5/11/2014

84 Anos Depois

"Times recomeçarão partida paralisada por chuva após 84 anos
(Fonte: ESPN)

Como forma de celebrar a irmandade entre Turquia e Grécia, o Karsiyaka (TUR) e o Lailapas (GRE) terminarão neste sábado uma partida que começou há 84 anos, mas foi suspensa pela arbitragem devido a uma forte chuva, quando havia apenas três minutos de jogo.

Era o dia 7 de dezembro de 1930, quando o Lailapas, histórico time da ilha grega de Quios, recebeu o Karsiyaka, equipe da cidade de Esmirnay, para um duelo que não teve fim. Tratava-se do primeiro jogo entre times dos dois países, após anos de inimizade. Na época, o confronto teve muita relevância política como símbolo de irmandade entre as nações.

Um espírito que também domina o encontro de hoje. Os times voltarão a se enfrentar no estádio de Fafalio, em Quios, onde jogarão os 87 minutos restantes, segundo o Karsiyaka em sua página oficial.

"Esta partida simboliza a fraternidade entre os dois povos. Espero que conte como um passo em direção a melhores relações entre as duas partes", disse o técnico do time grego, Michael Kottakis.

A ideia de retomar a partida surgiu em 2006, quando um grupo de jovens de Quios descobriu esta história e decidiram concluir esse ato fraterno entre os povos de dois países cujas relações foram tradicionalmente tensas.

Desde a guerra greco-turca, entre 1919 e 1922, passando pelos enfrentamentos pelo Chipre nas décadas de 1960 e 1970, pela luta dos "pogroms" contra suas respectivas minorias até o clima de guerra que se viveu em 1996, devido à disputa por uma ilhota desabitada, gregos e turcos sempre se estranharam.

Em 2006, porém, o Lailapas não existia mais. Assim, os jovens de Quios decidiram fundá-lo em 2009 e, a partir de então, estabeleceram os contatos para jogar o resto do duelo de 1930.

Hoje, os jogadores vestirão camisetas inspiradas nas usadas há 84 anos, e espera-se que mais de mil torcedores turcos viajem de Esmirna para a ilha grega para viverem este momento histórico, de acordo com o jornal "Hürriyet".

Os ingressos do jogo custam 5 euros, e, após seu encerramento, haverá um concerto dos músicos Dilek Koç, da Turquia, e Gerasimos Andreatos, da Grécia. O embaixador turco em Atenas, Kerim Uras, e autoridades gregas acompanharão a partida. As equipes planejam disputar em breve uma outro jogo, mas desta vez em Esmirna."

No comments: