9/26/2017

Batgirl: Ano Um


Muito boa a edição "Batgirl: Ano Um", que saiu no volume 48 da coleção de graphic novels da DC lançada pela editora Eaglemoss. Esta coleção ficou famosa entre os leitores pelos preços abusivos e constantemente reajustados, mas acredito que esta revista em particular vale o investimento.


A minissérie em 9 partes "Batgirl: Ano Um" foi escrita por Scott Beatty e Chuck Dixon, desenhada por Marcos Martin e mostra o primeiro ano de atuação de Barbara Gordon como uma vigilante mascarada pelas ruas de Gotham City. Os principais inimigos enfrentados pela jovem heroína são o atrapalhado Mariposa Assassina(Cameron Van Cleer) e o psicopata Vagalume(Garfield Lynns), que formam uma dupla que acaba dando muito trabalho aos defensores da lei de Gotham.


A história mostra como a corajosa Barbara inspirou-se na Canário Negro(que faz uma participação especial na aventura), teve que lutar bastante para vencer a desconfiança de todos ao seu redor(inclusive seu pai, Jim Gordon) e acabou tornando-se um membro valoroso da equipe do Batman(que naquela época contava apenas com o primeiro Robin, Dick Grayson, com quem "Babs" forma uma bela dupla).


Sempre gostei da Batgirl e esta minissérie fez jus à personagem, com uma história bem divertida, recheada de referências e muito bem desenhada pela dinâmica arte de Marcos Martin. A revista foi complementada, ainda, pela primeira aparição de Betty Kane, a Bat-Girl original, numa boa história produzida pela dupla Bill Finger e Sheldon Moldoff.


* Barbara Gordon, a segunda e mais famosa Batgirl, foi criada por Carmine Infantino, Julius Schwartz e William Dozier e apareceu pela primeira vez na edição 359 de "Detective Comics"(gibi de 1967).

No comments: