11/21/2006

Terror na Alemanha

Jovem espalha terror num colégio alemão e se suicida
AFP

Vestido de preto, mascarado e com um cinturão de explosivos, um ex-aluno de um colégio do noroeste da Alemanha de 18 anos semeou terror no estabelecimento na manhã desta segunda-feira, atirando a esmo e ferindo várias pessoas antes de se suicidar.

Vinte e sete pessoas foram feridas, entre elas 16 policiais, que foram intoxicados por uma fumaça disparada pelo adolescente.
Quatro estudantes e o zelador do estabelecimento dos "Irmãos e irmãs Scholl", de Emsdetten, foram baleados, mas não correm risco de vida, afirmou o procurador-geral Wolfgang Schweer em entrevista coletiva à imprensa.
Uma professora deste colégio técnico foi ferida no rosto, e outros cinco educadores foram levemente feridos.
Sebastian Bosse, 18 anos, havia avisado na internet que pretendia acabar com sua vida "sem sentido" segundo ele, de maneira espetacular, disse Schweer.
Sua página web, agora fechada, mostra um adolescente pálido vestindo trajes militares e perambulando armado numa floresta.
Sua fascinação mórbida pelas armas lhe valeu uma convocação ao tribunal por porte ilegal de armas, que estava marcada para esta terça-feira, revelou o procurador-geral.
Porém, ele não poderá comparecer ante o juiz: os policiais o encontraram às 11H00 GMT desta segunda-feira estendido no chão de um corredor no segundo andar do estabelecimento tranqüilo que recebe cerca de 700 alunos.
Em uma nuvem de fumaça, as forças da ordem encontraram duas armas de fogo e explosivos, alguns dos quais amarrados ao corpo do jovem por um cinto. Os policiais também descobriram uma faca.
"Ele não foi morto por disparos da polícia", garantiram os investigadores. As circunstâncias exatas do suicídio não foram esclarecidas, pois operações de neutralização de explosivos impediam qualquer aproximação do corpo, disse a polícia.
O jovem entrou às 08H30 GMT no colégio e começou a atirar a esmo, ferindo várias pessoas.
"Ele atirou na minha direção. Há um impacto de bala no muro", comentou um estudante entrevistado pela televisão. Alunos se precipitaram então na sala dos professores, gritando: 'um homem está atirando', relataram os investigadores.
A polícia, alertada por uma ligação do secretariado do colégio, chegou depois de seis minutos e começou imediatamente a retirar as pessoas do colégio, obrigando Bosse a se refugiar no segundo andar.
Comentando a rapidez da intervenção, um oficial da polícia de Münster disse: "Retiramos as lições de Erfurt, e as aplicamos".
No dia 26 de abril de 2002, em Erfurt (leste), um jovem de 19 anos matou 16 pessoas em seu antigo colégio antes de se suicidar.
Segundo a edição de terça-feira do jornal Neue Osnabrücker Zeitung, Sebastian Bosse era conhecido em Emsdetten.
O rancor do jovem contra seu antigo estabelecimento parece ter influenciado sua explosão de violência. De acordo com um trecho citado na televisão, ele escrevia em seu site: "Tudo o que aprendi na escola é que eu sou um perdedor". "Odeio as pessoas", finalizava.


>> Parece que os ataques à colégios já não são uma exclusividade dos EUA.

No comments: