões no futuro.

Enquanto isso, na Terra, Vespa, Jaqueta Amarela e Falcão Noturno impedem que o vilão meia-boca Porco-Espinho realize um assalto no desfile de estreia da estilista Janet Van Dyne Pym. Em meio à briga, um homem misterioso seduz e abduz a bela modelo Carina Walters. Merecem destaque ainda uma briga pela liderança da equipe entre o Capitão América e o Homem de Ferro e os bizarros patins utilizados pelo "Latinha".


"Avengers" 168(Por Shooter e Pérez) - Sem o Major Astro, os Vingadores e os Guardiões da Galáxia retornam para a Terra e descobrem que o Q.G. do time liderado pelo Homem de Ferro foi misteriosamente invadido. O intruso revela-se como o arrogante Henry Peter Gyrich(em sua estreia), o contato oficial dos Vingadores no Conselho de Segurança Nacional dos EUA.


Gyrich invadiu a Mansão por um rombo deixado pelo Conde Nefária numa aventura prévia, subjugou Jarvis e aproveitou a situação para questionar duramente as medidas de segurança do time, o que levou à mais uma discussão entre o Homem de Ferro e o Capitão América.

Ao mesmo tempo, o guardião cósmico Águia Estelar(usando sua forma de Aleta) localizou o misterioso Michael e sua amada Carina em uma mansão em Forest Hills Gardens. Os dois travam um intenso duelo que abala a realidade e chama a atenção de seres poderosos como o Homem-Aranha, Doutor Estranho, Capitão Marvel e Surfista Prateado.


Michael leva a melhor e destrói seu oponente, para logo em seguida reconstruí-lo em uma forma incapaz de detectar sua existência e sem qualquer memória do glorioso embate que eles tiveram. Águia Estelar, então, volta para a Mansão dos Vingadores, onde seus colegas decidiram que irão realizar uma tocaia para proteger a versão jovem de Vance Astro de um possível ataque de Korvac.


"Avengers" 169 e 170(Por Shooter e Pérez) - Estas duas histórias eu já tinho lido na saudosa "Heróis da TV", da Abril. O Homem de Ferro e o Capitão América fazem as pazes e o líder da equipe quase revela sua identidade secreta para o amigo. O Gavião Arqueiro avisa que está voltando para a Mansão e que o Defensor Mascarado desapareceu misteriosamente, algo que também acontece com o Mercúrio em Attilan.

Vespa e Jaqueta Amarela levam o corpo de Jocasta para a Mansão, onde ela desperta(sendo chamada por Ultron) e enfrenta a equipe. No final, o Capitão e o Homem de Ferro resolvem deixá-la partir para que ela os leve direto para seu arqui-inimigo.


Após ter um lampejo precognitivo, Carol Danvers(que então usava o codinome "Miss Marvel") une-se à equipe na busca pelo andróide, que tinha se estabelecido em um convento, que era guardado por um robô disfarçado de freira(que atendia pelo ridículo nome de "Irmã Eucalypta").

Ultron tira a Feiticeira Escarlate de cena e enfrenta a equipe, tentando(como sempre) matar Hank Pym e a Vespa. "Infectada" pela impressão residual da personalidade de Janet, Jocasta trai seu criador e ajuda a derrotá-lo, junto com Wanda(que fora libertada de sua prisão por Miss Marvel) e Thor. A equipe festeja a destruição do robô, sem saber que ele ainda voltaria a atormentá-los inúmeras vezes no futuro.


A trama termina com o Capitão América e Jocasta também desaparecendo misteriosamente. A versão vingadora do Fera era muito melhor que a atual e isso é comprovado por momentos legais como o que ele fala em Latim com a bizarra Irmã Eucalypta.

"Avengers" 172(Roteiro: Jim Shooter - Desenhos: Sal Buscema) - O Gavião Arqueiro retorna à Mansão, assim como Henry Gyrich que - após encontrar a porta da frente aberta e ser amarrado por Clint Barton - decide revogar o status prioritário dos Vingadores e cortar todos os laços da equipe com o governo.

O time entra em alerta contra a onda de desaparecimentos, o que não impede que o Visão também suma, logo após ter enfrentado e derrotado o atlante Tyrak junto com Miss Marvel(que sai de cena após esta aventura), Feiticeira Escarlate, Magnum e Gavião. Para fechar, uma curiosidade: o Pantera Negra na época morava em Nova York e usava a identidade de "Luke Charles".


"Avengers" 173(Roteiro: J. Shooter e David Michelinie - Desenhos: S. Buscema) - Em "O Limiar da Inexistência", os membros da equipe(como a Viúva Negra e Hércules) continuam sumindo um por um, enquanto o poderoso Michael visita várias entidades poderosas(o Vigia, Odin, Zeus, Mefisto e Eternidade) assegurando-se de que nenhuma delas sabe sobre a sua existência.

Seguindo uma ideia deixada por T´Challa, os Vingadores usam a tecnologia avançada dos Guardiões da Galáxia para seguir um rastro radioativo e teleportam-se para uma misteriosa nave que orbita a Terra. Lá, Homem de Ferro, Thor, Gavião Arqueiro e a Vespa ficam frente a frente com o grande responsável por todos os sequestros de seus companheiros: o vil Colecionador!


"Avengers" 174(Roteiro: Bill Mantlo - Desenhos: Dave Wenzel) - Os quatro vingadores enfrentam o Colecionador, que usa vários de seus itens contra os heróis. O Gavião Arqueiro é o último a ficar em pé e acaba derrrotando o ancião, que logo em seguida conta toda a sua história para os heróis.

Numa reviravolta interessante, é revelado que Carina é na verdade filha do Colecionador, uma anciã que infiltrou-se para saber mais sobre os planos de Michael. Pouco antes de dizer para os Vingadores a identidade do vilão, o Colecionador(que estava coletando os heróis para poupá-los da calamidade cósmica que será causada por Korvac) acaba sendo assassinado pelo todo-poderoso inimigo.

"Avengers" 175(Roteiro: Jim Shooter e David Michelinie - Desenhos: Dave Wenzel) - Após a morte do Colecionador os Vingadores usam seus equipamentos para voltar para casa e enviar o Defensor Mascarado de volta para o passado. Depois, alguns membros da equipe discutem entre si(para variar) enquanto outros tentam localizar o responsável pela morte do ancião.


Esta história só não é irrelevante pois revela como Korvac, o Homem-Máquina, transformou-se no todo-poderoso Michael. Após fugir dos Guardiões da Galáxia e de Thor, Korvac foi parar em uma base abandonada de Galactus. Lá, ele absorveu todo o conhecimento do local e acabou tornando-se um deus. Em seu primeiro ato como uma divindade ele abandonou a forma criada pelos badoons e depois partiu para a Terra, onde encontrou sua amada Carina Walters.

"Avengers" 176(Roteiro: Jim Shooter e David Michelinie - Desenhos: Dave Wenzel e Pablo Marcos) - Os Vingadores finalmente conseguem localizar seu grande inimigo e confiscam um ônibus para deslocarem-se até Forest Hill Gardens. A inusitada cena dos heróis no ponto de ônibus foi causada por Henry Gyrich, que revogou a prioridade da equipe, impedindo que ela usasse seus jatos.

Mesmo frente a frente com Michael, a confirmação de que ele é o adversário supremo só vem para os Vingadores depois que Águia Estelar afirma não poder vê-lo. Só um ser muito poderoso seria capaz de ocultar-se das habilidades cósmicas do guardião da galáxia. A história termina com um raivoso(por ter sido descoberto) Michael partindo para cima dos heróis.

A careca Serpente da Lua recebeu bastante destaque nesta história. Foi ela quem deu a ideia de analisar conjuntamente todos os dados recolhidos pelas diversas investigações conduzidas pelos Vingadores. A telepata também deu uma bronca e literalmente mudou o modo de pensar de Mercúrio, que reprovava a relação de sua irmã Wanda com Visão por ele ser uma máquina.


"Avengers" 177(Roteiro: Jim Shooter - Desenhos: Dave Wenzel) - Na conclusão da saga, os Vingadores e os Guardiões da Galáxia lutam contra Korvac que, aos poucos, vai exterminando todos os heróis com seu enorme poder, lamentando o fato de que tamanho combate chamaria a atenção de todas as entidades cósmicas e impediria seu plano de estabelecer a ordem universal.

Vance Astro foi o primeiro a morrer depois que a estação espacial é destruída por Korvac, e a batalha chega ao fim depois que um ataque conjunto de Thor, Homem de Ferro, Visão e Águia Estelar faz Michael fraquejar e pedir a ajuda de sua amada Carina.

Ela, entretanto, hesita(chocada com a morte dos heróis e nervosa com a perspectiva de uma futura guerra cósmica), o que faz com que Korvac abandone a própria vida. Carina ainda enfrenta os adversários que sobraram em pé mas, no final, também se deixa matar por um disparo do martelo de Thor.


No final, a Serpente da Lua(que apenas assistiu à peleja) diz para o Deus do Trovão que Carina e Korvac não eram realmente malignos e que ele usou seus derradeiros resíduos de força para restaurar as vidas de todos os heróis logo após sentir a dúvida no coração de sua amada.

A Serpente recrimina-se por ter apenas testemunhado tudo isto acontecendo e ordena que Thor e todos os demais acreditem que tiveram um grande triunfo. Foi um final estranho, é verdade, mas estas contendas envolvendo seres com grandes poderes cósmicos sempre precisam dessas saídas filosóficas para funcionarem.

De acordo com a Serpente da Lua, Korvac e sua amada queriam dar uma dádiva para o cosmo, mas foram impedidos e agora ela terá que conviver para sempre com a tragédia do que deveria ter sido. Apesar de um ou outro momento esquisito, esta foi uma boa saga, que usou bem seu vasto elenco de personagens, teve belos desenhos e um final aceitável.

No comments: