8/09/2015

Quarteto Fantástico(1994)


Bem ruim mesmo o filme do Quarteto Fantástico de 1994("Fantastic Four", Dur.: 90 min, Dir.: Oley Sassone) que foi feito apenas para que a produtora alemã "Constantin Film" não perdesse os direitos sobre os personagens. Graças à Marvel, a produção nunca chegou aos cinemas, e sua tosquice é tamanha que até mesmo um documentário foi feito para analisar os bastidores de sua realização.


Com produção executiva de Roger Corman e Bernd Eichinger, o filme conta a história da origem do Quarteto Fantástico e do Doutor Destino, o maior inimigo do grupo. Assim como nos gibis, Reed Richards(Alex Hyde-White), Susan Storm(Rebecca Staab), Johnny Storm(Jay Underwood) e Ben Grimm(Michael Bailey Smith) ganham seus poderes após serem expostos a raios cósmicos durante uma missão espacial.


Já o Dr. Destino surge dez anos antes, quando um experimento(conduzido por ele e Reed) envolvendo um cometa radioativo causa um acidente que deixa Victor Von Doom(Joseph Culp) terrivelmente ferido. Depois que o Quarteto ganha seus poderes, o que já era ruim fica ainda pior, pois os efeitos que mostram as habilidades de Reed e cia. são de quinta categoria.

É um verdadeiro show de horrores, e só dá para aproveitar e rir dos braços elásticos de Reed, do modo como Sue "desaparece" e como Johnny inflama suas mãos. O Coisa até que não ficou tão ruim(comparado com o resto) e o que chama mais atenção é o seu bizarro sorriso.


Se as cenas que mostram o Quarteto em ação acabam sendo divertidas, não dá para dizer o mesmo dos tediosos momentos em que os vilões aparecem. O Joalheiro e sua gangue são intragáveis e os capangas de Destino são ridículos.


Mesmo assim, aguentei até o final, para ver o risível duelo definitivo de Reed contra Doom(desde quando o Dr. Destino tem garras?) e para a forma patética como o Tocha Humana impede que o laser do mal destrua Nova York.


Entre as poucas coisas que se salvam, estão a relação entre Alicia(Kat Green, que - aleluia! - tem uma boa atuação) e Ben e os uniformes brancos e azuis do Quarteto, que são feios mas ao menos conseguem ser fiéis às HQs. A última cena do filme é hilária, mostrando Reed acenando para os amigos da limusine(após o casamento com Sue) com seu horrível braço esticado. Nota: 4,5.

* Apesar de toda esta ruindade, já tem gente dizendo que o filme de Corman é melhor que o lançado recentemente. Será?

No comments: