4/04/2020

Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa


Gostei do filme "Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa"("Birds of Prey: And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn", 2020, Dur.: 109 min., Dir.: Cathy Yan), que mostra Arlequina(Margot Robbie) separando-se de forma definitiva do Coringa e tendo que encontrar um novo propósito para a sua vida. Ela adota uma hiena(Bruce), entra para um time de roller derby e - sem a costumeira imunidade concedida pelo temido Palhaço do Crime - vira um alvo para todos os criminosos e policiais de Gotham City.


Neste novo cenário, ela envolve-se com a busca do brutal mafioso Roman Sionis - o Máscara Negra - pela ladra adolescente Cassandra Cain(Ella Jay Basco), que afanou um diamante que contém informações que dão acesso à fortuna da família criminosa Bertinelli. Também atrás de Cassandra estão a policial Renee Montoya(Rosie Perez), a vigilante Caçadora e a cantora Canário Negro(Jurnee Smollett-Bell), que também é uma exímia lutadora marcial e foi forçada a trabalhar como motorista para Sionis. Quando o cerco se fecha sobre o quinteto, elas formam uma parceria temporária para enfrentar e derrotar os bandidos.


A produção é toda narrada sob o ponto de vista insano de Harley Quinn, tem algumas situações engraçadas(como as que envolvem o sanduíche favorito da anti-heroína) mas foca mesmo na ação, resultando em cenas bem divertidas da mulherada "descendo a lenha" na bandidagem de Gotham. Margot Robbie entrega mais uma boa atuação como Arlequina, assim como Ewan McGregor no papel de Máscara Negra e Mary Elizabeth Winstead como Helena Bertinelli, a Caçadora, uma personagem que definitivamente merecia mais espaço de tela. Mesmo distantes de suas contrapartes nos gibis, Cassandra Cain e a Canário não desapontam e merece destaque ainda a participação do assassino Victor Zsasz(Chris Messina) como o principal capanga de Sionis.


No final Montoya, Canário e Caçadora passam a agir juntas como as Aves de Rapina e Harley Quinn faz de Cassandra a sua aprendiz no mundo do crime. Fui levado a crer que havia uma cena pós-créditos mas ela não existe e fiquei no cinema esperando por uma mera frase engraçadinha que é dita pela Arlequina, fazendo referência ao Batman. Este é mais um filme legal desta nova leva da DC, que está apostando em histórias fechadas e que respeitam a essência de seus personagens. Dessa forma, "Aves de Rapina" refletiu bem a personalidade de Quinn e foi louco, divertido e violento em medidas iguais. Recomendo! Nota: 8,5.

No comments: