12/03/2006

Turistas

Filme de terror causa saia justa entre EUA e Brasil

Um filme americano está causando mal-estar entre os estúdios Fox e o governo brasileiro. O thriller “Turistas” (Turistas-2006), que estreou nessa sexta-feira nos Estados Unidos, foi rodado no Brasil e mostra um grupo de viajantes americanos que é seqüestrado por uma quadrilha de tráfico de órgãos na Amazônia.

O longa obrigou o Ministério do Turismo, através do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a executar um plano de emergência para evitar danos à imagem do Brasil no exterior. Dirigido por John Stockwell, a trama tem locações em diversos pontos turísticos brasileiros conhecidos pelos
estrangeiros, como o Rio de Janeiro e a Bahia. Os antagonistas são um grupo de traficantes de órgãos brasileiros que persegue jovens mochileiros na floresta amazônica.

O temor da Embratur é que “Turistas” apavore platéias do mundo inteiro e provoque uma debandada na procura por pacotes turísticos para o país. Para evitar o possível efeito negativo, a empresa pretende monitorar os impactos do longa junto à opinião pública estrangeira e lançar ações de relações públicas. “Já estamos trabalhando para reverter eventuais efeitos negativos”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

O mal-estar foi tanto que obrigou o protagonista da trama, o ator Josh Duhamel, a pedir desculpas públicas ao governo brasileiro. No talk show “The Tonight Show with Jay Leno", exibido em 30 de novembro, o ator elogiou o Brasil. Ele disse que a intenção do filme não é convencer as pessoas a não visitarem o país e que a história poderia se passar em qualquer paisagem estrangeira.

Para o governo brasileiro, a sorte é que a crítica está praticamente apedrejando o filme. Em referência ao thriller, o jornal “The New York Times” diz que “esses estúpidos do horror deveriam levar chicotadas na prisão se a estupidez fosse crime.” Já a conceituada revista “Variety” afirma que o filme “é mais desagradável que assustador e tem um detestável americano como protagonista”.

Com a má recepção do filme, a Embratur planeja transformar o lançamento em oportunidade para debater com a mídia norte-americana a má imagem que os veículos de mídia fazem do Brasil e seu povo.

A Embratur descarta, no entanto, fazer qualquer incentivo a um boicote a “Turistas”. “Como órgão representante de uma nação democrática, devemos respeitar a liberdade de expressão, mesmo quando se trata de um filme que apresenta uma imagem distorcida do país”, ressalta Jeanine Pires.

No comments: