10/10/2011

Cisne Negro

"A perfeição é uma imperfeição." (Tau-te-King, 45)

Muito bom o filme "Cisne Negro"("Black Swan", 2010, Dur.: 103 min.) - do ótimo diretor Darren Aronofsky - que conta a história de Nina(Natalie Portman), uma bailarina que consegue o papel mais importante de sua carreira, não suporta a pressão e acaba mergulhando numa jornada repleta de insanidade, sexo e auto-destruição. O filme tem alguns momentos bem sinistros, e merece destaque a grande atuação de Portman.
















Nina acabou vivenciando na pele toda a trajetória da personagem que interpreta, o Cisne Branco do balé "O Lago dos Cisnes". Trajetória esta contada de forma bem interessante por Aronofsky, de forma intensa, alternando momentos dramáticos e assustadores para a inocente bailarina, que no belo final acaba alcançando a perfeição que tanto perseguiu.

E por falar em perfeição, não dá para não citar a sensacional cena em que Nina e Lilly(Mila Kunis) ficam juntas, pois ela por si só já "vale o ingresso". Barbara Hershey está muito bem como a sufocante mãe de Nina(uma bailarina frustrada que tenta realizar seus sonhos através da filha), assim como Winona Ryder(uma bailarina veterana, que Nina substitui) e Vincent Cassel(diretor da peça, que não hesita em aproveitar-se de sua atriz principal "em nome da arte"). Nota do filme: 8,5.

No comments: